Desde que a Fretebras era um sonho lá em Catalão, no começo dos anos 2000, nosso grande objetivo até hoje é impulsionar os resultados de caminhoneiros, transportadoras, embarcadoras e de todo o nosso setor, para que o crescimento seja mútuo e cíclico. E, pra isso, entre diversas iniciativas, trazer novas ferramentas de trabalho pros nossos clientes é essencial.

Por isso, pensando em oferecer mais segurança e eficiência na gestão de fretes dos clientes Fretebras, viemos falar mais um pouquinho sobre a chegada da nossa, recém-saída do forno, Gestão de Viagens!

Esta nova funcionalidade permite uma formalização de propostas de viagem entre empresas e motoristas com riqueza de dados e monitoramento onde, após o aceite do motorista, as partes podem:

  • Construir e acessar o histórico de suas viagens.
  • Realizar e receber o pagamento dos fretes, via Conta Digital.
  • Enviar e visualizar alertas de ocorrências.
  • Informar e acessar diversas etapas do status da viagem, desde a coleta até a entrega.

Bateu uma curiosidade? Basta falar com um dos nossos especialistas para saber como ter acesso e, a partir de agora, levar ainda mais segurança e eficiência pros seus fretes. Combinado?!

Agora, talvez você esteja se perguntando: mas, será que é tão importante assim possuir um rastreio de cargas? Hoje, além de te contar mais sobre a nossa Gestão de Viagens, também viemos te contar mais sobre a importância de uma das suas frentes: o rastreio de cargas, sua oportunidade de conseguir uma viagem rastreável.

Vem conferir com a gente!

Benefícios do rastreio de cargas para motoristas

Segurança e eficiência são benefícios que não se restringem apenas a motoristas ou empresas, ambos os lados aproveitam os louros. Por isso, ao falarmos destes benefícios, tanto para caminhoneiros, quanto para empresas, segurança e eficiência serão nossa base.

Acompanhem as vantagens do rastreio de cargas para os motoristas.

Preservação de cargas refrigeradas

Cargas refrigeradas, como medicamentos e carnes, precisam de um rígido controle de temperatura e de tempo em traslado. Com o rastreador aplicado no termostato do caminhão, é possível, além de otimizar o tempo da viagem, também estar no controle da temperatura. Assim, também se sabe quando e onde parar para ajustes, se necessário.

Cuidado com a vida do motorista

Sabemos o quanto acidentes, roubos de cargas e até sequestros acontecem com motoristas em nossas estradas. Por isso, ao rastrearmos cargas, também ajudamos a preservar a vida daquele(a) condutor(a) e com soluções como a Gestão de Viagens da Fretebras, que possibilita o registro de ocorrências durante a viagem, ainda reduzimos o tempo de ação caso aconteça uma situação de perigo.

Recuperação de veículos e cargas

Sabemos que, além de questões de segurança, há também um grande rombo financeiro quando uma carga é interceptada na estrada. Perde-se o caminhão e os produtos! Sendo assim, um localizador te dá a chance de localizar ambos, após acionar as autoridades locais.

Benefícios do rastreio de cargas para transportadoras

No caso dos benefícios para as empresas, podemos com tranquilidade incluir as vantagens destinadas aos motoristas, pois toda transportadora também quer a segurança dos seus motoristas, cargas refrigeradas e a recuperação de produtos e caminhões roubados. Mas, pelo ambiente que inclui uma gestão mais macro do dia a dia, também destacamos:

Abastecimento em dados

O rastreio de cargas gera informações valiosas para as empresas, como distância média percorrida, velocidade, possíveis desvios de rotas, a carga transportada, o destino e por aí vai. E, tão importante quanto ter estas informações em mãos para tomar atitudes isoladas, como a manutenção de um caminhão ou estudo de novas rotas, é também poder cruzar estes dados para decisões futuras, como saber se um determinado tipo de carga sai mais pro Sul ou Sudeste, quais tipos de frete um determinado motorista costuma aceitar, onde tive mais acidentes, fazer cálculo de quilometragem versus consumo de combustível e por aí vai.

Agilidade e redução de custos

Rastrear cargas te ajuda a enxergar gargalos, tanto de desperdício de tempo, quanto de dinheiro. Sendo assim, um rastreador pode te ajudar, e muito, a dar agilidade à sua operação, fazendo com que você ganhe tempo para fechar novos negócios e otimizar outras tarefas e também a reduzir custos, com combustível e com o próprio desvio da carga em si, por exemplo.

Aumenta oportunidade e melhor o relacionamento com o cliente

Tendo uma visão mais macro da minha operação é possível aproveitar novas oportunidades de fretes, segmentos, melhores rotas, tudo pode sair de um número e se transformar em um novo negócio que não seria possível sem essa visão expandida. E o relacionamento com o cliente também sai ganhando com o rastreio de cargas, já que a tranquilidade pro lado deles só aumenta, já que contam com a segurança que seu fornecedor oferece sobre suas cargas.

A importância da ordem de coleta

A ordem de coleta é um documento que reúne as principais informações da viagem que será realizada, como dados do motorista, veículo, especificações da carga, entre outros, e é utilizada pelas transportadoras para uma retirada mais segura da carga no remetente.

Os benefícios de contar com este documento são diversos, tanto pro motorista, quanto pras empresas, Fica mais fácil de encontrar erros, de retirar a mercadoria dentro dos padrões corretos e, em possíveis ocorrências, tirar todas as dúvidas possíveis.

Ela também apoia a emissão de MDF-es (Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais Eletrônicos) e CT-es (Conhecimento de Transporte Eletrônico), já que os dados que carrega vão ser desmembrados nestes documentos que são obrigatórios no transporte de cargas.

Além disso, a OC ou Ordem de Coleta, também contribui pra regularidade fiscal, facilitação da fiscalização, caso ela aconteça, e confiança entre as partes.

Cuidados necessários para a eficiência da ferramenta

Aqui vão alguns alertas para que você aproveite a ferramenta Gestão de Viagens por completo.

  • Apenas motoristas cadastrados na plataforma podem ser vinculados à criação de viagens. Faça a busca pelo CPF!
  • Após a criação da viagem, os motoristas devem formalizar o aceite pelo aplicativo para que a transportadora possa ver os dados de rastreio.
  • O motorista precisa compartilhar a localização para que esses dados sejam exibidos.
  • O percentual de progresso da viagem começa a ser calculado automaticamente a partir do momento em que o motorista indica no aplicativo que coletou a carga.
  • Os status de início da coleta, saída da coleta e finalização da entrega são informados pelo motorista.
  • Os de aproximação da coleta e do destino são capturados de forma automática.
  • Ao criar a viagem, você pode puxar o frete pelo código, caso ele esteja cadastrado na plataforma ou sinalizar “Não” e preenchê-lo manualmente.

Agora, a última dica: os dados, segurança e eficiência gerados pela Gestão de Viagens são de uso livre e ilimitado, aproveite ao máximo!

Em um ecossistema tão rico e mutável quanto o nosso, ferramentas como a Gestão de Viagens vem pra criar conexão, unindo não só motoristas, empresas e cargas, mas também segurança, agilidade e eficiência, sem esquecer dos benefícios de rastreamento de carga que agora você deve estar craque.

Esperamos você para experimentar os benefícios da Gestão de Viagens da Fretebras. Fale com um dos nossos especialistas e conte com mais esta solução que sai do forno e vai direto pras estradas te ajudar nos fretes.

Aproveite e também assine, gratuitamente, nossa newsletter pra ficar sempre por dentro das novidades.

Compartilhe: