Supply Chain é uma expressão em inglês que significa cadeia de suprimentos. Esse conceito é muito utilizado nas organizações, pois envolve desde a fabricação até a entrega do produto final.

A cadeia de suprimentos é composta por diversas fases que variam de acordo com os itens. É importante ressaltar que tal conceito não deve ser confundido com o sistema de logística, pois, apesar de estarem associados, não se referem às mesmas fases.

Para entender melhor sobre o tema, continue lendo este conteúdo.

Do que se trata e como funciona o Supply Chain?

Gerenciar a cadeia de suprimentos significa planejar e controlar as atividades relacionadas às compras, tanto da aquisição quanto do abastecimento, das fases de recebimento, armazenagem, transporte e movimentação.

O gestor responsável pelo Supply Chain também é responsável por organizar o fluxo de informação sobre esse tema.

O Supply Chain ocorre em toda a cadeia do produto, envolvendo as seguintes etapas:

  • compra da matéria-prima;
  • produção;
  • estocagem;
  • entrega aos consumidores.

O fluxo requer constância, pois os processos devem ser integrados e informados a todos os colaboradores envolvidos. Quando esse sistema é bem implementado, as organizações conseguem reduzir os custos de produção, melhorar os processos e entregar produtos com mais qualidade aos consumidores. Além disso, os prazos são cumpridos com maior rigor e os indicadores de performance aumentam.

Qual é a diferença entre Supply Chain e logística?

Os conceitos de Supply Chain e logística estão sempre associados, mas não é possível dizer que são sinônimos. O primeiro diz respeito a toda a cadeia de suprimentos, como já explicamos. Trata-se de uma estrutura integrada e ramificada em vários outros processos complexos.

Já a logística é uma abordagem específica, que envolve o armazenamento e transporte de cargas, portanto podemos dizer que se trata de uma das etapas do Supply Chain. Essa fase é responsável pela integração dos processos de uma empresa, enquanto o Supply Chain cuida de toda a gestão entre fornecedores, distribuidores e consumidores.

Sendo assim, podemos dizer que a cadeia de suprimentos coordena fluxos internos e externos, ao passo que a logística é responsável pelas demandas internas. Esses conceitos devem ser integrados nas organizações para melhorar planejamentos, processamentos de pedidos, fluxos informacionais e movimentações de armazenagem.

Como o Supply Chain auxilia na modernização da empresa?

O Supply Chain deve ser desenvolvido de forma estratégica, com a coleta e análise de dados. Essa gestão organizada possibilita, por exemplo, acompanhar a produtividade dos colaboradores, prever e planejar compras ou mensurar o abastecimento dos setores.

Por isso, uma empresa moderna não se preocupa apenas com a logística interna: ela investe em conhecimento e processos visando a um gerenciamento da cadeia de suprimentos. Ao aumentar a comunicação entre os setores envolvidos, é possível melhorar a previsibilidade, diminuir custos e ser mais eficiente nos processos.

Portanto, podemos concluir que as empresas que utilizam o Supply Chain se tornam mais competitivas no mercado e conseguem oferecer um produto de maior qualidade ao consumidor final.

Nosso conteúdo foi útil para você? Quer acompanhar todas as novidades do setor, confira outros artigos no Blog FreteBras.

Você já conhece a Fretebras e sabe como podemos ajudar a sua transportadora?

Aqui, você se conecta mais rápido com quem precisa de fretes e deixa sua operação mais ágil, eficiente e rentável. Preencha o formulário abaixo e fale com os nossos especialistas em logística:


Compartilhe: