Toda transportadora enfrenta muitos desafios, não importa há quanto tempo esteja no transporte rodoviário de cargas. Mas isso pode ser mais preocupante para quem está começando ou em fase de crescimento.
Então, quais indicadores financeiros uma transportadora em crescimento precisa levar em conta? Bora conferir os principais? Boa leitura!
Os indicadores financeiros mostram a situação financeira da empresa. É possível ter essas informações detalhadas pela análise de dados. Esses dados são úteis para ter uma:
Em primeiro lugar, o faturamento nada mais é que a quantidade de dinheiro que entra na empresa.
No caso da sua transportadora, aqui envolve o que teve de entrada dos fretes realizados.
Em segundo lugar, a margem de lucro é útil para indicar a precificação. Para calculá-la, é preciso saber os custos de operação, mão de obra etc. Em seguida, o valor cobrado deve ser maior que esses custos. Só assim será possível cobri-los e ter lucro.
No caso da margem bruta, ela mostra quanto a empresa lucrou durante um período específico ou a cada serviço feito. Analisando esse indicador, dá para entender bem como está o desempenho do negócio.
Em teoria, quanto mais alta for a margem bruta, melhor deve ser o desempenho e o controle de gastos da transportadora.
Já a margem líquida é um dado “mais real”. Isso porque ela considera o que realmente fica no caixa após o desconto de todas as despesas e impostos.
Depois de fazer esse cálculo, é possível ver a eficiência da sua transportadora. Quanto maior for a margem líquida, maior será o lucro.
Quais são as despesas fixas da sua empresa? É aqui que entra a margem de contribuição. Esse indicador mostra o valor que cada frete deve ter para o pagar esses custos fixos.
Além do que já mencionamos, o ponto de equilíbrio é outro indicador importante. Ele aponta qual é a quantidade mínima de fretes e serviços que a sua transportadora precisa para manter o funcionamento.
É importante conseguir o ponto de equilíbrio o mais cedo possível no mês. Uma vez que alcançá-lo, a empresa começa a gerar lucro.
Chegamos aos custos. Os dois tipos são:
Cobrir as despesas para manter o negócio funcionando é importante, não é mesmo? Mas é fundamental recuperar o valor investido no começo do negócio ou para atender um período de demanda alta de fretes. É aqui que entra a importância do ROI, ou retorno sobre o investimento.
Ele indica quanto tempo é necessário para receber de volta o valor que investiu. Por exemplo, investimentos para abrir a empresa, adquirir ou ampliar a frota etc.
O que restou depois de pagar todos os custos de operação? Esse valor é a lucratividade da sua transportadora!
Agora, sobre a rentabilidade, ela representa quanto dinheiro foi gasto para oferecer um serviço e quanto espera ter de lucro.
Ela serve para indicar se o negócio está sendo ou não vantajoso. Por isso, é importante prestar atenção nesse dado para não ter prejuízos e, com isso, dívidas, combinado?
A análise de dados precisa seguir algumas etapas para ajudar, de verdade, o desempenho da sua transportadora. Assim, siga as etapas a seguir:
Incluir os indicadores financeiros vai fazer toda a diferença para manter e estimular o crescimento da sua transportadora. Ela evita erros e promove uma gestão mais eficiente.
Desse modo, nunca deixe de lado esses dados para entender se o seu negócio está sendo lucrativo e aproveite essas informações para tomar decisões melhores.
Quer saber mais sobre o assunto? Então, veja a matéria Gestão e finanças para transportadoras: 9 práticas obrigatórias.
Formada em letras e pós-graduada em copywriting e escrita criativa.
Atua na área de redação e revisão de textos de diversos formatos, como blogs, sites, mídias sociais e manuais.
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