Caminhoneiro, negociar fretes é um desafio para você? Não importa há quanto tempo esteja na estrada, ter dificuldades para conseguir um acordo pode dar prejuízos.

Assim, vamos te falar agora sobre como desenvolver ou melhorar sua habilidade de negociação. Isso vai te permitir receber um valor justo pelo seu trabalho. Então, aperte os cintos e confira as dicas.

Lembrete importante para negociar

Negociar não é uma disputa vencida por quem paga menos e quem presta mais serviços com descontos. Na verdade, ela é uma tentativa de conseguir um acordo vantajoso para os dois lados: o caminhoneiro e a transportadora.

Com isso em mente, vamos entender alguns erros que os motoristas podem cometer e as vantagens de saber negociar.

Erros ao negociar fretes

Para não perder tempo, evitar prejuízos e manter a saúde financeira na estrada, é importante ter atenção a alguns detalhes, como:

  • Ficar ansioso para fechar logo um contrato e não analisar todos os custos envolvidos;
  • Não fazer pesquisa de mercado: é importante conhecer as opções disponíveis e comparar preços e condições antes de tomar uma decisão;
  • Não conhecer os detalhes do serviço: é preciso entender o peso, volume e as características especiais dos produtos para poder negociar com precisão;
  • Não conhecer bem seu caminhão: dificulta o cálculo correto do custo;
  • Não investir em tecnologia: existem ferramentas que te ajudam a calcular seus custos para que você possa fazer melhores negociações;
  • Aceitar ofertas fora do comum: preços muito acima da média, em alguns casos, podem ser golpes. Desconfie!

Por que é importante saber negociar fretes?

Mesmo tendo bastante experiência na estrada, saber negociar os fretes é uma ajuda importante para passar mais credibilidade. Com isso, você terá:

  • Melhoria da qualidade do transporte;
  • Entregas mais rápidas e seguras;
  • Abertura de novas oportunidades de negócios;
  • Criação de parcerias sólidas e de longo prazo;
  • Melhores condições de pagamento;
  • Bons preços para caminhoneiros e embarcadores.

Então, veja abaixo 6 sugestões de como negociar os fretes.

1. Saiba o preço do mercado

Ter noção do preço médio cobrado ajuda a identificar possíveis golpes. Outra situação útil é poder identificar se estiverem oferecendo um valor bem abaixo do padrão.

Então, como saber se o valor é justo? Dê sempre uma olhada na tabela de frete ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). Ela foi atualizada em julho de 2024.

2. Conheça bem a carga

Entenda bem detalhes como qual é a carga, o peso dela e o tipo de carroceria ideal para a viagem. Se essas informações não estiverem claras, tire suas dúvidas com o contratante antes de fechar o negócio.

3. Pesquise sobre o destino da viagem

Verifique todo o trajeto e calcule o custo total. Além do diesel e pedágios, inclua gastos como alimentação, pernoites (se for o caso), desgaste do veículo e manutenção.

4. Seja o caminhoneiro que as transportadoras querem

Ter um bom relacionamento com as empresas envolve não apenas ser um profissional experiente, mas também ser uma pessoa de confiança.

Se tiver cadastro em plataformas como a Fretebras, vai facilitar para as transportadoras te conhecerem por meio da avaliação do seu perfil.

5. Aproveite a tecnologia

Aproveitar recursos como o aplicativo da Fretebras faz toda a diferença na hora da negociação. Isso acontece porque o sistema conta com prevenção contra roubo e fraudes!

Dica: após se cadastrar na plataforma, veja como destacar seu perfil para aumentar suas chances de conseguir fretes, combinado?

6. Use o Frete seguro na Fretebras

Se você já tem seu cadastro na Fretebras, o Frete seguro vai te ajudar bastante na segurança de todo o processo da negociação! Quer saber como funciona? Confira o passo a passo:

  • Busque seus fretes normalmente;
  • Assim que encontrar uma carga que te interessou, clique em Liberar contato;
  • Pague a taxa reembolsável obrigatória por Pix e veja os contatos da empresa que publicou para seguir com a negociação;
  • Se não quiser fechar o frete ou quiser buscar outro, todos os contatos ficam disponíveis por 24 horas;
  • Assim dá para negociar tranquilamente sem pagar de novo;
  • Mas se fechou e for carregar, acesse novamente o aplicativo da Fretebras e confirme que realizou esse frete para avançar com segurança;
  • Em seguida, confirme a coleta e receba seu dinheiro de volta na carteira da conta da Fretebras.

Viu só? Dá para você negociar seus fretes sem medo de calotes ou prejuízos.

A segurança que você precisa está aqui!

Já cometeu algum erro que mencionamos aqui? Não se preocupe! Agora você já sabe tudo o que precisa para saber negociar fretes, conseguir boas opções de viagem e melhorar sua vida na estrada.

Assim, quando analisar uma proposta de frete, conheça bem a carga, pesquise sobre o destino da viagem, seja o caminhoneiro que as transportadoras gostam de lidar, aproveite a tecnologia e use o Frete seguro da Fretebras.

Então, aproveite e já busque seus fretes. Tenha uma viagem com segurança e tranquilidade!