O frete é interessante, mas você não conhece muito bem a empresa. E agora, o que fazer? Pesquisar algumas informações sobre a transportadora é um bom começo.
Então, veja as sugestões que vamos te dar agora. Será que você já segue alguma delas? Aproveite tudo o que preparamos para garantir sua segurança e sucesso no transporte rodoviário de cargas.
Cheque a empresa
Para começar bem, verifique a transportadora que você está negociando. Basta ir no aplicativo, dentro da parte de perfil, e checar a empresa. É só colocar tanto o telefone ou o nome da empresa que está entrando em contato, ok?
Se a empresa estiver aparecer, já é um bom sinal para continuar. Agora, se não estiver na base, é bom redobrar o cuidado pois pode ser golpe.
Pesquise os dados sobre a empresa
Além disso, busque algumas informações sobre a transportadora. Por exemplo, confirme no Google dados como o CNPJ e o endereço.
CNPJ
Após saber o CNPJ, veja se ele existe e está ativo. Use o Google para analisar se ele confere com o tipo de negócio da empresa.
Endereço
Depois de pesquisar o endereço, cheque se é verdadeiro. Para isso, abra o Google Maps e digite o endereço da empresa. Em seguida, use o recurso do Street View (ou vista da rua) para conferir imagens reais do que tem na localização.
Faça contato com a empresa
Assim que fechar a negociação, é hora de falar com algum responsável do negócio. Então, faça uma chamada de vídeo com alguém da transportadora.
Nesse momento confirme todos os detalhes da viagem e, se for o caso, tire suas dúvidas.
Aproveite as informações que você encontra na Fretebras
Para finalizar, a própria Fretebras te oferece dados seguros. Por meio deles, você pode analisar se a transportadora é de confiança e evitar golpes.
Verifique o perfil da empresa na nossa plataforma
Confirmar o perfil das transportadoras te dá mais certeza de um bom negócio. Por exemplo, veja há quantos anos o negócio existe. Quanto mais tempo, maior a chance de ser confiável.
Confira as avaliações e o histórico da transportadora
Cheque as avaliações das empresas e o histórico de fretes anteriores. Ver o que outros motoristas disseram vai te ajudar a decidir se aceitar o frete é um bom negócio ou não.
Quanto mais pesquisar, maior a segurança!
Como vimos, saber sobre as empresas que estão oferecendo fretes é muito importante para aumentar sua segurança na negociação e na estrada. Por isso, vale a pena aplicar essas dicas para não cair em golpes.
Então, pesquise os dados sobre a transportadora e faça um contato (se possível, com chamada de vídeo). Além disso, analise as informações que você encontra na nossa própria plataforma.
Quer mais sugestões? Veja a matéria Como ter mais segurança no transporte de cargas? para conferir outras dicas.

Formada em letras e pós-graduada em copywriting e escrita criativa.
Atua na área de redação e revisão de textos de diversos formatos, como blogs, sites, mídias sociais e manuais.