E aí, tudo bem? Preparado para a Black Friday 2022? Cerca de metade dos consumidores brasileiros pretende fazer compras na BF, também conhecida como última sexta-feira de novembro (25/11). A expectativa corresponde a um aumento de 3% em relação a 2021. É o que diz a pesquisa de consumo da Globo, divulgada na plataforma Gente. Então, para você aproveitar a oportunidade, a gente te ajuda a organizar a operação logística. Aproveite este conteúdo até o final!

 

Desafios que a operação logística enfrenta no período de BF

O Brasil é enorme. Temos uma dimensão continental. Cruzar o país de ponta a ponta em um prazo legal para o consumidor exige que a sua operação logística esteja preparada, com planejamento e infraestrutura. Afinal, a entrega dos pedidos tem o poder tanto de fidelizar como de comprometer a reputação do negócio.

Imagine a seguinte situação: Maria esperou o ano inteiro para comprar o notebook que já vinha namorando há muito tempo. Fez pesquisas, e, na Black Friday, escolheu o produto no site da empresa Fictícia & Co. No entanto, três dias depois, ela recebeu um e-mail falando que as vendas foram tantas que o item não estava mais disponível. O João, que comprou um smartphone na mesma companhia, recebeu o pedido. Porém, o prazo de entrega ultrapassou em 10 dias o prometido. Como você acha que será o posicionamento de Maria e João em relação à Fictícia & Co?

A operação logística na BF é coisa séria. As compras envolvem sonhos e expectativas das pessoas. Portanto, é necessário agir previamente, trabalhando ações eficientes contra possíveis problemas. Assim, na data comemorativa, o frete dará conta do recado. Cabe, com base no seu histórico de vendas no período e a percepção se o mercado está aquecido, preparar o seu estoque. Ter um parceiro capaz de executar o transporte de cargas com segurança, eficiência e sem burocracia é outro diferencial precioso.

 

Dicas para organizar a operação logística

Bora acompanhar as dicas de milhões, com potencial de gerar grandes transformações na sua operação logística? Se liga!

 

Planejamento

Bora pensar em como ter preparo e segurança durante a operação logística na Black Friday? Basicamente, um bom planejamento consiste em oferecer produtos de alta qualidade, com custo acessível ao seu público, entrega rápida, segura e que preserve as condições da mercadoria.

São várias as etapas do planejamento. Primeiro, você deve definir a expectativa de vendas na BF. Analise se o mercado está aquecido, estude a demanda pelos seus produtos, consulte pesquisas de intenção de consumo e analise o histórico de compras dos anos anteriores. Em seguida, elabore sua estratégia de vendas, com descontos (podendo chegar ATÉ 80%) e divulgações que gerem impacto.

Depois disso, comece a produção, com a compra de insumos em quantidades compatíveis a sua expectativa e coordene o processo. Tudo deve estar pronto antes da data. Firme parcerias com empresas confiáveis! O objetivo é cobrir todas as etapas da cadeia logística, até a distribuição ágil dos produtos. Finalmente, basta monitorar e aplicar intervenções, se elas forem necessárias. O segredo do sucesso envolve: estratégia, tática e operação eficiente.

 

Previsão de como o volume impactará a demanda

O volume esperado de vendas é alto. Pense que, tomando como base a pesquisa da Globo, um a cada dois consumidores entrevistados tem a intenção de comprar. E mais. 38% dos entrevistados não souberam responder. Na BF, principalmente eletrônicos, eletrodomésticos, bebidas, itens de supermercado e artigos de moda costumam bombar. Porém, todos os segmentos podem, e devem, aproveitar a data para movimentar as negociações.

Em novembro, também teremos a Copa do Mundo. O evento, por si só, já esquenta o comércio. Quando combinada à BF, as oportunidades de venda ficam ainda mais interessantes. O mesmo estudo da Globo, sobre o termômetro de consumo, traz o dado de que 56% dos entrevistados pretendem adquirir algum item novo por conta do mundial. Portanto, os artigos esportivos estarão em alta no período.

 

Desafio para a gestão de frotas

Gerenciar uma frota própria dá trabalho, custa caro e exigirá a dedicação de um tempo precioso que poderia ser investido em ações estratégicas na Black Friday. Nesse sentido, queremos te convidar a dar um passo no caminho da digitalização. A gente resolve toda a sua demanda de transporte, com muita segurança.

Entre as vantagens da terceirização do transporte de cargas, há:

  • Redução de custos e da necessidade de capital para investir na compra dos caminhões;
  • Maior confiabilidade, já que uma empresa especialista executará o frete;
  • Maior flexibilidade de operação, (vários veículos estarão disponíveis);
  • Mais tempo para os novos negócios;
  • Serviço otimizado com tecnologia de ponta;
  • Não é preciso profissionais da área, nem a manutenção nos veículos.

 

A relação do varejo com a Black Friday

O varejo precisa estar bem preparado se quiser fazer história no período. Afinal, os consumidores, pessoas físicas, já estão com a roupa de ir às compras. Cabe definir as estratégias de venda, destacando produtos específicos que serão o foco da ação. Mantenha a saúde financeira do seu negócio.

Não invista todos os seus recursos de uma vez. Além disso, treine as equipes sobre o que exatamente elas devem fazer na data. Por fim, mas não menos importante, só prometa o que conseguirá cumprir.

Anuncie a quantidade de produtos que tenha e garanta as condições de entrega, aplicando as demais dicas!

 

Aumente a cobertura de transporte de cargas na Black Friday

Sabemos que o Brasil inteiro está ligado na Black Friday, aguardando promoções arrasadoras. Pode confessar que você também já montou a sua lista de desejos. Como falamos de uma data que impacta todo o país, é preciso pensar em como cobrir o território.

A Fretebras é a líder do Brasil em soluções para conectar cargas e veículos. Usamos o melhor da tecnologia para facilitar a sua vida. Ainda descolamos um teste para você! Publique seu primeiro frete grátis e encontre o caminhoneiro ideal. É garantia de entrega rápida, segura, eficiente, sem burocracia e com capacidade de atingir todas as regiões. Aproveite a chance de aumentar a cobertura de transporte de cargas na Black Friday.

Neste texto, compartilhamos informações valiosas sobre como organizar a operação logística na Black Friday. Quer resolver, de uma vez, a questão do frete? Clique, aqui, para tirar a carga das suas costas!

Você já conhece a Fretebras e sabe como podemos ajudar a sua transportadora?

Aqui, você se conecta mais rápido com quem precisa de fretes e deixa sua operação mais ágil, eficiente e rentável.
Preencha o formulário abaixo e fale com os nossos especialistas em logística:


Compartilhe: