8 dicas para aumentar a capacidade da frota na Black Friday

2021-11-30T18:40:07-03:0005/10/2021|Categorias: Logística e Transportes|

Para transformar esta data em uma grande oportunidade, um dos melhores caminhos é adotar estratégias para o aumento da capacidade de transporte de cargas da sua empresa. 

E as dicas a seguir vão te ajudar e muito a alcançar este objetivo!

Sem tempo para ler? Aperte play no áudio!   

Relevância do setor de transporte rodoviário

Com ainda muita estrada livre pela frente para crescer, o setor de transporte rodoviário já é responsável por, aproximadamente, 29% do PIB de todo o país (FGV) e 60% do giro de cargas nas estradas (CNTTL). 

Por esta magnitude, seu papel é fundamental no sucesso de uma Black Friday e, em contrapartida, ela gera grandes oportunidades de crescimento para as transportadoras de cargas. 

Se perguntando se a data vai valer a pena este ano?

Mesmo em meio a pandemia, dada a recente mudança de comportamento do consumidor, uma pesquisa realizada pela Méliuz aponta que o comércio eletrônico –  setor que mais ajudou o transporte rodoviário a crescer no começo deste ano (segundo estudo da AT&M) – registrou intenção de compra de 71% dos brasileiros.

Pelo jeito vai ser bom, não é?! Mas, para aproveitar tudo isso na sua empresa, é preciso desenhar um planejamento para crescer sua frota e nós vamos te ajudar nessa.

 

#1 Planejamento financeiro

Dinheiro não dá em árvore né? Já diz o ditado. Por isso, entender onde se pode cortar gastos, organizar e reduzir custos pode te ajudar a focar no crescimento da sua frota de forma física.

Atitudes como as listadas abaixo, podem liberar a verba necessária para este objetivo e te ajudar a chegar onde precisa:

  • Manter o fluxo de caixa atualizado;
  • Usar um bom sistema de gestão financeira e assessoria contábil;
  • Controlar os limites de crédito;
  • Não misturar despesas pessoais com empresariais;
  • Organizar arquivos financeiros;
  • Revisar o regime tributário. 

 

#2 Aquisição da frota

Feito o planejamento e gerado o valor necessário, vale pesquisar qual é o melhor lugar para você fazer esta aquisição. Entre nomes famosos no mercado estão:

  • Compra em lotes ou por cooperativas;
  • BNDS Finame;
  • Á vista, pensando em obter descontos consideráveis;
  • Leasing.

 

#3 Crescendo a frota de caminhões com tecnologia

Nem sempre “ter” é a melhor saída, né? E que bom que estamos na era da tecnologia e da economia colaborativa, com cada vez mais plataformas para aproveitar. Uma delas é a FreteBras.

Digitalização do frete

Ao invés de aumentar fisicamente a sua frota, com um serviço como o da FreteBras, você tem a oportunidade de ter uma “frota virtual”, podendo encontrar caminhoneiros autônomos em todo o país. São mais de 580 mil prestadores de serviço cadastrados. É a digitalização do frete.

Contato direto com o caminhoneiro

Você faz a sua pesquisa, pode até validar a documentação de caminhoneiros, vê qual melhor se encaixa com o transporte e entra em contato de forma direta, sem o nosso intermédio, para fechar negócio. 

Cargas e fretes FreteBras

Quanto ao volume de fretes disponíveis, já chegamos a registrar 800 mil em um único mês, 30 mil em um único dia e, até dezembro, a meta é ter um total de 10 milhões de fretes publicados em 2021, 4 milhões a mais do que no ano passado.

Se quiser saber mais sobre como utilizar o serviço, é só conferir aqui.

 

#4 Crescendo na melhoria da gestão: faça um bom planejamento 

A primeira coisa que é importante pensar quando vamos fazer um planejamento, é sobre quais números são relevantes acompanhar e usar para basear decisões. Às vezes o tempo aperta, é verdade, mas é só vendo o que deu certo e o que não deu para sermos mais certeiros, então não pule esta etapa.

Se você não sabe por onde começar, aqui vão algumas dicas: 

  • Ticket médio dos fretes;
  • Faturamento médio de cada cliente;
  • Custo do combustível;
  • Média de consumo de cada frota.

Só com estes números, já dá pra ter uma noção de onde existem pontos de melhoria e oportunidade de expansão. Mas, fora estes, ainda tem mais dois pontos que valem a sua atenção.

  • Identificar qual é o grupo seleto dos clientes que mais te dão retorno, para analisar e, talvez, redistribuir melhor sua operação;
  • Criar planejamentos de curto, médio e longo prazo. Seja em cima desta carteira ou não.

 

#5 Inclua um bom estudo de mercado

Com a boa e velha ajuda do Google, é importante investir tempo no estudo da concorrência. O que eles andam fazendo? Quais serviços entregam? Cases, entre outros pontos.

Tendo esta visão mais ampla, fora das quatro paredes da sua empresa, você poderá identificar mais oportunidades de crescimento e entender não só o que mais você pode oferecer, como o que o seu cliente final mais precisa.

 

#6 Levante riscos, manutenção prévia e possíveis perdas

Evitar problemas mecânicos, acidentes, tentar prever adversidades como roubo de carga e quaisquer outras que possam surgir durante o trajeto, também pode ser uma importante movimentação no crescimento operacional da sua frota.

Então, esteja sempre de olho em troca de peças, manutenção preventiva, feedbacks sobre rotas e seus perigos, notícias, cuidado no recrutamento dos colaboradores, investir sempre em treinamentos, revisar e analisar periodicamente sua estrutura interna, redobrar o cuidado no manuseio de documentações, entre outras ações.

 

#7 Treine a equipe para o momento

Se preparar para uma Black Friday, não é como se preparar para o dia a dia, há diferentes fatores de risco, cuidados, pontos de atenção e detalhes que todos precisam conhecer e estar alinhados para cumprir.

Por isso, vale a pena investir um tempo em mapear quais são as particularidades de uma data como esta para uma transportadora, reunir o seu time e garantir que todos estejam atentos a elas e na mesma página que você.

 

#8 Mensure a produtividade dos motoristas

Aproveite a oferta de softwares de gestão especializados no mercado para poder acompanhar mais de perto a entrega dos seus motoristas. 

Através do sistema de check-in, eles te ajudam a saber com mais precisão quando o serviço inicia e quando termina, em outras funcionalidades da ferramenta, também acusam recebimentos, registram atrasos, problemas, entre outros.

Você também pode avaliar melhor suas rotas, otimizar tempo x entrega, evitar roubos de cargas, paradas não programadas, além de, por sempre estar por perto dos detalhes, desenhar melhores estratégias para o seu negócio.  

Aproveite as dicas, se curtiu a número 3, vem conhecer melhor como podemos te ajudar nessa missão, nunca deixe de pesquisar novas formas de reinventar o planejamento do seu negócio e uma boa Black Friday!

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