Quer saber como buscar cada vez mais? Acompanhe o artigo.
Conquistar o cliente certo, conseguir mais cargas com a mesma quantidade de clientes ou apenas vender mais frete.
Para o empresário dos transportes, qualquer que seja o caminho escolhido só será bom na medida em que eleve o faturamento da transportadora.
Primeiramente, quem quer pensar em buscar mais cargas deve estar com a casa em ordem. Isso significa estar com a gestão em dia, em especial a de custos. E, se puder contar com a tecnologia dos softwares para dar uma mãozinha, melhor ainda.
Uma boa gestão de frotas colabora para o sucesso das entregas e pode ser o diferencial da empresa no mercado, atraindo ainda mais clientes. Mas tudo depende de planejamento e ações coordenadas para aprimorar os resultados da transportadora.
De nada adianta, no entanto, a transportadora buscar mais clientes, investir em modernização e ampliação da frota, mas não capacitar os colaboradores, pois o resultado certamente não será o esperado.
É importante manter os colaboradores alinhados e atualizados sobre as melhores práticas para prospecção no transporte.
Buscar formas de trazer novos clientes ajuda a transformar os serviços e tornar a transportadora ainda mais eficiente. Vale ressaltar que as estratégias pedem aprimoramento constante, tanto da operação quanto dos profissionais envolvidos.
Os clientes sempre têm razão, mas é preciso ouvi-los com atenção sobre os serviços realizados pela transportadora. Com os feedbacks, positivos ou negativos, é possível ter um norte sobre a estratégia da empresa, se está no caminho certo e o que pode ser aprimorado.
A ideia é descobrir como é possível atende-lo melhor e instruir a equipe.
Procure entender como a empresa cliente está (crescendo ou não), quais as demandas de entrega mais difíceis, quais as reclamações constantes.
Assim ficará mais fácil descobrir como ajudar e ainda fechar negócios, obtendo mais cargas.
Com um panorama das necessidades e angústias dos clientes é hora de estabelecer metas de vendas e montar um planejamento.
Esse é um bom caminho para motivar a equipe e alinhar os rumos do negócio.
Alguns indicadores de desempenho podem ajudar a acompanhar e ajustar ações, conforme o desempenho da equipe.
Sabe aquele segmento que a sua transportadora sempre quis entrar e tem condições para isso? Então, já é hora de buscar esses novos clientes. Mas antes é preciso observa-los com atenção e identificar suas necessidades.
Toda empresa observa a concorrência para montar boas estratégias de vendas.
Essa ação traz a possibilidade de entender melhor o comportamento do mercado.
Aprender com o erro do concorrente pode ajudar você a se destacar no mercado de transportes.
Para a transportadoras que possuem clientes com atuação nacional, tomar a iniciativa de ampliar a área de atuação é muito importante.
Aumentar a oferta de caminhões nas regiões em que eles mais necessitam é estratégico e pode ser feito com a contratação de caminhoneiros autônomos.
As plataformas de busca de fretes auxiliam a transportadora no processo de encontrar motoristas autônomos.
Um bom exemplo é a Fretebras. Ao cadastrar o frete, a plataforma disponibiliza as informações aos profissionais, conectados via aplicativo, sobre os detalhes do transporte.
Os interessados entram em contato direto com a transportadora e negociam o frete. Além disso, a plataforma é indicada para transportadoras que querem terceirizar os serviços, optando pela contratação de autônomos.
A ferramenta da Fretebras disponibiliza ainda um panorama completo sobre os insights do mercado contemporâneo de transporte de cargas no Brasil, com um histórico de informações significativas sobre os mais variados tipos de cargas transportadas, bem como o perfil das frotas de veículos.
Quem já cuida da gestão de frotas e custos dentro de uma transportadora, possui uma boa ideia do que precisa ser melhorado, principalmente no que diz respeito às entregas.
Mas é sempre bom estar atento e a comunicação direta entre motorista e embarcador é o melhor caminho. Para completar, algumas métricas ajudam a avaliar o desempenho dos envolvidos.
Com a competitividade do mercado, é cada vez maior a necessidade de investir no marketing para ampliar a marca da empresa e conquistar novos clientes.
Expandir o networking da empresa é uma boa solução e pode ser colocada em prática com o desenvolvimento de parcerias ou participação da transportadora em feiras e eventos com clientes em potencial.
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Bacharel em jornalismo pela UFJF e mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela mesma instituição.
Especialista em SEO, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo. Experiência em redação para diversas mídias e campanhas com foco no setor logístico e de transporte rodoviário.
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