Foi aí que pediram reforço no gerenciamento de frotas e na gestão de transporte? As inovações chegaram com tudo para tornar o seu trabalho muito mais certeiro, barato e rápido, sem abrir mão da segurança.
Com o GPS, você acompanha a posição dos veículos em tempo real, o que serve para otimizar as rotas e evitar atrasos. Assim, as viagens podem ser programadas com eficiência, considerando o tráfego, a distância e fatores climáticos.
O recurso monitora a localização do veículo, a velocidade e outros dados importantes, ajudando a garantir a segurança dos motoristas e a eficiência do transporte. Outra vantagem é que a otimização das rotas reduz o uso de combustível, contribuindo para a economia.
Além disso, nos apps, você acompanha o progresso das entregas em tempo real e compartilha informações da rota com outros motoristas, possibilitando que as mercadorias cheguem ao destino de maneira pontual e, com isso, aumentem a satisfação do cliente.
Existem muitos softwares de gerenciamento de frotas disponíveis no mercado. Eles fornecem recursos como monitoramento e localização de veículos, programação de rotas, controle de manutenção, comunicação eficiente com clientes e gerenciamento de combustível.
Com o software, você pode monitorar a manutenção preventiva dos caminhões, as despesas com peças e outros custos relacionados à frota. Inclusive, a tecnologia te ajuda a identificar áreas em que você pode reduzir as despesas.
A ferramenta também serve para controlar se os motoristas estão seguindo as leis de trânsito e outras regulamentações, além de fornecer dados sobre hábitos de condução para identificação e correção de problemas de segurança.
Sem dados não há melhoria! A tecnologia big data analisa uma grande quantidade de informações, identificando tendências e oportunidades de otimização para você.
Na direção, por exemplo, a inteligência artificial (IA) identifica padrões de comportamento que possam ser perigosos e alerta os motoristas. Ela também pode analisar dados históricos e atuais para prever a demanda por transporte ou possíveis falhas, o que ajuda a garantir a continuidade na operação.
A IA é a sua parceira no gerenciamento de frotas porque facilita a alocação de veículos e motoristas, gerando máxima eficiência e redução de custos.
As tecnologias IoT permitem a conexão de sensores e outros dispositivos ao veículo que facilitam na tomada de decisão na gestão do transporte. Isso porque,com esses mecanismos, temos a coleta de dados em tempo real para otimizar as rotas, gerenciar estoques, garantir a segurança e prever problemas.
Os sensores conectados à internet monitoram a temperatura, umidade e outros fatores importantes que afetam a integridade da carga. Já em relação ao estoque, as informações geradas pela IoT garantem que as mercadorias estejam sempre disponíveis para entrega. Muito prático, né?
As inovações vieram para transformar o gerenciamento de frotas e a gestão do transporte. Com elas, é possível otimizar rotas, reduzir o tempo de entrega e aumentar a eficiência geral da operação. E tem mais: a tecnologia também minimiza o uso de combustível e de outros recursos, além de trazer mais segurança aos motoristas e às cargas. Para ficar por dentro de todas as novidades, assine a nossa newsletter!
Bacharel em jornalismo pela UFJF e mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela mesma instituição.
Especialista em SEO, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo. Experiência em redação para diversas mídias e campanhas com foco no setor logístico e de transporte rodoviário.
Já teve problemas como atrasos nas entregas ou cancelamentos por não encontrar caminhões com a…
Como o pessoal da sua transportadora encontra carroceria munck para os fretes? Essa etapa de…
Conseguir carroceria silo para frete é um desafio para a sua transportadora? Sabemos que encontrar…
Quais são as regiões mais importantes do agronegócio? O que elas produzem? Se você trabalha…
Vai um arroz aí? Sabia que a safrinha de arroz pode ser bastante lucrativa para…
Trabalha com transporte de grãos e quer saber como aproveitar o melhor de cada época?…
This website uses cookies.