Alcançar uma boa porcentagem do share de mercado e aumentar as vendas é a meta de grande parte das transportadoras. Com o grande número de concorrentes no mercado, porém, atingir esse resultado é desafiador.

Se seu desejo é expandir a capacidade de atendimento da transportadora, aumentar sua frota de caminhões é imprescindível. Porém, para atender à demanda dos clientes de forma que eles se tornem fiéis à sua empresa, é preciso que todos os serviços prestados sejam de alta qualidade. Quanto maior a frota, mais clientes serão atendidos, o que torna o fluxo de controle ainda mais complexo.

Continue lendo e veja quais são as melhores práticas para aumentar sua frota de caminhões e potencializar seu negócio!

Por que é importante apostar em uma frota de qualidade?

O número de concorrentes no mercado nacional vem crescendo cada vez mais, mesmo em épocas de crise. Sendo assim, quando mais empresas estão concorrendo em um mesmo setor, seu potencial cliente escolherá a que oferece o melhor custo-benefício e prazo de entrega.

Ele deseja que as cargas sejam entregues de forma rápida, eficaz e sem atrasos ou avarias da mercadoria. Sendo assim, a transportadora precisa oferecer veículos adequados para o transporte, que estejam com a manutenção em dia, e também garantir a segurança.

Qualquer problema que a transportadora tenha com atrasos pode degradar a percepção do nível de qualidade do serviço, tornando o cliente insatisfeito e dando margem para que ele procure outra empresa para atender à sua demanda.

Qual é o maior desafio em aumentar a frota de caminhões?

O grande ponto de dificuldade para qualquer empreendedor está relacionado ao controle de custos. Quando falamos em frota própria, há dois grandes desafios. O primeiro é o investimento inicial — mesmo para veículos de pequeno porte, o custo é muito elevado.

Além disso, para operações de grande demanda, é preciso que a transportadora ofereça a segurança de um veículo reserva para o frete, caso ocorra qualquer problema relacionado à quebra do caminhão ou a acidentes. O cliente quer a segurança de que, mesmo se houver incidentes, sua carga será entregue.

O segundo ponto está relacionado aos custos da operação em si. A manutenção é algo que precisa estar sempre em dia e, quanto maior a frota, logicamente, maior o custo. Ainda, para que não ocorra nenhum furo de manutenção entre um veículo e outro, demanda uma equipe especializada, além da mão de obra dos motoristas.

Como é possível oferecer frete sem comprar caminhões?

Encontrar uma solução que possa fazer com que sua empresa tenha a possibilidade de aumentar a operação sem a necessidade de grandes investimentos é o ideal para as transportadoras que querem expandir o negócio, mas não têm o capital necessário, ou que desejam reduzir as despesas.

Com a ajuda da tecnologia, nós da FreteBras temos o recurso ideal para que seu negócio possa crescer. Oferecemos a possibilidade de a transportadora buscar caminhões pelo país inteiro, que estejam disponíveis para atender à demanda.

O app para caminhoneiros funciona da seguinte forma: os motoristas se cadastram, informando o veículo que possuem, deixando-o disponível para fretes. Mantemos os cadastros que atendem às mais diversas localidades do Brasil, possibilitando que as transportadoras expandam sua operação para qualquer local do país.

A transportadora tem acesso à plataforma mediante uma assinatura e, a partir de lá, insere as cargas que precisa que sejam entregues. É possível buscar os caminhões disponíveis na região de origem do frete ou aguardar contato dos motoristas com interesse em transportar a carga.

São dois problemas resolvidos de uma vez só: o da transportadora, que precisa encontrar o caminhão certo para a sua mercadoria; e o do caminhoneiro, que deseja encontrar uma carga na localidade em que ele se encontra para otimizar seu tempo e capacidade do veículo.

Quais os problemas que podem ser evitados?

A terceirização da frota é a solução ideal para aumentar o faturamento da sua empresa e, ao mesmo tempo, evitar diversos problemas causados por uma frota própria. Selecionamos para você alguns entraves que poderão ser evitados com a utilização da nossa solução. Veja a seguir!

Redução das despesas

A frota própria, como já citado, representa um grande aumento nas despesas da empresa. A manutenção é um dos principais custos, porém, ainda podemos citar os gastos com seguro, impostos e controle de licenças — as taxas cobradas para a documentação do veículo estar em dia.

Ademais, podemos acrescentar o custo de depreciação dos caminhões. O custo inicial de aquisição dos veículos nunca será o mesmo, caso a transportadora faça a revenda.

Redução na complexidade de controle da operação

Ao aumentar a frota de caminhões, a necessidade de controle também aumenta. A equipe precisará fazer o controle de toda a documentação, das datas de manutenção, dos custos com mão de obra, entre outras necessidades.

Tais atividades não podem sofrer atrasos, pois estão diretamente ligadas à segurança do veículo — quando tratamos das manutenções — e à legalidade do negócio — quanto tratamos da documentação —, o que exige a disponibilidade de uma grande equipe para atender à demanda de trabalho.

Maior disponibilidade de veículos

Nem sempre seu cliente precisa fazer o transporte de altos volumes e, em alguns casos, ele precisará dobrar a quantidade de entrega. Contar somente com frota própria diminui a flexibilidade do negócio. Adquirir caminhões demais, pode deixar parte da frota ociosa em alguns períodos.

Utilizando nossa plataforma, você terá um grande número e variedade de caminhões a serem contratados de acordo com a demanda, dando a possibilidade de atender seus clientes na hora certa e com o veículo certo para cada tipo de carga.

Maior alcance da operação

Estar presente em diversas localidades é um grande diferencial e aumenta as chances de diversificar a carteira de clientes, viabilizando ainda mais o negócio. Com uma frota terceirizada, é possível a contratação de fretes desde o Norte até o Sul do Brasil.

Com isso, não há a necessidade do deslocamento do veículo da sede da sua empresa até o local da coleta. Você pesquisará veículos disponíveis na região em que precisa, atendendo à demanda do seu cliente e deixando-o satisfeito.

Diminuição de problemas logísticos de estoque e carga parada

Além de todos os problemas citados, nossa plataforma ainda pode ajudar a empresa a resolver os entraves de estoque ou carga parada, pois as necessidades são atendidas de forma rápida, melhorando a vazão das cargas.

Buscar soluções que permitem aumentar frota de caminhões sem a necessidade de grandes investimentos faz com que sua empresa possa estar presente onde o cliente precisa, sem perder a qualidade e os níveis de satisfação que você já alcançou.

Gostou do conteúdo sobre como aumentar a frota de caminhões? Acesse outros textos como esse no blog Fretebras. Em caso de dúvida, conheças as nossas novas soluções.

Você já conhece a Fretebras e sabe como podemos ajudar a sua transportadora?

Aqui, você se conecta mais rápido com quem precisa de fretes e deixa sua operação mais ágil, eficiente e rentável. Preencha o formulário abaixo e fale com os nossos especialistas em logística:


Compartilhe: