“Perdi mais um cliente, e agora?” Já passou por essa situação? Ninguém quer perder clientes, mas isso ensina algumas lições valiosas para as transportadoras. Melhorar a experiência deles é o primeiro passo.
Então, como é possível melhorar a experiência do cliente? Muitas práticas reduzem o churn ou evitam a perda de clientes no setor de transporte rodoviário de cargas. Confira agora alguns exemplos.
Churn é uma palavra inglesa que significa “virar” ou “agitar”. Ele mostra quantos clientes a empresa perdeu. Essa taxa se refere tanto para os casos de cancelamento como inadimplência, não renovação etc.
Saber quantos clientes deixaram de fazer negócios com a sua empresa é importante. Porém, é fundamental rastrear quais foram os motivos para que eles tomassem essa decisão. Para isso, faça um mapeamento dessas razões por meio de:
Além de manter a saúde da sua transportadora e evitar imprevistos, somente por meio desse mapeamento será possível:
Para entender melhor e te ajudar a fidelizar clientes para a sua transportadora, separamos os principais erros e sugestões de soluções. Bora saber quais são eles?
O atendimento deve ser igual para todos, ainda que a pessoa não seja amigável. Isso é bem comum quando as pessoas estão irritadas por não conseguirem resolver seus problemas, atrasos, ou até mesmo golpes que sofreram em outras empresas.
Quanto maior for a satisfação da pessoa com o atendimento, maiores são as chances de ela voltar a negociar com a sua transportadora. Por isso, invista em treinamentos para que o pessoal do atendimento tire todas as dúvidas, dê assistência durante o processo de compra e dê um suporte de pós-venda.
Insatisfação com atrasos nas entregas ou problemas durante o transporte pode deixar os clientes bem irritados. E esse sentimento pode piorar quando ele não consegue contato com a sua empresa ou quando precisam explicar para muitos atendentes o que está acontecendo.
Para evitar essas situações, é fundamental treinar os responsáveis pelo atendimento para reduzir ao máximo a espera por retornos. Isso inclui:
As pessoas têm o direito de conhecer e entender bem o que estão contratando. Assim, respostas curtas, com poucas explicações, não informar os prazos e demorar para responder podem afastar os clientes.
Construa uma relação de confiança e mostre que se preocupa com seus clientes. Durante o atendimento, procure conhecê-los, explique o que for necessário e ofereça soluções interessantes, como otimização de rotas. Além disso, compartilhe conteúdos e dicas que podem ser úteis para a realidade deles.
Se os clientes acharem que sua precificação está errada, eles podem fechar negócio com a concorrência.
Para entender bem o mercado, não deixe de acompanhar o que a concorrência está fazendo. Desse modo, você terá novas ideias e poderá avaliar que melhorias pode fazer. Por exemplo:
Dica extra: conheça seus clientes!
Será que a sua transportadora está atraindo o público errado? Caso ofereça serviços diferenciados e muito personalizados, é bem comum que alguns grupos não se identifiquem e não valorizem seu negócio.
Nesse caso, analise se é possível ampliar a esteira de serviços. Se não puder, mude a comunicação para alcançar quem realmente é interessante para a sua empresa.
Investir tempo para melhorar os processos e treinar sua equipe fará toda a diferença para reter os clientes. Com isso, seu negócio se manterá saudável, com possibilidades de crescimento.
Mas de nada adianta ter uma boa experiência do cliente se a gestão financeira precisa de ajustes, não é mesmo? Quer saber mais sobre esse assunto? Então, veja a matéria Por que usar ferramentas de gestão e otimização financeira? e conheça as soluções da Fretebras para a sua transportadora.
Formada em letras e atua na área de redação e revisão de textos de diversos formatos, como blogs, sites, mídias sociais e manuais.
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