Somente no ano de 2018, foram identificados 22 mil roubos de cargas no Brasil. Apesar de ainda ser um número alarmante e prejudicial para transportadoras, clientes e condutores, esse cenário vem mudando em razão do monitoramento de cargas, que apresentou uma diminuição de 14,45% segundo o relatório da Associação Nacional de Transportes de Cargas e Logística (NTC&Logística).
Além de contornar e precaver tantos extravios, monitorar a sua carga também é uma questão de diferencial competitivo e de satisfação dos seus clientes.
A tecnologia se torna a sua grande aliada e ferramenta que reduz diversos custos e prejuízos no setor logístico. Continue a leitura e entenda como!
Como funciona o monitoramento de cargas?
O monitoramento de cargas consiste em acompanhar, em tempo real, tudo o que diz respeito à mercadoria, ao condutor, ao caminhão e ao trajeto. Isso acontece desde o momento em que é feito o carregamento no veículo até a entrega ao destinatário.
Assim, você fica ciente dos atrasos, dos imprevistos com o caminhão, dos possíveis roubos e de outros problemas logísticos que podem acontecer durante uma entrega.
Por que investir no monitoramento de cargas?
O monitoramento de cargas está presente tanto na gestão de riscos quanto no atendimento ao seu cliente. Veja como essa análise atualizada e real permite evitar problemas e aproximar a sua relação com os compradores.
Auxílio no planejamento
Ao monitorar a sua carga, você poderá identificar os trechos com maiores problemas, os trajetos perigosos, as cidades com mais incidência de criminosos e os demais aspectos que possam atrasar, inviabilizar ou gerar prejuízos na sua entrega.
Ao tomar conhecimento desses problemas e de situações desfavoráveis, você terá tempo hábil para planejar a melhor rota e os horários mais tranquilos, será mais claro sobre os prazos com os seus clientes e, até mesmo, definirá o seu preço de frete com mais precisão.
Evitamento de atrasos e desvios
Atrasos podem acontecer por diversos motivos, mas, entre os principais, destacamos engarrafamentos, acidentes e problemas no caminhão. Já os desvios de mercadorias são ocasionados principalmente pela ação de criminosos que encontram brechas na segurança.
Ao monitorar uma carga, você saberá exatamente a localização e se o veículo está parado ou se desviou do caminho, além de manter uma comunicação direta com o caminhoneiro. Tendo essas informações em tempo real, poderá entrar em contato com órgãos de segurança ou, até mesmo, evitar que a carga seja desviada.
Fidelização de clientes
Ter processos de entrega mais ágeis, planejados, com imprevistos controlados, sem atrasos e com mercadorias que chegam dentro do prazo é um requisito de grande importância para fidelizar o seu cliente.
O oposto se dá com transportadoras que não investem no monitoramento de cargas por meio de tecnologias e que não têm nenhum controle sobre seus veículos, suas mercadorias, a segurança e os prazos de entrega.
Promoção da imagem da empresa
Clientes fidelizados são clientes que promovem a sua empresa, principalmente pelo poderoso marketing boca a boca.
Indicações de consumidores que alegam cumprimento dos prazos, agilidade nas entregas e um atendimento de excelência criam mais autoridade para a sua marca.
Esse é um diferencial de extrema importância no setor logístico, em que atrasos e a conservação da mercadoria são problemas diários.
Como a tecnologia facilita esse monitoramento?
Já existem aplicativos, tanto para celulares quanto para computadores, que fazem a comunicação entre motorista e transportadora.
Além disso, há softwares com GPS e localizações de ponta que permitem não só o monitoramento de cargas, mas também controlar a velocidade e identificar o melhor trajeto, os caminhos engarrafados, o consumo de combustível e, até mesmo, freadas bruscas, que podem indicar acidentes ou roubos.
O monitoramento de cargas já deixou de ser um investimento opcional, considerando que roubos, atrasos, desvios e falta de comunicação com o caminhoneiro podem gerar prejuízos irreversíveis para as empresas. Sem contar que esse é um dos diferenciais que podem atrair mais clientes.
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Edu Ribeiro
Formação:
– Graduado em Comunicação Social – Jornalismo pela UNISA.
– Pós-graduado em Gestão de Projetos Digitais pelo SENAC SP.
Perfil Profissional:
Jornalista especializado em transporte e logística rodoviária.
Áreas de Interesse:
– Gestão de Frota
– Sustentabilidade no Transporte
– Inovação e Tecnologia
– Segurança Rodoviária
– Infraestrutura e Logística