Fazer uso da tecnologia pode significar o sucesso da empresa e até a sua permanência no mercado, principalmente em épocas de crise. O setor de logística está entre os mais fortalecidos com as ferramentas.
Em meio à crise mundial que atinge em cheio a saúde pública com a pandemia do Covid-19, o coronavírus, e vem abalando todo o cenário político-econômico, que já não estava firme, o empreendedor brasileiro tenta se adaptar para não sucumbir. A maioria sabe que o único caminho é procurar alternativas para manter a atividade e a competitividade no mercado, e investir em tecnologia é uma opção.
No setor de transporte de cargas, a tecnologia resulta em ações essenciais para a o setor logístico, principalmente em atividades estratégicas, que tem suas rotinas facilitadas, em função da agilidade que a tecnologia agrega ao negócio.
Muitas transportadoras já perceberam que incorporar a tecnologia aos negócios pode representar a diferença entre o sucesso e o fracasso no dinâmico mundo da logística, principalmente em época de crise. A novidade é que esse mercado, que era predominantemente off-line, vem migrando seus processos para o online em pátios e terminais de carga.
As possibilidades são inúmeras. Aliadas, tecnologia e logística trazem maior controle sobre o fluxo de atividades, simplificam procedimentos e reduzem custos, agilizando os deslocamentos e acompanhando o desempenho de veículos e motoristas.
O melhor resultado dessa união, no entanto, atinge os principais pontos de destaque:
Esses são alguns dos principais benefícios percebidos, sempre norteados pelo objetivo de otimizar a cadeia do abastecimento para atender o cliente com eficiência.
Não é sem motivo que inovações como: Big Data, inteligência artificial, armazenamento na nuvem, Internet das Coisas (IoT), entre outras assumiram papel de destaque na cadeia de distribuição.
O caminho já está sendo trilhado há algum tempo e por várias empresas que vêm investindo em ações para agregar valor à entrega final, com mais agilidade e eficácia.
A gestão do frete com o uso da tecnologia, por exemplo, é prática crescente, não apenas nos períodos desafiadores, para tornar a operação mais dinâmica e solucionar problemas no transporte e na distribuição de mercadorias.
Os softwares e sistemas assumiram um papel essencial no ramo dos transportes, oferecendo soluções nos níveis operacional e gerencial, desde que avaliadas as funcionalidades da ferramenta e a compatibilidade com as necessidades da empresa para o bom andamento da logística.
A tecnologia também vem trazendo mais visibilidade ao caminhoneiro autônomo. As plataformas de fretes encurtaram o caminho entre transportadoras e motoristas, que agora estão conectados via aplicativos, investindo na redução de custos e distâncias, em busca do transporte ideal para cada tipo de carga.
Trabalhar com publicação digital de cargas é uma tendência, especialmente nesses tempos de redução significativa de contato social, pois organiza uma ampla rede de motoristas autônomos qualificados e espalhados pelo país. Muitas transportadoras tradicionais, que antes procuravam caminhoneiros em postos de combustível, hoje conseguem se conectar rapidamente com eles em um conceito de frete virtual.
O funcionamento depende de uma plataforma digital, um sistema online para as transportadoras e um aplicativo de celular para os motoristas.
O serviço possibilita encontrar motoristas em todos os locais do país, negociar o frete e fechar o serviço diretamente com o caminhoneiro.
Entre as grandes vantagens dessa tecnologia para a logística o destaque fica com o aumento da capacidade de entrega da empresa, que publica quantas cargas for necessário.
No caso da Fretebras, essas cargas ficam disponíveis no site e no aplicativo para os mais de 640 mil caminhoneiros autônomos cadastrados e qualificados. Caso haja interesse, o contato é feito entre eles.
Quem conta com uma frota virtual de caminhões cadastrados e disponíveis em questão de minutos, conta também com a flexibilidade de não ter despesas como IPVA, combustível e um motorista CLT que uma frota própria exige.
Além disso, numa plataforma de frota virtual, a queda de demanda de determinado nicho não é problema, pois a tecnologia traz a possibilidade de trabalhar em outros mercados. Trocando em miúdos, a ferramenta da Fretebras contribui para que as transportadoras atendam contratos Brasil afora, em novos segmentos.
Mais do que nunca, a logística se destaca como uma das áreas mais importantes das empresas para garantir o sucesso das operações, a manutenção ou a retomada da economia em uma situação pós-crise.
E, com a ajuda da tecnologia, a logística pode colaborar para a sintonia entre os elos da cadeia do abastecimento, proporcionando a redução de custos e atendendo o cliente final da melhor forma.
Para acessar outros conteúdos como esse, visite o Blog Fretebras. Em caso de dúvida, acesse o website e veja como nós podemos ajudar você a pegar a estrada com segurança!
Aqui, você se conecta mais rápido com quem precisa de fretes e deixa sua operação mais ágil, eficiente e rentável. Preencha o formulário abaixo e fale com os nossos especialistas em logística:
Bacharel em jornalismo pela UFJF e mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela mesma instituição.
Especialista em SEO, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo. Experiência em redação para diversas mídias e campanhas com foco no setor logístico e de transporte rodoviário.
Já teve problemas como atrasos nas entregas ou cancelamentos por não encontrar caminhões com a…
Como o pessoal da sua transportadora encontra carroceria munck para os fretes? Essa etapa de…
Conseguir carroceria silo para frete é um desafio para a sua transportadora? Sabemos que encontrar…
Quais são as regiões mais importantes do agronegócio? O que elas produzem? Se você trabalha…
Vai um arroz aí? Sabia que a safrinha de arroz pode ser bastante lucrativa para…
Trabalha com transporte de grãos e quer saber como aproveitar o melhor de cada época?…
This website uses cookies.