Você é caminhoneiro autônomo e não sabe mais o que fazer para economizar na rodagem? Parece que os custos só aumentam e os ganhos estão cada vez menores?
Se for o seu caso, a economia inteligente pode fazer toda a diferença para o seu negócio. Para entender melhor, bora conferir a leitura?
Por que a economia inteligente é importante na rodagem?
Saber economizar evita dívidas desnecessárias e possibilita fazer investimentos. Também permite criar uma reserva de emergência que vai te salvar em momentos de baixa demanda ou imprevistos.
Já no caso da economia inteligente, ela traz estratégias específicas que ajudarão o caminhoneiro autônomo a reduzir gastos. Muitas vezes, em vez de cortar gastos, ela envolve incluir certos custos que ajudarão na prevenção de gastos maiores.
Desse modo, confira abaixo algumas ideias interessantes de economia inteligente que te ajudarão a conquistar e manter a saúde financeira na estrada.
1. Manutenção preventiva
Para começar, saiba que gastar antecipadamente significa gastar menos. Pode parecer estranho, mas é isso mesmo que você leu. A manutenção preventiva garante não só a sua segurança na estrada, mas também dá a certeza de que o caminhão está pronto para o trabalho.
Para conferir se tudo está nos conformes, olhe todo o caminhão. Veja o nível do óleo, as lonas de freio, se tem algum vazamento, se tem folga no cardan etc.
Antecipar esses gastos vai tornar a manutenção muito mais barata. Isso significa menos sustos na estrada, já que dificilmente o caminhão terá uma pane que possa precisar de um guincho ou serviço mecânico no local.
Com isso, você economiza dinheiro, tempo e garante que a entrega chegará no prazo.
2. Economize combustível
Economizar combustível é um dos principais segredos para conseguir diminuir os gastos na rodagem. E você consegue isso tomando cuidado onde vai abastecer e mudando alguns hábitos de direção para aumentar a autonomia do veículo. Quer algumas sugestões? Veja a seguir.
Onde abastecer
Escolha bem onde vai abastecer o caminhão: não abasteça olhando apenas o preço. Procure saber se o local é de confiança.
Além disso, tenha noção dos valores, faça questão da nota fiscal e prefira locais que oferecem benefícios, como ponto de descanso.
Condução econômica
Além de escolher bem o posto, controlar o jeito de dirigir também faz toda a diferença na economia de combustível. Por exemplo:
- Tenha o costume de arrancar devagar o caminhão;
- Aproveite as descidas e não acelere até o veículo embalar;
- Não dê sobrepeso no caminhão. Isso afeta todo o sistema dele, desde freio, desgaste de motor e pode, inclusive, estourar os pneus precocemente.
3. Trabalhe na regularidade
Andar dentro da lei é sempre a melhor escolha e previne muitos aborrecimentos! Assim, evite:
- Ultrapassagem em locais proibidos;
- Sobrepeso no veículo: além do risco de multa na balança, aumenta as chances do pneu estourar;
- Documentação atrasada: mantenha tudo em dia, como aferição de tacógrafo, documentos do veículo etc.
Seguir as leis te protege de multas, acidentes e estragos no seu caminhão! No caso das multas, elas geram prejuízo e atrapalham o relacionamento do motorista com a empresa. Ser visto com bons olhos pelas empresas para continuar tendo oportunidades de trabalho. Lembre-se de que, muitas vezes, o networking é mais importante que o dinheiro!
4. Pedágios
Quantos pedágios têm na rota que você vai fazer? Quem vai pagá-los, você ou a transportadora? Como o custo deles é alto, confira isso quando estiver negociando fretes. Se a empresa não cobrir esses gastos, lembre-se de incluí-los no valor que vai cobrar, combinado?
Outra prática interessante é o uso das tags. Elas são como um adesivo, muitas vezes coladas logo abaixo do retrovisor. Aproveite as empresas que dão essas tags sem cobrar.
Com a tag, você não precisa parar nas cancelas dos pedágios. Isso gera economia de tempo e de lona de freio, já que não precisa parar. Além disso, reduz o gasto de combustível, pois não vai precisar parar o caminhão e arrancar em seguida.
Assim, se o trajeto tiver 15 pedágios, por exemplo, serão 15 paradas a menos. Também evita filas, especialmente em épocas de feriados ou de fluxo intenso de veículos.
5. Seguro
O que você faria se tivesse que recomeçar todo o seu negócio do zero? Pode ser desafiador, mas essa situação pode ser evitada pelo seguro. Ele é o melhor investimento para te proteger de situações trágicas e imprevistas, como furto, roubo, desastres naturais etc.
Então, inclua o custo do seguro nas contas da sua empresa, que é seu caminhão. Afinal, não vale a pena perder a sua ferramenta de trabalho. Se achar interessante, muitos profissionais aproveitam o extra que recebem dos complementos para investir no seguro.
Para isso, vale a pena pesquisar antes de contratar. Como as seguradoras oferecem vários planos e costumam personalizar, veja o que atende melhor suas necessidades e esteja dentro da realidade do seu negócio. Não se esqueça de ler as entrelinhas e o que a cobertura garante, combinado?
Ainda sobre a importância de se proteger, a plataforma da Fretebras conta com uma ferramenta muito útil para evitar golpes e calotes de empresas. O Frete Seguro foi criado para te proporcionar uma vida mais justa na estrada.
Vale a pena economizar na rodagem?
Saber economizar é um caminho sem volta e seu negócio só tem a ganhar! Por isso, sempre dê atenção à manutenção preventiva do seu caminhão, economize combustível e trabalhe de acordo com as leis.
Também vale incluir na negociação do frete os custos dos pedágios (se a empresa não cobri-los) e contratar um plano de seguro para seu veículo.
Com todos esses cuidados, sua vida na estrada será muito melhor porque você terá menos problemas. E você terá mais condições de negociar melhor os fretes.
Falando em fretes, faça já seu cadastro gratuito como motorista na Fretebras e encontre as várias opções de cargas para o seu caminhão.
Formada em letras e atua na área de redação e revisão de textos de diversos formatos, como blogs, sites, mídias sociais e manuais.