Processos otimizados são a chave para o sucesso, e a gestão de transporte de cargas tem papel fundamental nessa tarefa. A entrega é o ponto de conexão entre o cliente e o serviço contratado, ou o produto comprado e, por esse motivo, qualquer problema que ocorra nessa etapa final influenciará diretamente na satisfação do cliente.

A gestão de transporte de cargas é responsável por todo o planejamento de entregas, embarques e desembarques e deve buscar desempenhar essas atividades com a maior otimização possível, monitorando os resultados de perto, para que os gargalos possam ser verificados e eliminados.

Quer descobrir como ter uma gestão de frete de sucesso? Continue lendo e saiba mais!

 

5 dicas para uma gestão de transporte de cargas mais eficiente

Não há segredo que garanta que uma operação não terá problemas durante as entregas. Porém, algumas ações podem ser tomadas para tornar a gestão de transporte de cargas mais eficiente. Selecionamos algumas para você conferir, então, veja abaixo.

1. Controle o estoque

Conhecer a demanda com precisão a partir de uma previsão de vendas clara e objetiva auxilia nas atividades de controle internas. O estoque deve estar livre de divergências para que sempre haja produtos disponíveis a serem entregues, e bem administrado para que seu nível não esteja muito alto, correndo o risco de ter um grande número de mercadorias que entrarão em obsolescência.

2. Defina metas

Uma equipe que sabe quais são os resultados que a empresa espera tem maior facilidade em saber o que fazer e o quanto deve ser feito para que os gestores fiquem satisfeitos.

Sendo assim, definir metas alcançáveis, específicas, com detalhes sobre o objetivo e que sejam relevantes para a operação ajuda o time a buscar a máxima eficiência em suas atividades.

3. Conheça bem o mercado

O mercado muda constantemente, e acompanhar a sua dinâmica é essencial para que a empresa saiba onde ela se encontra e o que deve fazer para que melhore seus resultados. Estudar o setor no qual o negócio atua e estimular a equipe a buscar novidades ajudará a alcançar os objetivos traçados.

4. Aposte em um software de qualidade

Uma equipe de alta performance não demonstra a mesma qualidade de atuação se não dispõe de uma ferramenta que otimize as atividades e suporte a carga de trabalho.

Sendo assim, ofereça ao seu time um software de qualidade, para que ele possa desempenhar sua função da melhor forma, com maiores eficiência e agilidade.

5. Invista em tecnologia

O mercado oferece diversas soluções diferentes e inovadoras para fechar as lacunas nas operações de frete e para que a gestão de transporte seja eficiente. Essas tecnologias precisam estar presentes na empresa.

Um excelente exemplo é a Fretebras, que tem como objetivo integrar, de forma menos complexa, as transportadoras e os caminhoneiros, possibilitando que as empresas de transporte possam expandir sua atuação e agilizar os processos de fechamento de frete.

Basta a empresa publicar uma necessidade de frete, que um grande número de motoristas já pode se mostrar interessado no serviço a ser prestado.

Trabalhar com o serviço de transporte é algo desafiador, afinal, muitas são as variáveis que influenciam essa atividade. O controle total não é possível, mas a forma como a empresa administra os riscos é o que irá diferenciá-la das demais que oferecem o mesmo serviço no mercado.

A gestão de transporte de cargas deve ser feita de forma detalhada, buscando a melhoria contínua, e a adoção de processos e ferramentas que tornem a operação mais eficiente é fundamental para que os níveis de qualidade sejam altos e para alcançar a satisfação total dos clientes.

Gostou do post? Que tal se inscrever na newsletter do Blog Fretebras?

Em caso de dúvida, consulte nosso website e fale com um de nossos consultores!

Você já conhece a Fretebras e sabe como podemos ajudar a sua transportadora?

Aqui, você se conecta mais rápido com quem precisa de fretes e deixa sua operação mais ágil, eficiente e rentável. Preencha o formulário abaixo e fale com os nossos especialistas em logística:


Compartilhe: