Hoje, a gente vai bater um papo sério, e importante demais: saúde mental na estrada. Sabemos que a vida de caminhoneiro é corrida, com horas e horas na estrada, enfrentando desafios no asfalto e fora dele. 

Quem vive na boleia do caminhão sabe que a solidão é quase uma companheira constante, né? Longas jornadas, prazos apertados e o receio de buscar ajuda ainda persistem. Mas calma aí, a gente tá aqui para mudar esse jogo. Bora?

O estresse e a solidão

Jornadas prolongadas, pressão por prazos, isolamento social… Esses são alguns dos desafios que o caminhoneiro enfrenta no dia a dia. Com isso, a saúde mental, muitas vezes, fica em segundo plano, como se fosse sinal de fraqueza pedir ajuda. Mas não é! Encarar o problema de frente e mudar hábitos para ter mais qualidade de vida é o melhor que você pode fazer pela sua vida!

Identificação do problema

Às vezes, a estrada cobra seu preço e os sinais de que algo não tá bem podem aparecer. Fica de olho, porque o autoconhecimento é chave. Realizar uma autoavaliação honesta e observar mudanças no comportamento são passos importantes para identificar a necessidade de cuidar da saúde mental. 

Fique atento aos sinais de alerta:

  • Sentir-se nervoso, tenso ou preocupado;
  • Dormir mal;
  • Ficar mais isolado;
  • Sentimento de tristeza;
  • Dores de cabeça;
  • Dificuldade para tomar decisões;
  • Má digestão;
  • Cansaço frequente;
  • Dificuldade de pensar com clareza;
  • Desânimo.

Dicas para a saúde mental na estrada

Separamos algumas recomendações que podem fazer toda a diferença na forma como você lida com o seu trabalho. Se topar cumprir, vai ser um verdadeiro alívio para lidar com todo estresse e solidão!

Rotina previsível

Manter uma rotina previsível é importante para criar familiaridade com o que você tem que fazer. Isso minimiza a indisposição no horário de trabalho e abre espaço para suas necessidades físicas e mentais. 

Deixar tudo por conta do acaso pode gerar ainda mais tensão e trabalho extra para resolver problemas que poderiam ter sido evitados no planejamento. Antes de ligar a ignição, planeje bem como será a viagem e adiante o que for possível.

Pausas periódicas

Pequenos descansos durante a jornada são fundamentais para aliviar a tensão física e mental. Além disso, contribui para a segurança no trânsito e o bem-estar geral. 

Então, reserve na agenda pausas programadas. Inclusive, existe a Lei do Motorista, que determina a obrigatoriedade de um intervalo de 30 minutos a cada 6h na direção.

Controle emocional

Evitar conteúdos que geram emoções negativas, como ansiedade e estresse, é muito importante. Deixe as telas um pouco de lado, principalmente vídeos que mostram situações violentas, perturbadoras ou revoltantes. Fora isso, o consumo moderado de estimulantes (café, energético) também é recomendado para não afetar o ciclo de sono. Nada de exagerar, beleza?

Alimentação balanceada

Manter uma alimentação saudável, com horários e quantidades adequadas, vai preservar a sua saúde física e mental a longo prazo. Evite comidas muito pesadas, gordurosas e indigestas antes de sentar na boleia do seu caminhão para trabalhar. Vale ter sempre com você frutas e castanhas para saciar a fome no meio da viagem.

Sono revigorante

Garantir entre 7 e 8 horas de sono por dia, seguindo uma rotina regular, é fundamental para a recuperação do seu corpo.

Contato familiar

Manter contato diário com familiares e amigos ajuda a prevenir o distúrbio emocional e promove sentimentos saudáveis. Afinal, são as pessoas mais importantes para você que “enchem” seu estoque interno de coisas boas. Experimente se manter próximo delas, mesmo que longe fisicamente!

Dá para fazer do jeito que você se sentir mais confortável. Vale tudo para reduzir a distância: chamada de vídeo, de voz (WhatsApp ou Skype), ligação ou trocas de mensagens (texto, áudio ou vídeo). A última opção é ótima para os momentos em que você ou os seus contatos não estiverem disponíveis ao mesmo tempo.

