Você já levou um susto com o aumento de pedidos no Natal, Dia das Mães, Black Friday ou após a colheita de um grão? Hoje a gente vai falar sobre um assunto que afeta diretamente o trabalho de quem atua com o transporte de cargas, mas que muita gente ainda não domina totalmente: a sazonalidade na logística.
A gente foi atrás das informações para desvendar esse conceito e te mostrar como lidar com as mudanças no volume de viagens. Bora lá?
O que é sazonalidade na logística?
Sazonalidade traduz aquela situação de que nem todo dia é igual, sem constância na produção. Às vezes, temos aquele boom de demanda, picos de alta procura, em datas específicas, como Páscoa, Dia dos Namorados, Black Friday ou até mesmo quando é a época da colheita de grãos.
Isso não acontece o ano inteiro, mas quando chega, é como uma montanha de encomendas que precisam ser entregues rapidinho. Então, a logística tem que se virar nos 30 para dar conta do recado.
Calendário estratégico para a logística
Imagina só: Páscoa chegando, e a demanda por chocolates vai lá no alto. Dia das Mães, flores e peças de roupas voando pelas estradas. E a Black Friday? Aí, vários segmentos são impulsionados, principalmente os eletrônicos!
Mas não é só com presentes que acontece a sazonalidade, não. Até o cultivo de grãos, como o milho, o trigo e a soja, segue esse esquema. Temos períodos específicos de plantio, colheita e, claro, transporte. Isso tudo mexe com a rotina das transportadoras e caminhoneiros, deixando tudo mais agitado.
Períodos importantes
Se liga em algumas datas para ficar de olho e ajudar na sua organização!
- Valentine’s Day (14 de fevereiro):
Aumento no consumo de presentes, chocolates, flores, pelúcias.
- Dia Internacional da Mulher (8 de março):
Mais vendas em artigos de moda, flores, perfumes e chocolates.
- Páscoa (31 de março de 2024):
Planejamento antecipado para o aumento na demanda de produtos relacionados à Páscoa, especialmente alimentos e chocolates.
- Dia do Trabalhador (1º de maio):
Considerar possíveis impactos na movimentação de cargas devido ao feriado nacional.
- Dia das Mães (12 de maio de 2024):
Aumento na procura por produtos relacionados a presentes (roupas, flores, perfumes) e alimentos.
- Dia dos Namorados (12 de junho):
Foco na logística de produtos relacionados a presentes e flores, ajustando as operações para o aumento nas vendas.
- Sazonalidade safra do trigo (julho):
Colheita de grande parte das lavouras de trigo.
- Dia dos Pais (11 de agosto de 2024):
Adaptação da logística para atender à demanda de presentes e alimentos relacionados à data.
- Dia das Crianças (12 de outubro):
Aumento na procura por presentes infantis, sobretudo brinquedos.
- Sazonalidade da soja e do milho (novembro e dezembro):
Colheita de grande parte das culturas da soja e do milho.
- Black Friday (29 de novembro de 2024):
Planejamento intensivo para o aumento nas vendas on-line e distribuição eficiente dos produtos.
- Cyber Monday (2 de dezembro de 2024):
Continuação do planejamento iniciado na Black Friday, garantindo a eficácia da logística em promoções on-line.
- Natal (25 de dezembro):
Adaptação logística para atender ao aumento na demanda de presentes, alimentos e produtos sazonais.
- Ano Novo (31 de dezembro):
Ajustes nas operações logísticas para lidar com os feriados de final de ano e possíveis restrições.
Este calendário estratégico pode servir como guia para o seu planejamento logístico, garantindo que as operações estejam alinhadas com eventos e datas comerciais significativas. Fique atento às particularidades de seu setor e região para ajustar conforme necessário.
Desafios para as transportadoras em cenários de sazonalidade
Agora, vamos falar dos perrengues que as transportadoras encaram quando a sazonalidade bate à porta. Afinal, nessa época, todo mundo quer entregar e receber mercadorias ao mesmo tempo. Dar conta de tudo, que foge ao que você está acostumado, é a principal dificuldade. Tem que adequar mão de obra e estrutura.
Os caminhões ficam disputados, as estradas congestionadas e, se a logística não estiver afiada, é possível ter atraso. Fora que tem que ficar de olho no clima, nos períodos de safra e entressafra para se antecipar a tudo isso. Parece um jogo de xadrez, né? Do mesmo jeito, é a estratégia e a antecipação que vai fazer você dar o xeque-mate.
Oportunidades para transportadoras em cenários de sazonalidade
Calma que nem tudo são pedras no caminho. Com a sazonalidade, surgem oportunidades para as transportadoras e os caminhoneiros brilharem. Sabendo que determinadas datas e eventos vão gerar um pico de demanda, dá para se preparar.
Aumentar a frota temporariamente (contratando caminhoneiros autônomos), criar planos de contingência (que vão te ajudar a sair do sufoco para arcar com custos extras e armazenar o grande volume de mercadorias em espaços adequados), se aliar a parceiros estratégicos, como a Fretebras, que oferece uma frota digital eficiente e econômica são as melhores soluções.
Ah, e a tecnologia é sua melhor amiga nessa hora. Roteirizadores, monitoramento em tempo real, controle de armazenagem… Tudo vai ajudar bastante na precisão e no cumprimento de prazos.
Como se preparar para épocas sazonais na logística
E agora, a pergunta que não quer calar: como se preparar para a montanha-russa que é a sazonalidade na logística? Primeiro, conheça os períodos de alta demanda. Saiba quando é a época da safra, das festas, dos eventos comerciais.
Depois, faça um planejamento completo. Antecipe-se, escolha parceiros confiáveis, defina responsabilidades e capacidade de transporte compatível com o boom de pedidos. Não esqueça de abusar da tecnologia. Ela vai ser de grande ajuda.
Enfrentando os desafios
Bom, agora explicamos como funciona a sazonalidade na logística, é hora de arregaçar as mangas e se preparar para a próxima onda. Entender que a sazonalidade é parte do jogo vai te ajudar a se destacar nesse mar agitado.
Ah, e não se esqueça: a Fretebras está aqui para ser sua parceira na sazonalidade na logística. Garantimos a distribuição da sua produção com segurança e compromisso com nossa frota digital, repleta de caminhoneiros autônomos 100% confiáveis espalhados por todo o Brasil. Acesse a plataforma e não perca as oportunidades de fretes que estão por vir!
Bacharel em jornalismo pela UFJF e mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela mesma instituição.
Especialista em SEO, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo. Experiência em redação para diversas mídias e campanhas com foco no setor logístico e de transporte rodoviário.