Você sabe qual a importância do monitoramento de cargas?

2020-02-04T00:38:43-03:0026/11/2019|Categorias: Logística e Transportes|

Somente no ano de 2018, foram identificados 22 mil roubos de cargas no Brasil. Apesar de ainda ser um número alarmante e prejudicial para transportadoras, clientes e condutores, esse cenário vem mudando em razão do monitoramento de cargas, que apresentou uma diminuição de 14,45% segundo o relatório da Associação Nacional de Transportes de Cargas e Logística (NTC&Logística).

Além de contornar e precaver tantos extravios, monitorar a sua carga também é uma questão de diferencial competitivo e de satisfação dos seus clientes. A tecnologia se torna a sua grande aliada e ferramenta que reduz diversos custos e prejuízos no setor logístico. Continue a leitura e entenda como!

Como funciona o monitoramento de cargas?

O processo de monitorar cargas consiste em acompanhar, em tempo real, tudo o que diz respeito à mercadoria, ao condutor, ao caminhão e ao trajeto. Isso acontece desde o momento em que é feito o carregamento no veículo até a entrega ao destinatário.

Assim, você fica ciente dos atrasos, dos imprevistos com o caminhão, dos possíveis roubos e de outros problemas logísticos que podem acontecer durante uma entrega.

Por que investir no monitoramento de cargas?

O monitoramento de cargas está presente tanto na gestão de riscos quanto no atendimento ao seu cliente. Veja como essa análise atualizada e real permite evitar problemas e aproximar a sua relação com os compradores.

Auxílio no planejamento

Ao monitorar a sua carga, você poderá identificar os trechos com maiores problemas, os trajetos perigosos, as cidades com mais incidência de criminosos e os demais aspectos que possam atrasar, inviabilizar ou gerar prejuízos na sua entrega.

Ao tomar conhecimento desses problemas e de situações desfavoráveis, você terá tempo hábil para planejar a melhor rota e os horários mais tranquilos, será mais claro sobre os prazos com os seus clientes e, até mesmo, definirá o seu preço de frete com mais precisão.

Evitamento de atrasos e desvios

Atrasos podem acontecer por diversos motivos, mas, entre os principais, destacamos engarrafamentos, acidentes e problemas no caminhão. Já os desvios de mercadorias são ocasionados principalmente pela ação de criminosos que encontram brechas na segurança.

Ao monitorar uma carga, você saberá exatamente a localização e se o veículo está parado ou se desviou do caminho, além de manter uma comunicação direta com o caminhoneiro. Tendo essas informações em tempo real, poderá entrar em contato com órgãos de segurança ou, até mesmo, evitar que a carga seja desviada.

Fidelização de clientes

Ter processos de entrega mais ágeis, planejados, com imprevistos controlados, sem atrasos e com mercadorias que chegam dentro do prazo é um requisito de grande importância para fidelizar o seu cliente.

O oposto se dá com transportadoras que não investem no monitoramento de cargas por meio de tecnologias e que não têm nenhum controle sobre seus veículos, suas mercadorias, a segurança e os prazos de entrega.

Promoção da imagem da empresa

Clientes fidelizados são clientes que promovem a sua empresa, principalmente pelo poderoso marketing boca a boca. Indicações de consumidores que alegam cumprimento dos prazos, agilidade nas entregas e um atendimento de excelência criam mais autoridade para a sua marca. Esse é um diferencial de extrema importância no setor logístico, em que atrasos e a conservação da mercadoria são problemas diários.

Como a tecnologia facilita esse monitoramento?

Já existem aplicativos, tanto para celulares quanto para computadores, que fazem a comunicação entre motorista e transportadora. Além disso, há softwares com GPS e localizações de ponta que permitem não só monitorar a sua carga, mas também controlar a velocidade e identificar o melhor trajeto, os caminhos engarrafados, o consumo de combustível e, até mesmo, freadas bruscas, que podem indicar acidentes ou roubos.

O monitoramento de cargas já deixou de ser um investimento opcional, considerando que roubos, atrasos, desvios e falta de comunicação com o caminhoneiro podem gerar prejuízos irreversíveis para as empresas. Sem contar que esse é um dos diferenciais que podem atrair mais clientes.

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