Atividade física

Incorporar atividades físicas, como alongamentos, nas suas paradas contribui muito para a sua saúde. E não precisa ser uma grande sequência de exercícios, bastam alguns movimentos para que o seu corpo agradeça. Dá só uma olhada em alguns exemplos.

Pescoço e ombros

  • Incline suavemente a cabeça para um lado, mantendo por 15-20 segundos, e depois para o outro lado.
  • Rode os ombros para frente e para trás para aliviar a tensão.

Braços e mãos

  • Estenda os braços para a frente e para cima, entrelaçando os dedos e esticando as mãos para o teto.
  • Faça movimentos circulares com os pulsos para reduzir a rigidez.

Costas e coluna

  • Sente-se ereto e gire lentamente o tronco para um lado, segurando por alguns segundos, e depois repita do outro lado.
  • Incline-se para frente a partir da cintura, tentando tocar os dedos dos pés ou o chão.

Pernas e quadris

  • Fique de pé e dobre um joelho em direção ao peito, segurando por alguns segundos, e depois troque de perna.
  • Faça uma postura de agachamento leve, mantendo as costas retas, para alongar os músculos das pernas.

Tornozelos e pés

  • Gire os tornozelos no sentido horário e anti-horário para melhorar a circulação nas pernas.
  • Estique e flexione os dedos dos pés para aliviar a tensão nos pés.

Lembre-se de realizar esses alongamentos com suavidade e respeitando seus próprios limites. Eles ajudarão a melhorar a circulação, reduzir a rigidez muscular e proporcionar uma sensação de relaxamento durante as pausas na estrada.

Encontrar significado

Refletir sobre realizações e conquistas, definir prazos e estratégias para novos planos ajuda a manter um propósito na vida. O trabalho tem que ser mais que uma forma de sobreviver. Ele pode ser o meio pelo qual você consegue colocar em prática grandes coisas na vida. Pense nisso.

Ajuda profissional

Ao perceber qualquer sinal de alerta, procure ajuda profissional. Enfrentar o estresse e os desafios da vida, especialmente para os caminhoneiros que passam longas horas na estrada, pode ser uma jornada complexa. Buscar ajuda profissional é uma atitude corajosa que dá resultado. 

Algumas opções são:

Psicólogos e psiquiatras

Agendar consultas com psicólogos ou psiquiatras (a melhor opção vai depender do seu caso) pode fornecer um espaço seguro para discutir preocupações e desenvolver estratégias para lidar com o estresse. 

Para facilitar, hoje, existem consultas on-line, que podem acontecer de qualquer lugar do Brasil. É só aproveitar a parada para colocar para fora todas as angústias e seguir viagem de um jeito mais leve. A carga do estresse e da solidão é muito pesada. Nenhum caminhão dá conta de carregá-la por muito tempo. Pensa nisso!

Linhas de apoio

Existem linhas telefônicas de emergência específicas para problemas de saúde mental. Elas oferecem apoio imediato e podem fornecer informações sobre recursos locais. O Centro de Valorização da Vida, por exemplo, oferece apoio gratuito de prevenção ao suicídio. Basta ligar para 188 ou acessar o site da instituição.

Grupos

Participar de grupos de apoio, presenciais ou on-line, pode proporcionar uma sensação de comunidade e compreensão mútua entre pessoas que enfrentam desafios semelhantes. Vale até trocar ideias com colegas de profissão que, realmente, vão entender sobre o que você está sentindo.

Aplicativos de saúde mental

Aplicativos dedicados à saúde mental oferecem recursos como meditação, exercícios de respiração e rastreamento do humor. São ferramentas práticas e sem custo para o autocuidado diário.

A conscientização sobre a importância da saúde mental na comunidade de caminhoneiros é um passo essencial. O que mais importa nessa vida é a sua saúde

A vida na estrada pode ser desafiadora, mas com atenção, cuidado e apoio mútuo, os caminhoneiros podem enfrentar os obstáculos, preservando não apenas sua saúde física, mas também a mental. 

Então, caminhoneiro, cuidar da cabeça é parte fundamental da labuta. A saúde mental na estrada tem que seguir com a carga, dentro do caminhão. Pode parecer difícil no começo, mas as estratégias estão aí. Tamo junto! E não esquece de seguir a página da Fretebras no Instagram. Tem mais conteúdo por lá que vai te ajudar enquanto você atravessa o país!

 

 

 

Compartilhe: