Como preparar sua transportadora para a Black Friday?

2021-11-30T18:38:58-03:0019/10/2021|Categorias: Logística e Transportes|

A Black Friday 2021 está chegando aí e, com ela, a necessidade de rever processos e preparar o negócio para aproveitar todas as oportunidades que ela traz.

Sem tempo para a leitura? Aperte play no áudio!

Para te ajudar, nós preparamos dicas imperdíveis para impulsionar suas operações. 

Confira abaixo uma lista rápida com os principais pontos de atenção para, prepare sua transportadora para a data e aproveite todas as oportunidades que ela pode oferecer.

Planeje seu calendário e as finanças

As datas sazonais geram grandes oportunidades para as transportadoras, mas sem um bom planejamento de calendário e finanças, o que parecia ser algo bom, pode se transformar em uma grande dor de cabeça.

Convoque as pessoas do seu time que estão mais ligadas no assunto, invista tempo em reuniões, ferramentas digitais para controle de demanda e muita calculadora para provisionar com mais clareza, tanto o que pode entrar, quanto o que pode sair.

 

Analise sua capacidade operacional

Já pensou em ter que passar pelas consequências daquela frase “é muita areia pro meu caminhão”? Pois, se você não analisar sua capacidade operacional para uma data como a Black Friday, com certeza isso vai acontecer.

Além de correr o risco de exceder limites, você também pode deixar de assumir transportes de última hora e assim faturar menos do que o esperado. Fique de olho nas previsões de cargas, converse com os seus clientes, parceiros e esteja mais preparado para alcançar seus objetivos.

 

Estude riscos e possíveis imprevistos

O famoso “e se…” em uma preparação para Black Friday é uma das mais importantes análises que você deve fazer. E se chover ligações e e-mails de clientes? E se um caminhão quebrar? E se eu perder a noção de receita x custos?

Tente levantar os principais “tempos e movimentos” de uma data sazonal dentro do seu setor, troque ideias com outros colaboradores e não esteja preparado apenas para remediações, mas também faça ações preventivas.

 

Considere mão de obra extra para suportar o volume

Um dos famosos “e se…” é o: e se minha empresa não suportar o volume de cargas recebidas na Black Friday? Para se preparar para ela não é preciso, necessariamente, embarcar na ideia de aumentar a sua frota de forma física, o que desprenderia muita atenção, dinheiro e análise de capacity para você.

Um dos caminhos mais flexíveis e de rápida mudança para o seu negócio é a contratação de caminhoneiros autônomos, como se você tivesse uma “frota virtual”. Ela não gera custos fixos, pode ser acionada apenas quando houver demanda e em uma plataforma como a FreteBras, por exemplo, também pode oferecer a agilidade na busca pelo motorista. Em até 3 minutos, você pode encontrar o que melhor se encaixa ao trabalho.

E aqui vai uma dica extra: aproveite o desconto na mensalidade da nossa plataforma, por tempo limitado*, para colocar em prática o seu planejamento. Também temos 15 dias de teste grátis se quiser experimentar antes, não vai perder! 

 

Treine seu time para o momento.

Momentos diferenciados, pedem ações e preparos diferenciados. Por isso, não se esqueça de adicionar na sua lista um treinamento específico para a sua equipe.

Alinhe onde eles podem encontrar informações relevantes para o momento dentro da empresa, com quem falar nas situações delicadas, orientações sobre registros, transporte com pressão de tempo, entre outras questões.

 

Reforce os canais de relacionamento com os seus clientes.

Imagine tudo acontecendo ao mesmo tempo e você ficar tão focado nas entregas, horários, fluxo de caixa, e por isso tomar uma rasteira em um dos quesitos mais importantes para a construção de imagem da sua empresa: o relacionamento com o cliente.

Um cliente mal atendido, ou até não atendido, pode ir embora e, no “marketing boca a boca”, levar outros com ele e/ou impedir que novos cheguem. A qualidade de todos os pontos de contato com o seu cliente é tudo e merece atenção.

 

Aprenda com a experiência da sua Black Friday anterior e dados de mercado.

Rever resultados, problemas, soluções e tudo que tenha envolvido a sua última passagem pela mesma sazonalidade que está prestes a entrar novamente, pode ser crucial para o sucesso no alcance dos seus objetivos.

Para crescer sempre, é preciso não repetir erros e os dados que circulam na sua empresa sempre serão seus melhores amigos nesta missão. 

 

Faça um check-list sobre o que é indispensável para você manter a qualidade, mesmo com o alto volume.

Não adianta nada finalizar suas entregas, mas depois perceber que tiveram muitos erros e experiências ruins para os seus clientes no meio do caminho. 

Então, além daquele check-list geralzão para ir bem na Black Friday, também é importante listar os pontos que não podem ficar de fora de um trabalho de qualidade. Assim, ao mesmo tempo, você fatura mais e encanta seus clientes, fidelizando uma carteira para próximas datas.

E aí, animou para o planejamento? Então, bora aproveitar nossas dicas sobre como preparar sua transportadora para a Black Friday e começar o período com o pé direito.

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