Para conseguir uma logística de alimentos eficiente é necessário tomar uma série de cuidados específicos para manter a segurança e a integridade da carga. Cuidados durante o armazenamento e entrega são importantes para os alimentos chegarem ao destino dentro do prazo, sem danos e com condições ideais de consumo.

Pensando nisso, preparamos esse artigo com boas práticas para aplicar na sua operação. Boa leitura!

O que é logística de alimentos?

A logística de alimentos engloba toda a cadeia de produção, desde os suprimentos, produção, armazenagem, distribuição e transporte. Vamos conferir 5 dicas importantes para uma logística de alimentos eficiente.

Top 5 dicas para uma logística de alimentos eficiente

Cuidado com a oscilação de temperatura

A primeira dica que separamos é o controle da temperatura, principalmente de alimentos perecíveis. A câmara fria dos armazéns e carrocerias deve conter termômetros para monitorar a temperatura com frequência.

Preste atenção no controle da umidade

O controle de umidade também é essencial para a logística alimentícia. Alguns alimentos são higroscópicos, ou seja, são capazes de absorver a umidade do ar e favorecer a proliferação de ácaros e fungos. É necessário controlar a umidade e a desumidificação do ambiente.

Armazenamento: a importância de utilizar o tipo de embalagem correto

Além de proteger os alimentos, as embalagens devem acomodar e movimentar os produtos com facilidade. Por isso, as embalagens precisam ser resistentes e de fácil manuseio para otimizar todas as etapas do processo logístico.

Atenção para o empilhamento dos alimentos

A armazenagem por empilhamento é bastante utilizada para economizar espaço na organização de alimentos. As cargas precisam estar empilhadas em alturas moderadas para evitar o esmagamento dos produtos.

Entregue a carga sem danos

A distribuição e transporte são os momentos mais críticos na logística de alimentos. O veículo e a carroceria devem atender todas as condições para manter o transporte dos alimentos seguro e sem perdas.

Ao aplicar todas as dicas que apresentamos nesse artigo você garante não só a qualidade dos produtos mas também a forma como a sua empresa é reconhecida no mercado.

E aí, gostou das dicas? Se você está interessado em saber mais sobre transporte de cargas, assine a newsletter do blog Fretebras e receba nossos conteúdos.

Compartilhe: