Podemos dizer que as rodovias do país ficaram, no mínimo, mais doces. De acordo com o site Money Times, o volume de fretes de açúcar no país cresceu 58,2%, entre janeiro e outubro de 2022, quando comparado ao mesmo período de 2021.

Os números mostram que, além das boas condições climáticas que beneficiaram algumas regiões, os produtores estão recorrendo à digitalização do transporte com a contração de caminhoneiros autônomos como alternativa para redução de custos. A seguir, a gente traz mais informações para você entender os detalhes desse cenário açucarado.

Custos de transporte

O grande aumento na produção de cana, justo no momento em que houve alta no valor do frete do açúcar, fez com que os produtores procurassem alternativas mais econômicas para o transporte.

Manter uma frota própria custa caro. Afinal, o preço médio de cada caminhão é R$350 mil, sendo necessário um trabalho constante de manutenção e troca de peças, contratar profissionais qualificados, conseguir as certificações obrigatórias e estar preparado para pagar taxas, impostos e pedágios. O combustível é outro tópico a ser considerado porque, recentemente, o diesel teve alta e as projeções são de novos encarecimentos.

A digitalização do transporte, com a contratação de caminhoneiros autônomos, aparece como a solução mais vantajosa nesse cenário. A gente já te conta o porquê.

Investimento em caminhoneiros autônomos

Contratar caminhoneiros autônomos é 30% mais em conta do que manter uma frota própria. Além de não investir na compra da frota, você não gasta com manutenção, combustível, impostos nem com a contratação CLT do motorista.

Com a Fretebras, você faz contato direto com o profissional e contrata o serviço de forma personalizada para a sua demanda (sazonal ou não), considerando o tipo de veículo, o volume de carga, a localização do motorista e o tempo de entrega que você precisa. Isso elimina aquele problema de veículo parado em épocas de plantio e cultivo.

Outra vantagem é a otimização de tempo, sem precisar que um caminhão retorne para iniciar outra viagem. Você pode contratar fretes simultâneos, conforme sua necessidade.

E pode ficar tranquilo porque, aqui, a gente investe pesado em segurança. Temos processos estruturados, tecnologia de ponta e a verificação do perfil de nossos profissionais para que você só contrate caminhoneiros autônomos confiáveis.

Importância do açúcar na economia brasileira

O Brasil é o maior produtor e exportador de açúcar do mundo, com participação em mais de 30% de todo o volume produzido no planeta. A Embrapa aponta que, só em 2020, a receita cambial do insumo foi de 8,7 bilhões de dólares. Outro dado interessante é que, em 2022, a área colhida de cana no país foi de 9,9 milhões de hectares.

Já para a próxima safra (2022-2023), a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) projeta o volume de 40,2 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, número que equivale ao aumento de 14,9% em comparação com o ciclo anterior.

Desde o início da nossa história, observamos o importante papel que o açúcar desempenha na nossa economia. O setor sucroalcooleiro (açúcar e álcool) corresponde a 2% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, literalmente, movimentando a economia.

Aumento do valor do frete de açúcar

O custo do frete de açúcar ficou mais caro e a gente já te explica o motivo. Em outubro de 2022, o preço do diesel ficou 30% acima do valor praticado no mesmo mês de ano 2021, impactando significativamente o transporte.

Segundo o nosso diretor de operações, Bruno Hacad, a expectativa é, ainda, de novos acréscimos.

“Com a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) limitando a produção dos barris de petróleo e o preço do diesel ainda defasado no Brasil, a expectativa é que haja novos aumentos em breve”.

Lista com destaque para os principais estados

Ainda segundo o portal Money Times, os estados em que o volume do frete de açúcar foram mais expressivos são:

  • Goiás cresceu 182% (destaque para as condições climáticas favoráveis ao cultivo da cana).
  • Paraná aumentou em 47% (maior estado produtor).
  • São Paulo transportou mais 40% do que em 2022 (chuvas impulsionaram a produção).
  • Minas Gerais teve o impacto positivo de 36% (também se beneficiou com as chuvas).
  • Dado curioso: São Paulo registrou aumento no transporte, mesmo com o efeito climático negativo provocado pelo fenômeno La Niña, além da concorrência com grãos que tiveram preços mais altos no mercado externo.

Neste artigo, você entendeu qual é o cenário do frete de açúcar no país, com o aumento de 58,2% em relação a 2021. Pelo alto custo, incluindo o do combustível, que passa por crescentes reajustes no preço, manter uma frota própria é inviável. Então, a melhor opção do produtor é contratar caminhoneiros autônomos, sob demanda, para executar o transporte. A plataforma Fretebras te ajuda a fazer isso de forma segura, eficiente e sem burocracia. Experimente grátis!

Compartilhe: