No último ano, a inflação tem trazido muitos desafios para o setor de transporte rodoviário de cargas.

Até o mês de abril, o acúmulo do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) – que é o balizador da taxa básica de juros do nosso país – ficou em 12,13%. O que já é muito! Mas, para o nosso setor, foi ainda pior.

O índice específico do segmento registrou 19,7% de aumento neste mesmo período. Para se ter uma ideia do impacto, em março do ano passado ele estava em 11,47%.

E esta superação de porcentagem, quando comparada ao índice geral, ainda não é a maior, já que o pico do último ano foi em novembro, quando bateu 21,97%.

Agora, onde mais a disparada do IPCA interfere no dia a dia de quem vive da estrada?

Dentre as 3 principais frentes que têm sofrido este impacto, e podem chegar a representar 90% dos gastos de transportadoras e caminhoneiros, podemos apontar:

  • veículo
  • mão de obra
  • combustível

 

Aumento no preço dos combustíveis

Um dos principais e mais doloridos pontos é o aumento no preço do combustível. O óleo diesel teve 4,74% de aumento apenas em abril, 23,88% este ano e 53,58% nos últimos 12 meses.

O valor de compra de caminhões também disparou e tem assombrado o setor. Segundo uma fala do assessor-técnico da NTC&Logística, Lauro Valdívia, para o Diário do Comércio, alguns modelos de caminhões aumentaram em 40%, seguidos de 30% em pneus e 25% em manutenção.

Já a mão de obra é a frente com variação menos expressiva, ficando em apenas 10%, mas que também deve ser zelada neste momento, pois é uma parceria essencial para o sucesso das empresas e que tem sido muito assediada por concorrências. Tem que valorizar!

Aí você me diz, mas como dar conta dos impactos da inflação sem quebrar ou sofrer mudanças drásticas?

Hoje, a nossa dica é a antecipação de recebíveis. Já ouviu falar?

 

Mas o que é a antecipação de recebíveis?

Esta é uma estratégia para movimentação de fluxo de caixa que você faz através de um pedido para um parceiro financeiro que antecipa crédito, no valor total ou parcial, de fretes (no caso das transportadoras) que você fechou e só receberia o pagamento lá na frente.

Com isso, você aumenta suas possibilidades financeiras para lidar com um momento econômico delicado como este, além de sair na frente em negociações e competitividade de mercado, já que terá capital para lidar com o pré-embarque de uma próxima carga.

Veja também – Fretebras: qual é a vantagem de colocar preço no frete?

 

Antecipação de prazos

Sabe aquele fluxo de receber uma parte do dinheiro do fechamento do frete antes e o restante após a entrega?

Agora, imagina que este dinheiro entraria apenas depois do vencimento de contas que você não pode nem sonhar em pagar com dinheiro de outro lugar.

Quando falamos em antecipação de recebíveis, não existe só o lado do crédito em si, mas também a possibilidade de reajustar cronogramas, calendários e de não ter o perigo de encostar no vermelho por um trabalho que até já foi feito, só que ainda não foi pago.

 

Quem pode solicitar antecipação de recebíveis?

Qualquer empresa inserida no setor econômico do país, assim como transportadoras, podem realizar a antecipação de recebíveis, através de parceiros financeiros, caso precisem de um melhor fluxo de caixa ou até capital de giro para quaisquer tipos de necessidades.

 

Uma alternativa ao famoso empréstimo

Além de todos os papéis já citados, a antecipação de recebíveis também é uma alternativa a empréstimos comuns, onde a empresa deixa de adquirir uma nova dívida – com juros geralmente maiores –, para usar seus próprios recursos no pedido de crédito.

Por este fato, os juros costumam ser menores e, dependendo do negócio e da situação, se torna uma via mais fácil no planejamento estratégico da empresa, sem criar uma bola de neve em taxas e dívidas.

 

Vantagens de antecipar recebíveis

Vamos recapitular e descobrir ainda mais vantagens da antecipação de recebíveis?

  • Pela fonte de garantia ser um negócio já fechado, o aceite de solicitações é muito mais fácil do que de empréstimos convencionais
  • Este mesmo motivo, também faz com que você encontre taxas menores
  • Com este dinheiro no caixa antes do prazo imaginado, você pode expandir sua operação com menor risco, gerar capital de giro para investimentos, sair na frente em negociações e custear a mão de obra de um próximo frete
  • O valor costuma sair em poucos dias
  • Traz mais tranquilidade, tanto por ver sua empresa crescer com um fluxo de caixa equilibrado, quanto pela margem de oportunidade no fechamento de novos contratos.

 

Conheça o nosso Programa de adiantamento de recebíveis

Aqui na Fretebras, você encontra o parceiro financeiro que precisa para antecipar recebíveis na sua transportadora.

Com o nosso Programa de Parcerias, além de poder pedir até 80% de adiantamento do valor de um frete, você também pode deixar a burocracia da emissão de documentos por nossa conta.

SEJA UM PARCEIRO FRETEBRAS

Como já citamos acima, esta é uma forma mais rápida e prática de manter o seu fluxo de caixa equilibrado e ter a tranquilidade de fechar mais contratos pra aumentar a sua operação, do que com os empréstimos convencionais, por isso aqui nós abrimos mão da análise do seu CNPJ, considerando como principal recurso a validação da sua carteira de negócios e parceiros.

Seja sua empresa recém-aberta, mais antiga no mercado ou que esteja almejando crescimento, este programa é pra você e está pronto para ajudar no planejamento financeiro da sua empresa e a te dar tranquilidade pros seus sonhos pegarem a estrada mais cedo.

 

Conheça o nosso Programa de Parcerias!

Sem um bom e sólido fluxo de caixa, transportadoras passam por grandes preocupações e se veem adiando muitos objetivos. O trabalho como transporte de cargas é dinâmico e com muitas fases no seu processo que precisam de capital investido para dar certo.

Por isso, fique sempre de olho nas finanças e não deixe de contar com soluções como a antecipação de recebíveis para fazer seu negócio acontecer. É muito comum empresas contarem com crédito para ajudar seus fluxos de caixa e assim poderem buscar um crescimento sem medo de correr riscos, não deixe de apostar nesta estratégia!

Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Continue navegando pelo nosso Blog para ficar ainda mais por dentro do setor.

 

Você já conhece a Fretebras e sabe como podemos ajudar a sua transportadora?

Aqui, você se conecta mais rápido com quem precisa de fretes e deixa sua operação mais ágil, eficiente e rentável. Preencha o formulário abaixo e fale com os nossos especialistas em logística:


Compartilhe: