A corrida do Brasil e do mundo contra o aquecimento global e a emissão de gases que causam o efeito estufa passa por diversas frentes, como a redução do desmatamento, otimização das criações de gado, diminuição da poluição das indústrias e por aí vai. Agora, sabia que, não só os veículos urbanos, mas também os caminhões são os maiores contribuintes deste cenário?
Segundo o estudo ClimateWatch do WRI, o consumo de energia realizado pelos seres humanos é a maior fonte de emissões de gases de efeito estufa, sendo responsável por 73% do termômetro mundial. Quando falamos em energia nessa situação, inclui-se emissões fugitivas, transporte, eletricidade, geração de calor, fabricação, construção, edifícios e demais queimas de combustíveis fósseis.
Pra se ter uma ideia da diferença para outros setores que emitem o mesmo gás, o mesmo estudo aponta que a agropecuária fica em 12%, uso da terra, mudança no uso da terra e silvicultura com 6,5%, processos industriais de produtos químicos, cimento e outros com 5,6% e resíduos, incluindo aterros e águas residuais em 3,2%.
Tendo em vista o tamanho da incidência dos veículos movidos a combustíveis fósseis, junto a iniciativas para redução dos GEEs, como práticas ESG (Environmental, social, and corporate governance) e o acordo de Paris, empresas fabricantes de caminhões começaram a se movimentar e entregar ao mercado trucks movidos a gases naturais, eletricidade e os modelos híbridos (elétricos + diesel).
O transporte rodoviário de cargas movimenta mais de 60% do da movimentação de fretes no país, sendo aqui no Brasil também um dos principais emissores de CO2.
Fora isso, do ponto de vista de mercado, o assunto também trás variedade na hora de pegar a estrada, além de oportunidades de redução de custo e otimização de frota. Sendo assim, bora conhecer 3 tipos destes novos combustíveis que podem impulsionar seu caminhão por aí.
Estes tipos de caminhões costumam ter dois repositórios de combustível, um elétrico e um para diesel, enquanto um trabalha o outro desativa e vice-versa. Assim você balanceia o consumo do combustível fóssil e, inclusive, também consegue usar opções de origem “verde”, como biodiesel e HVO (ou diesel verde).
Infelizmente, este modelo de consumo ainda não chegou ao Brasil, existem apenas alguns veículos oferecidos pela Scania na Europa. Mas, a movimentação sobre o assunto é grande por aqui e logo devemos ter esta novidade nas nossas estradas.
Mais uma famosa opção de combustível nesta nova era dos transportes é o gás natural. Entre os mais famosos, temos o Gás Natural Veicular, Gás Natural Liquefeito e Biometano.
O funcionamento destes tipos de caminhões é bem similar aos de combustíveis comuns, sua grande diferença está na injeção do motor, que é do tipo Ciclo Otto. Ele foi criado em 1876 por Nikolaus August Otto para aproveitar melhor a energia da queima do combustível em um esquema de quatro tempos: admissão, compressão, expansão e exaustão.
Pra se ter uma ideia, com o GNV o veículo pode chegar a uma redução de até 15%, já com o Biometano – combustível oriundo do biogás – pode-se gerar até 90% de redução.
Aqui, não tem segredo quanto ao funcionamento, os tradicionais tanques de combustível dão lugar a uma potente bateria que movimenta os veículos com eficiência e baixo ruído, tendo modelos hoje com cerca de 200km de autonomia.
Não podemos negar que hoje o valor de compra é mais alto, mas o segredo está no custo operacional e no ganho a longo prazo, já que especialistas do setor apontam que ele pode ser 65% menor, tendo o preço do quilowatts x quilômetro mais baixo do que o do diesel.
Os modelos mais vendidos no Brasil são o e-Delivery, versão 4×2, com 11 toneladas, e o e-Delivery, versão 6×2, com 14 toneladas. Logo mais, também veremos por aí o FNM elétrico, da FNM-Agrale e o iEV1200T na versão 4×2, da JAC Motors, ambos com autonomia de 200 km. Além disso, também tem a BYD, que investe na produção de caminhões e ônibus elétricos.
Ainda falando sobre a corrida contra a emissão de CO2, temos um espaço reservado para falar também do biodiesel. Este combustível impulsiona veículos com motores movidos à diesel, sendo feito a partir de óleos vegetais e gordura de animais. Ele é um dos mais utilizados no mundo e faz parte de uma extensa lista quando falamos em agrocombustíveis, olha só:
De acordo com estudos realizados na USP (Universidade de São Paulo), o biodiesel produz baixa quantidade de GEEs e chega a reduzir em 72% de suas emissões.
A velocidade de crescimento e consumo do nosso mundo é gigantesca e, com isso, a humanidade e o mercado vão se adaptando às suas necessidades para que continuemos a preservar o planeta e suas riquezas. Assunto que tem tudo a ver com o nosso tema de hoje!
Junto a isso, entrando no funil do mercado, pessoas e empresas que utilizam caminhões e optam por combustíveis renováveis, também têm a oportunidade de otimizar custos e modernizar, tanto processos, quanto a sua própria frota.
Por isso, vale destacarmos algumas das vantagens do uso de combustíveis renováveis pra entendermos o quão, não só atual, mas urgente é a migração para o uso deste tipo de avanço.
Partiu preservar o planeta e impulsionar seus negócios? Este assunto ainda está sendo inserido no Brasil e as montadoras estão se adaptando à nova realidade, por isso, pode ainda não ser tão “simples” implementar esta ideia na sua realidade.
Mas, enquanto a roda vai girando, nós vamos aprendendo mais sobre este mercado e nos preparando para aproveitar seus benefícios. Esperamos que tenham curtido o conteúdo sobre tipos de caminhões! Continuem acompanhando nossos canais e conheça nossas soluções. Até a próxima!
Bacharel em jornalismo pela UFJF e mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela mesma instituição.
Especialista em SEO, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo. Experiência em redação para diversas mídias e campanhas com foco no setor logístico e de transporte rodoviário.
Motorista, está querendo fazer fretes para outros locais? Ampliar as regiões que atende é uma…
Já foi a Goiânia? A capital de Goiás é um destino interessante porque oferece muitas…
Motorista, está querendo trocar seu furgão? Se estiver pensando nisso, temos boas notícias. O mercado…
Ficou sabendo que o limite da sua pontuação na CNH pode mudar? Se você é…
Há quanto tempo sua empresa está no transporte rodoviário de cargas? Não importa se são…
Qual caminhão escolher para essa carga? E qual carroceria é melhor? Se você está no…
This website uses cookies.