Você sabe quais são os cuidados necessários para se contratar caminhoneiro autônomo? A contratação de profissionais deve ser muito pensada e é fundamental levar diversos aspectos em consideração.
Isso vale para diversos tipos de empresas e essa realidade também se enquadra para as organizações que atuam no ramo de transporte.
Neste artigo, explicaremos detalhadamente quais são os tipos de contrato que podem ser feitos com os caminhoneiros autônomos. Além disso, vamos forneceremos dicas que o ajudarão a contratar bons profissionais do ramo. Continue conosco!
Quais os contratos que podem ser feitos com os caminhoneiros?
Diversos tipos de acordos podem ser estabelecidos entre a transportadora e os caminhoneiros. Entre os principais, estão as possibilidades do profissional trabalhar como autônomo ou ser um colaborador. Abordaremos as características de ambos na sequência do artigo. Confira!
caminhoneiro autônomo
O motorista autônomo tem o seu próprio caminhão ou outros veículos. Pelo fato do profissional ser dono do próprio veículo, ele conhece todas as particularidades, sejam positivas ou negativas. Além disso, esse profissional costuma ter maior flexibilidade de trabalho e de negociação de valores.
Colaborador
Trata-se do funcionário da empresa, especializada em transportes ou não. Os colaboradores utilizam a frota da própria empresa para a qual trabalham e, por isso, não precisam arcar com a compra e a manutenção dos veículos.
Eles têm vínculo empregatício, horário a cumprir e ganhos mensais fixos. Além disso, estão protegidos pelas leis trabalhistas, o que garante a eles alguns benefícios, como férias, FGTS (Fundo de Garantia de Tempo de Serviço) etc.
A empresa, por sua vez, tem exclusividade de trabalho e controle de toda a operação e pode cobrar um melhor desempenho do funcionário.
Como contratar caminhoneiro autônomo?
Há diferentes questões que devem ser pensadas antes de contratar um caminhoneiro. Abordaremos as principais para que a sua empresa tome essa decisão de forma mais segura.
1. Avalie a experiência
Profissionais experientes tendem a ter mais facilidade no manuseio de algumas ferramentas, como GPS, rastreadores, entre outras. Além disso, eles têm mais experiência na direção e podem saber lidar melhor com diversas situações ou com imprevistos que podem acontecer durante as viagens.
2. Observe a cautela
Ao negociar a contratação de um caminhoneiro, observe se o profissional segue orientações em relação aos cuidados na direção, como andar na velocidade permitida e seguir as determinações para melhor uso do transporte.
Esse comportamento é importante para minimizar o risco de acidentes e evitar possíveis desperdícios.
3. Conheça as pretensões
Durante o processo de contratação, é muito importante conhecer as pretensões do motorista em relação à vaga.
Entenda quais foram as razões que o levaram a se candidatar, a expectativa salarial, as impressões que ele tem da empresa, o desejo de crescer profissionalmente e os diferenciais que pode oferecer.
4. Procure plataformas de frete online
As plataformas de frete online são uma ótima solução para fazer a contratação de novos profissionais. Nesse ambiente, você pode verificar vários profissionais, fazer uma seleção mais efetiva e, consequentemente, escolher os caminhoneiros que melhor atendem às necessidades do seu negócio.
A contratação de caminhoneiros deve ser bem pensada, como já foi dito, e é necessário levar diversos fatores em consideração. Apresentamos, neste artigo, os principais aspectos a serem considerados para que você possa tomar uma decisão segura. Também é necessário verificar as regras previstas no contrato para não cometer erros que possam resultar em prejuízos.
Você gostou deste post com dicas sobre como contratar caminhoneiro? Continue acompanhando nosso blog e receba nossa newsletter!
Você já conhece a Fretebras e sabe como podemos ajudar a sua transportadora?
Aqui, você se conecta mais rápido com quem precisa de fretes e deixa sua operação mais ágil, eficiente e rentável. Preencha o formulário abaixo e fale com os nossos especialistas em logística:
Bacharel em jornalismo pela UFJF e mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela mesma instituição.
Especialista em SEO, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo. Experiência em redação para diversas mídias e campanhas com foco no setor logístico e de transporte rodoviário.