Você sabe o que faz o caminhão bitrem ser diferente dos outros? São vários os motivos. Esse veículo pesado, tem grande capacidade de carga e pode ser adaptado para uma infinidade de produtos. Mas isso não é tudo.
Chega mais para descobrir por que o bitrem é um dos caminhões preferidos dos caminhoneiros e das empresas de transporte também!
O bitrem impressiona pela sua estrutura e dimensão. Sua configuração inclui um cavalo mecânico, responsável pela tração, e dois semirreboques unidos por um dolly. Para quem não sabe, o dolly é um eixo adicional que facilita a conexão e manobra entre os semirreboques.
Cada semirreboque possui eixos próprios que ajudam na distribuição do peso da carga. Isso aumenta a estabilidade e segurança no transporte.
Esse conjunto permite ao bitrem atingir até 30 metros de comprimento, com um peso bruto total de até 57 toneladas. Em termos de largura, ele geralmente tem cerca de 2,6 metros. Já a altura pode variar, ficando em torno de 4,4 metros.
Uma curiosidade é que o modelo Volvo FH 540 é um dos mais vendidos na categoria.
A principal vantagem do bitrem é sua impressionante capacidade de carga, que pode superar 55 toneladas. Isso o torna ideal para o transporte de grandes volumes de mercadorias em uma única viagem.
Produtos agrícolas, como grãos, fertilizantes, e até mesmo minerais e combustíveis, vão muito bem nesse caminhão. O grande veículo reduz a necessidade de múltiplas viagens e, consequentemente, os custos da operação.
Operar um bitrem exige um perfil de caminhoneiro com experiência em veículos de carga pesada. Esses motoristas precisam ter um conhecimento aprofundado das técnicas de condução e manobra para caminhões de grande porte.
Eles também necessitam conhecer as regulamentações específicas de transporte de cargas. O licenciamento adequado e a manutenção constante são importantes para a operação segura.
Como os semireboques podem ser adaptados, a variedade de cargas que podem ser transportadas no bitrem é grande.
O veículo se sai muito bem no transporte de cargas a granel, como grãos (soja, milho), açúcar e outros produtos agrícolas. Isso porque a estrutura dos semirreboques graneleiros é projetada para facilitar o carregamento e descarregamento da carga.
Materiais sólidos como minérios, cimento e outros materiais de construção são geralmente transportados em bitrens. Os semirreboques podem ser adaptados como caçambas ou basculantes para facilitar a descarga desses materiais.
Para o transporte de cargas líquidas, como combustíveis, produtos químicos e líquidos alimentícios, o bitrem utiliza semirreboques-tanque. A capacidade de transportar grandes volumes de líquidos em segurança faz do bitrem uma escolha popular para esse tipo de carga.
Produtos que requerem transporte em paletes, como alimentos e bebidas, são transportados em semirreboques tipo baú ou sider. Essa configuração permite fácil manuseio e segurança dos produtos.
O consumo de combustível é um fator crítico na operação de um bitrem. Em média, o consumo varia entre 1,5 a 2,5 km/l, influenciado pela carga, rota, condições da estrada e eficiência do motor.
Comparado a outros veículos como bitrucks e rodotrens, o bitrem se destaca pela capacidade de carga e flexibilidade. Ele contribui para a gestão de transporte eficiente.
Enquanto o bitruck é ideal para cargas menores e distâncias curtas, o bitrem vai melhor em longas distâncias com volumes maiores.
Já o rodotrem, com três semirreboques, é uma alternativa para cargas ainda maiores (74 toneladas), mas requer mais infraestrutura e regulamentação.
É um veículo de carga composto por um cavalo mecânico e dois semirreboques conectados por um dolly. Ele é usado para transportar grandes volumes de mercadorias.
As principais vantagens incluem alta capacidade de carga, versatilidade no transporte de diferentes tipos de carga e redução de custos operacionais.
O consumo médio varia entre 1,5 a 2,5 km/l, dependendo da carga, rota e condições da estrada.
Curtiu conhecer de perto o caminhão bitrem? Ele é um veículo pesado e consegue transportar uma grande quantidade de carga de uma só vez (mais de 55 toneladas). O legal é que é possível adaptar os semirreboques para atender a necessidade de cargas diversas.
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Bacharel em jornalismo pela UFJF e mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela mesma instituição.
Especialista em SEO, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo. Experiência em redação para diversas mídias e campanhas com foco no setor logístico e de transporte rodoviário.
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