Quem atua na parte administrativa e na gestão de uma empresa de transportes tem uma visão ampla dos desafios que permeiam a rotina das transportadoras.

São muitas as frentes para gerir e garantir a qualidade dos serviços prestados, desde o atendimento até a efetivação das entregas, passando por documentos, prazos, colaboradores, prestadores de serviço e etc. E é nessa hora que a tecnologia entra em ação na forma de software para transportadoras.

Se ainda há dúvidas sobre usar ou não um software para transportadoras, este artigo ajudará a esclarecer alguns pontos.

Não é novidade para ninguém o quanto a tecnologia vem mudando a forma como as pessoas interagem com suas atividades profissionais e, nas companhias de transporte, não tem sido diferente. Continue a leitura e entenda.

Quais os benefícios dos softwares para transportadoras?

Sistemas ou softwares específicos para empresas do ramo de transporte auxiliam muito na gestão das organizações. Como? Entre as principais funcionalidades dos softwares para transportadoras, estão: divulgação de fretes, gerenciamento de carregamentos ou documentos fiscais, configurações de perfis de clientes e emissão, controle de rotas e gestão de coletas e entregas.

Tudo isso permite a automação da logística, que pode colocar a empresa em outro patamar. Para entender melhor, confira algumas vantagens já notadas por gestores que usam esses sistemas.

Melhora de produtividade

A agilidade que um sistema eficaz proporciona nos processos é inegável. Nos tempos modernos em que vivemos, é inconcebível que certas atividades ainda sejam realizadas de forma manual. A busca por veículos compatíveis para certos carregamentos, rotinas com documentos fiscais e outras funções pode ser extremamente otimizada com a digitalização e permitirá alocar esforços em campos mais relevantes e produtivos.

Redução de erro humano

Toda e qualquer atividade está suscetível a falhas humanas, e isso é comum e aceitável. Mas, claro, não podemos dispensar qualquer esforço para reduzir esses erros. E aqui, mais do que antes, a tecnologia pode ser — e é — uma grande aliada. As configurações eletrônicas nos permitem padronizar processos e evitar falhas. Para quem atua em setores que dependem muito de detalhes, como o de transporte, isso é fundamental.

Diminuição de custos

Um bom sistema, que proporcione uma visão mais ampla e um maior controle sobre cada etapa do serviço prestado, permite que um gestor possa enxergar separadamente os processos e, assim, adotar decisões embasadas com foco na redução de custos. E, claro, a agilidade das atividades já ocorrendo com mais qualidade é um facilitador também de um trabalho mais sustentável e econômico.

Aumento da rentabilidade

Praticamente como uma consequência natural, as reduções de procedimentos manuais, de eventuais falhas humanas e de custos resultam em aumento de rentabilidade. Isso é o que ocorre quando se usa uma tecnologia realmente aliada, como a da Fretebras, que tem se revelado para transportadoras que estão mesmo interessadas em soluções modernas para problemas já antigos.

Como escolher um bom sistema ou software para transportadora?

Antes de implantar softwares para otimização de trabalho nas transportadoras, é necessário passar por uma etapa de muita análise e entender o que, de fato, é eficaz para cada negócio.

Sabemos que existem diversas peculiaridades em cada organização, apesar de serem empresas do mesmo segmento. Por isso, antes de selecionar um sistema, lembre-se de observar:

  • a facilidade de implementação e de utilização do software — se o sistema precisará ser personalizado para sua empresa e a possibilidade de uso online (remoto) desse software;
  • a disponibilidade de suporte que a empresa fornecedora lhe oferece — é aquela velha história: às vezes, na hora de vender, é uma coisa, e, no pós-venda, você fica sem suporte;
  • a reputação do software — busque por opiniões de quem já o utiliza, seja de conhecidos, seja de usuários online.

Se você está pensando em um software para transportadoras que possa melhorar a execução dos serviços de sua empresa, conheça as soluções da Fretebras.

Você já conhece a Fretebras e sabe como podemos ajudar a sua transportadora?

Aqui, você se conecta mais rápido com quem precisa de fretes e deixa sua operação mais ágil, eficiente e rentável. Preencha o formulário abaixo e fale com os nossos especialistas em logística:


Compartilhe: