Você está sabendo da atualização da tabela de frete ANTT 2025? Se não, não se preocupe. Vamos descomplicar as novidades para você.
A ANTT, que é a Agência Nacional de Transportes Terrestres, criou essa tabela em resposta à paralisação dos caminhoneiros em 2018. Lembra? Na época, os motoristas autônomos foram às ruas em busca de melhores condições de trabalho, e a tabela veio como uma medida para estabelecer preços mínimos no transporte rodoviário de cargas.
Em dezembro de 2024, os valores tiveram um reajuste. Com isso, quem trabalha na área pode continuar com remuneração justa. Porém, para usar a tabela, os coeficientes que ela traz e descobrir quanto cobrar pelo frete, você vai precisar ler o texto abaixo. Bora?
Para começar, essa tabela define preços mínimos para fretes, especialmente para cargas lotação, ou seja, aquelas que ocupam toda a capacidade de carga do caminhão. Ela leva em consideração os principais custos fixos e variáveis do transporte rodoviário de cargas.
Sua criação aconteceu em maio de 2018 e ela busca equilibrar as relações no mercado de fretes no Brasil. O documento é uma fonte de consulta oficial e confiável para garantir o preço certo e justo pelo transporte de cargas.
Assim como a inflação reajusta os valores dos produtos e serviços, esse efeito também impacta o transporte de cargas. No caso da tabela de frete, a ANTT reajusta os valores duas vezes por ano: até os dias 20 de janeiro e 20 de julho. Essa prática está prevista na Lei n.º 13.703/2018.
Por isso, você precisa conhecer a tabela de referência e aprender a calcular para receber um preço justo pelo transporte.
No dia 30 de dezembro de 2024, a ANTT publicou no Diário Oficial da União (DOU) a revisão da Resolução n.º 5.867, de 14 de janeiro de 2020. Dois pontos importantes foram decididos. Veja a seguir.
Agora é infração administrativa não declarar nos documentos fiscais de transporte o valor do frete pago, declarar valor igual a zero ou abaixo do piso mínimo estabelecido. A multa prevista é de R$ 550,00.
Para isso, os responsáveis pela decisão levaram em conta as pesquisas de mercado. Com isso, foi possível atualizar os valores de tudo o que abrange os custos operacionais do transporte. Por exemplo, combustível, manutenção etc.
É possível traçar alguns cenários para todos os envolvidos no setor do transporte rodoviário de cargas.
Os caminhoneiros podem esperar uma valorização do frete. Isso acontece porque a revisão corrige as defasagens nos pisos mínimos.
Já no caso das transportadoras, os custos vão aumentar por causa dos novos coeficientes. Esses valores atualizados devem ser repassados ao preço total dos fretes.
Além disso, o processo vai proporcionar maior transparência. Essa declaração do valor correto do frete nos documentos fiscais fortalece a relação entre as partes. Caso contrário, a penalidade é salgada: são R$ 550,00 de multa!
Os custos a mais devem aumentar o valor final dos produtos. Desse modo, os preços de itens que dependem do transporte rodoviário podem subir.
Agora, vamos à parte prática. Se você é caminhoneiro ou trabalha em uma transportadora e quer calcular o valor do frete de acordo com a tabela da ANTT, pode usar a calculadora on-line da ANTT.
Para usá-la, basta escolher o tipo de carga, selecionar a quantidade de eixos e preencher a distância. Feito isso, é só responder às perguntas sobre o veículo e a viagem e clicar no botão para calcular. Simples assim!
A tabela de frete ANTT 2025 é uma ferramenta importante para garantir uma remuneração justa aos caminhoneiros e equilibrar o mercado de transporte de cargas no Brasil. Com a recente atualização, é fundamental que todos estejam dominando as mudanças nos valores.
E tem novidade no ar! Conheça a nossa análise de fretes com base na tabela ANTT. Quando um frete é publicado em nosso aplicativo de fretes para caminhão com o valor dentro da tabela de frete ANTT 2025 ou acima dela, aparece uma sinalização para o motorista. Isso indica que a oportunidade é boa. Experimente agora!
Bacharel em jornalismo pela UFJF e mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela mesma instituição.
Especialista em SEO, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo. Experiência em redação para diversas mídias e campanhas com foco no setor logístico e de transporte rodoviário.
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