Como o processo de carga e descarga impacta na logística?

2022-01-03T09:10:21-03:0014/12/2021|Categorias: Logística e Transportes|

Estratégias bem pensadas e planejamentos antecipados, são essenciais para um processo logístico de sucesso. Saiba como calibrar o seu fluxo de carga e descarga!

Sem tempo para ler? Aperte play no áudio!

A logística é uma cadeia de tempos e movimentos que quando sai do planejado, pode gerar um “efeito dominó” e atrapalhar um dia inteiro de produtividade.

Por isso, nunca é demais rever processos, reforçar treinamentos, contar com o apoio da tecnologia e desenhar uma boa estratégia para o seu processo logístico, desde a carga até a descarga.

 

O que é carga e descarga de caminhões?

A carga se dá no momento em que um produto é colocado dentro da carroceria onde será transportado e a descarga, quando ele é retirado.

Mas, o mais importante quando falamos do assunto, além de entender seu funcionamento, é também saber como manter a qualidade deste produto que transita dentro do processo de carga e descarga.

Zelar pela integridade da carga e qualidade do serviço prestado é uma grande missão para as transportadoras e centrais de distribuição, por isso viemos te ajudar com este conteúdo especial.

 

Por que devo contar com um processo de carga e descarga eficiente?

Assim como dissemos acima, desvios no planejamento de carga e descarga na sua logística, podem gerar um “efeito dominó” na qualidade final. Isto gera, não apenas atrasos, mas também perda de dinheiro.

Para ficar mais claro e fácil de evitá-los no seu dia a dia, siga as dicas da FreteBras!

Problemas mais comuns no processo de carga e descarga

  • Danos no veículo durante o processo
  • Falta de local adequado para estacionar
  • Aumento no tempo de carga e descarga

Inclusive, sobre este último tópico, há uma lei que foi criada em 2015 (nº 13.103/2015) que determina o pagamento de até 5% do valor da carga, a partir da 5ª hora de atraso (para assegurá-la, é preciso haver um documento gerado pelo embarcador e destinatário que comprove o horário de chegada).

É para evitar estes e outros prejuízos na sua empresa que você precisa de um processo de carga e descarga eficiente e nós vamos te ajudar a entender como.

 

Como melhorar o processo de carga e descarga?

Planeje com antecedência

Mais do que ter um bom planejamento, ele ser feito com antecedência vai te dar ainda mais vantagem para se proteger de prejuízos e imprevistos.

Manter a carga em um local separado, planejar coletas e entregas por categoria, se certificar sobre o tipo e dimensão das embalagens do produto e repassar todas as informações de coleta e entrega para o motorista, são itens indispensáveis.

É bom lembrar também que é preciso averiguar a probabilidade de trânsito e restrições de horário para circulação de caminhões em centros urbanos.

Ferramentas tecnológicas como TMS (Transportation Management System) e WMS (Warehouse Management System) podem te ajudar, e muito, nesta missão.

 

Redobre o cuidado com cargas perigosas

Antes de mais nada, você sabe o que é uma carga perigosa?

Em resumo, elas são cargas que podem apresentar risco à saúde das pessoas, segurança pública e ao meio ambiente, sejam elas naturais ou produzidas. Confira alguns exemplos:

  • Petróleo
  • Explosivos
  • Gás natural
  • Materiais corrosivos
  • Sólidos inflamáveis

Podendo causar acidentes gravíssimos, como explosões, incêndios, danos ao meio ambiente e impacto no tráfego de veículos, é imprescindível que você adicione procedimentos de carga e descarga para este tipo de material ao seu planejamento.

Confira a resolução nº 5.848, que contém o Regulamento para o Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos.

 

Treine bem sua equipe

A segurança das pessoas que trabalham com você é um fator de extrema importância e que deve ser prioridade no planejamento de carga e descarga de materiais.

Para isso, invista em treinamentos sobre o uso de EPI (Equipamentos de Proteção Individual) e nas suas particularidades quanto a cada tipo de carga. Além disso, você também pode:

  • Optar por profissionais já especializados na área;
  • Investir em cursos de capacitação recorrentes;
  • Fornecer toda estrutura necessária para a segurança de todos;
  • Não exagerar nas metas;
  • Traçar o perfil comportamental de cada um ou do grupo;

 

Exija revisão criteriosa dos documentos e da carga

O famoso ditado “a pressa é inimiga da perfeição”, nunca foi tão necessário quanto ao falarmos sobre este assunto.

Com o motorista como responsável pelos produtos que carrega, é preciso que ele seja instruído e tenha consciência do quanto significa o cuidado com a conferência de documentos e da carga ao chegar no seu destino.

É preciso checar se as embalagens dos produtos estão íntegras e dentro das especificações, documentos fiscais, se a quantidade está certa, entre outros. Reforce essas diretrizes e blinde o seu negócio de grandes prejuízos!

 

Conte com o apoio da tecnologia

Dois grandes pontos de atenção dentro do processo logístico que podem contar com a ajuda da tecnologia para manter a qualidade e celeridade, são o controle de entradas e saídas de mercadorias e a organização de docas.

Busque parceiros que disponibilizam softwares para painéis digitais, te ajudando a manter o controle de entrada e saída de cargas e também por empresas especializadas em doca móvel, evitando grandes surpresas nas suas constantes movimentações.

 

Já conhecia a  plataforma de cargas e fretes FreteBras?

Outra estratégia que você pode utilizar para dar mais agilidade, segurança e lucratividade para o seu processo logístico, é optar por uma frota virtual ou contratação de caminhoneiros autônomos.

E uma forma fácil e barata de conseguir isso, é através da plataforma de fretes FreteBras!

Aqui você tem acesso a uma base de mais de 630 mil caminhoneiros autônomos, anuncia fretes ilimitados, disponibiliza sua frota própria para evitar voltas vazias, centraliza informações importantes sobre suas cargas e muito mais.

Para acessar outros conteúdos do universo de transporte de mercadoria, acesse o Blog FreteBras. Saiba mais sobre como podemos te ajudar e experimente por 15 dias grátis.

Compartilhe: