Transportadora

Como escolher o caminhão e carroceria ideais para cada carga

Qual caminhão escolher para essa carga? E qual carroceria é melhor? Se você está no transporte rodoviário de cargas, é normal ficar com dúvidas assim na hora de fazer o planejamento.

É por isso que preparamos este artigo. Sabia que você pode ter prejuízo se analisar apenas o peso da carga? É só continuar a leitura para entender mais!

Por que é importante saber escolher o caminhão e a carroceria?

Para tomar uma boa decisão, é importante levar a sério a etapa de planejamento da gestão da sua transportadora. Assim, será possível fazer uma escolha inteligente de qual caminhão e carroceria são melhores para cada carga.

Dessa maneira, você economiza recursos. Ou seja, reduza os custos totais na rodagem, o que inclui combustível, pedágio, manutenção etc.

Além disso, garanta a otimização da frota ou da contratação do motorista autônomo. Saber aproveitar e acomodar as cargas nos veículos ideais evita fretes em excesso e até mesmo entregas atrasadas por causa de planejamentos mal elaborados.

O que levar em conta na escolha?

Já vimos que decidir sem levar em conta tudo o que é necessário significa prejuízos. Então, para escolher bem tanto o caminhão quanto a carroceria ideais para cada carga, entenda o peso, o volume, o tipo e a necessidade de proteção da mercadoria.

Outro ponto importante é estar por dentro das condições da rota e das exigências da legislação, combinado? Veja agora um pequeno resumo.

Analisando a carga

Se a carga for leve e volumosa, prefira os caminhões VUC (Veículo Urbano de Carga) ou 3/4 para entregas urbanas. Já a LS ou trucada são ideais para fretes mais pesados. Mas se for pesada, o truck é uma excelente escolha. 

No caso de cargas frágeis ou perecíveis, é preciso usar veículos com baú refrigerado ou com sistemas de proteção contra chuva e sol, por exemplo.

E se o transporte for de cargas a granel, prefira os caminhões com grade baixa ou grade alta.

Capacidade de Carga: Verifique a capacidade de carga do caminhão para evitar sobrecarga. 

Examinando a carroceria

A carroceria aberta é a melhor escolha quando as cargas não necessitam de proteção contra intempéries, como sol e chuva. Certos materiais de construção se encaixam bem nesse tipo de frete. Já a fechada garante maior proteção de cargas contra chuva, sol, poeira e outros fatores.

 Agora, a opção frigorífica transporta produtos que precisam ficar em temperatura controlada. E a carroceria prancha é útil para levar máquinas e equipamentos de grande porte.

Como fizemos um resumo, é importante lembrar que existem outros tipos de carrocerias, como sider, caçamba etc. Então, veja o que é melhor para as necessidades específicas da sua carga.

Também, caso tenha frota própria, estude qual opção pode levar os mais variados fretes, bem como os custos de aquisição e manutenção do caminhão e da carroceria.

Estudando a rota e a legislação

Levando em conta o percurso, é preciso verificar os locais que o caminhão atenderá. Os caminhões menores são mais indicados para áreas urbanas, enquanto os maiores, como os pesados e carretas, são mais apropriados para rodovias.

Além disso, a legislação define limites de peso e dimensões para cada veículo. Assim, para garantir a segurança do motorista e da carga, bem como evitar multas, respeite esses limites.

Depois de vermos esses pontos básicos (e fundamentais) para fazer uma boa escolha, ainda falta um detalhe importante: a cubagem. Vamos saber mais sobre ela abaixo.

Entendendo a cubagem

Quer calcular melhor o frete e aproveitar bem o espaço do caminhão no transporte rodoviário? É aí que entra a importância da cubagem. Em vez de priorizar apenas o peso, ela calcula a relação entre ele e o volume da carga.

Para isso, é preciso usar uma fórmula, que é:

altura × comprimento × largura × fator de cubagem

Ah, o último item dessa fórmula, o fator de cubagem, tem um valor padrão para o transporte rodoviário. Ele foi definido pela Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística como 300 kg/m³.

Como calcular a cubagem?

  1. Tire a medida das dimensões da embalagem da carga: altura, comprimento e largura. Elas devem ser em metros.
  2. Calcule o volume: multiplique as dimensões para saber o volume em metros cúbicos, ou m³. Ou seja, faça a conta de altura × comprimento × largura.
  3. Em seguida, inclua o fator de cubagem: multiplique o resultado do passo anterior por 300 kg/m³. Pronto, você terá o peso cubado!

Por que usar a cubagem para calcular o frete

A cubagem é importante para definir o valor do frete porque garante um preço justo. Isso porque ela não leva em conta o peso da carga, mas sim o espaço que ela ocupa.

Ela ainda otimiza o espaço, evitando multas e transtornos por excesso de peso. Desse modo, é uma excelente ferramenta para quem cuida da gestão financeira e logística da transportadora.

Calcular é preciso!

Como vimos, uma escolha inteligente de caminhão e carroceria precisa avaliar vários aspectos. Por exemplo, o tipo e o volume da carga, a rota e as legislações. E o cálculo da  cubagem ajuda a definir um preço mais justo do que apenas analisar o peso da carga.

Quer saber mais sobre gestão de transportes? Então, confira a matéria Análise de dados e as decisões em gestão de transporte para saber mais!

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