Transportadora

Como minimizar gastos imprevistos em uma transportadora?

Ninguém gosta de levar sustos, não é mesmo? E isso não é diferente quando o assunto é gasto imprevisto na transportadora. Essas demandas que surgem do nada, fora do planejamento, podem causar muitas dores de cabeça para quem é do transporte rodoviário de cargas.

Em primeiro lugar, saiba que você não está sozinho. Em segundo lugar, existem algumas estratégias para te ajudar. Quer saber quais são os principais motivos que geram gastos imprevistos e como minimizar esses impactos? Acompanhe a seguir.

1. Sinistros

O sinistro veicular é qualquer evento que cause danos ao caminhão. Pode ser desde acidente de trânsito, roubo, furto ou até mesmo incêndio.

Ninguém deseja passar por isso, mas estar preparado faz toda a diferença para lidar com sinistros da sua frota de caminhões.

O que fazer quando acontecer um sinistro?

No caso de acidente de trânsito, por exemplo, confira o estado do motorista e chame a polícia, que dará as orientações do que pode ser feito. Também não deixe de avisar o quanto antes a seguradora.

Como se preparar antes dos sinistros?

Se ainda não tem, faça um seguro para a sua frota. Analise as opções com calma e escolha a que seja melhor para a sua realidade.

Inclua também um valor mensal para a manutenção preventiva, preditiva e corretiva dos seus veículos. 

Vamos falar bastante ainda sobre ela aqui, mas tenha uma reserva financeira para esses imprevistos.

2. Falta ou atraso de pagamentos

Chegou o dia de receber daquele cliente importante, mas a transferência não aconteceu? Pode ser desesperador, mas manter a calma e saber o que fazer é fundamental nesses momentos!

O que fazer com a inadimplência?

A dica de ouro é sempre manter uma boa comunicação: acompanhe os clientes inadimplentes para entender o que aconteceu. Isso é importante especialmente para quem nunca atrasou nenhum pagamento. Tente garantir que conseguirá receber em breve, mesmo que atrasado.

Outra ajuda muito útil é a reserva de emergência. Se tiver, é interessante usá-la para não atrasar nenhum pagamento da sua transportadora. Caso não tenha, comece calculando todo o valor que faltará para quitar as contas da sua empresa. Em seguida, veja o que consegue mudar a data para pagar depois.

Como se preparar antes dos atrasos?

Como não dá para contar que todos pagarão em dia, o que seria a situação ideal, é preciso se preparar para essas situações.

Assim, comece (ou continue) a reserva de emergência do seu negócio. Ela te dará o fôlego que precisa até os clientes pagarem.

Além disso, aproveite para reduzir as dívidas do cartão de crédito ou parcelas em boletos. Quanto menor for o valor do custo mensal, mais fácil será para lidar com a inadimplência.

3. Multas

Um dos imprevistos mais incômodos, com certeza, é a multa. E para aumentar a tensão, além da notificação, tem o valor dela que varia de acordo com a gravidade da infração.

O que fazer quando receber multas?

Acha que cabe recurso? Então, tente. Agora, se possível, pague o quanto antes para garantir o desconto de 20% do valor.

Se tiver uma reserva de emergência, ela pode ser de grande ajuda. Porém, se não tiver ou não quiser utilizá-la, busque cargas extras.

Como se preparar antes das multas?

Investir em treinamentos como direção defensiva e sessões de capacitação dos motoristas é o grande diferencial.

4. Perda de clientes

Ninguém quer perder clientes, mas isso é bem comum de acontecer, infelizmente.

Existe, inclusive, um indicador sobre isso, o churn. Essa palavra vem do inglês e significa “virar” ou “agitar”. Ele mostra a quantidade de clientes que a empresa perdeu. Aqui vale tanto para os casos de cancelamento como inadimplência, não renovação etc.

O que fazer quando perder clientes?

Aqui, mais uma vez, a boa comunicação é fundamental. Entenda o motivo do cancelamento ou pausa. Feito isso, tente negociar.

Novamente, a reserva de emergência é ideal nessa fase. Assim, caso realmente perca o cliente, é possível buscar outros com mais calma.

Como se preparar para evitar perder clientes?

O ideal para evitar essa rotatividade é ter uma cultura de manutenção dos clientes. Quanto mais for a fidelidade deles, maior será o vínculo e, com isso, menor a taxa de cancelamento.

Além disso, agora é o momento de construir ou aumentar sua rede de relacionamentos. Tenha contatos da sua região e aproveite feiras e eventos para conhecer outros profissionais e possíveis clientes do setor.

Outro ponto importante é acompanhar o que a concorrência está fazendo. Será que estão oferecendo pacotes melhores? Prazos maiores de pagamento? Ou bônus de fidelidade? Essas informações podem te dar ideias para incrementar seus serviços.

Também não se esqueça de investir na reserva de emergência da sua transportadora, combinado?

Apenas comece!

Quer lidar melhor com os imprevistos? É possível, sim, lidar com imprevistos e aproveitar oportunidades. Para isso, se antecipe a eles. Comece o quanto antes a se preparar para não ter grandes problemas quando eles acontecerem.

Falamos bastante sobre ter uma reserva para os imprevistos, não é mesmo? Porém, para organizar todas as finanças da sua transportadora é preciso ter um bom fluxo de caixa. Precisa de ajuda com isso? É só baixar a planilha de fluxo de caixa para ter maior clareza das suas metas e começar a sua reserva de emergência.

Recent Posts

Por que usar ferramentas de gestão e otimização financeira?

Tem uma transportadora? Você acha que falta alguma coisa para ela ter (ainda mais) sucesso?…

3 dias ago

Caminhoneiro: veja a quantidade de fretes para Fiorino

Motorista, como está o negócio de transportes da sua Fiorino? Está começando no transporte rodoviário…

5 dias ago

O frete agrícola em 2025 e o preço dos alimentos

O valor do frete agrícola deve subir. A alta pode chegar a até 12% e,…

7 dias ago

Fretes para Fiorino: 6 formas de conseguir cargas

Tem um Fiat Fiorino e precisa de ideias para conseguir mais fretes? Não precisa se…

2 semanas ago

Como enfrentar imprevistos e não perder oportunidades?

“O importante não é o que acontece, mas como você reage.” Já escutou essa frase?…

3 semanas ago

Como a transportadora pode ter mais segurança ao pagar?

Alerta de golpe! Seria bom se todas as mensagens fraudulentas viessem com esse aviso, não…

1 mês ago

This website uses cookies.