Já trocou gato por lebre? Ninguém quer ser passado para trás nas negociações porque isso significa prejuízos e muitos transtornos. E uma das maneiras de enganar as pessoas é o golpe da triangulação. Infelizmente, ele é bem comum no transporte rodoviário de cargas.
Mas mesmo que pessoas com má intenção estejam soltas por aí, você pode se prevenir para não cair em ciladas. Quer saber como proteger sua empresa ou seu negócio como caminhoneiro autônomo? É só continuar a leitura!
O que é o golpe da triangulação?
Para começar, a fraude ou golpe da triangulação é um tipo de fraude. Normalmente funciona assim:
- O vendedor falso, ou golpista, anuncia um produto a um preço baixo em sites ou redes sociais;
- Em seguida, um comprador interessado paga o golpista, achando que está comprando da loja oficial;
- O golpista pega dados de um cartão de crédito roubado para fazer a compra do mesmo produto na loja original;
- A loja envia o produto para o endereço do comprador, que pagou ao golpista;
- Então o verdadeiro dono do cartão de crédito percebe a transação e contesta a compra;
- Feito isso, o lojista é responsabilizado pelo estorno e perde o valor da mercadoria, pois ela não foi paga com recursos legítimos.
Principais prejuízos do golpe de triangulação
Se engana quem pensa que a única desvantagem é a financeira. Veja só:
- Perdas financeiras: o mais comum é o chargeback, ou estorno do valor da venda. A operadora do cartão faz isso após a contestação do titular. Porém, como o produto já foi enviado, o lojista perde tanto a mercadoria quanto o valor da venda;
- Problemas de logística: já que o endereço de entrega é legítimo, o produto é despachado normalmente, mas, quando acontece o chargeback, não tem como recuperar a mercadoria;
- Desgaste com clientes reais: mesmo que o cliente que recebeu o produto não tenha culpa, ele pode se sentir enganado ao perceber que comprou de um intermediador falso. Isso gera desconfiança e prejuízo à reputação da marca legítima.
O golpe da triangulação no transporte rodoviário
Infelizmente, essa prática também acontece no transporte de cargas. Por isso, é muito importante entender como ele funciona no nosso setor para ficar bem atento e não cair nessa fraude.
Tudo começa quando uma empresa publica seu frete de forma pública. O golpista tem acesso e aproveita para se passar como a empresa que está postando o frete.
Com isso em mente, ele aproveita as informações da publicação para entrar em contato com o motorista. Normalmente ele diz que possui uma carga e pede seus documentos.
Assim que o caminhoneiro autônomo passa essas informações, o golpista entra em contato com a empresa e diz que encontrou um motorista. E encaminha os dados roubados do profissional.
Mas de onde vem esse nome “triangulação”? É porque o golpista fica na ponta, por assim dizer, dessa falsa negociação. Ele tem o controle de tudo:

No golpe da triangulação, o golpista engana tanto o motorista como a transportadora.
Bem, a empresa acha que está pagando o motorista, mas na verdade esse valor cai em uma conta falsa. O motorista vai até o local de carregamento e, muitas vezes, ele e a transportadora só percebem que no meio do caminho que era um golpe.
Mas será que tem como se defender? Saiba mais a seguir.
Como se proteger contra o golpe da triangulação
Ter sempre atenção é um bom começo para não cair nessa fraude. Mas tem mais coisas que você pode fazer para evitar essa cilada. Veja só:
- Anuncie os fretes de forma privada. E a Fretebras te ajuda aqui, pois ela restringe a visibilidade;
- Fale com o caminhoneiro apenas pelo Chat Fretebras. Se receber algum contato pelo WhatsApp, cheque o número na Fretebras;
- Confira toda a documentação do motorista. Desconfie de qualquer mudança na nota fiscal da carga;
- Prefira pagar pela Carteira Fretebras do motorista;
- Encontrou alguma coisa suspeita? Desconfie e busque mais informações!
Garanta a segurança que você merece!
A vida na estrada pode ter muitos desafios, mas saber que você não está sozinho faz toda a diferença. A Fretebras investe constantemente em tecnologia, como ferramentas de IA, e segurança para evitar ao máximo fraudes e golpes.
Então, se a sua empresa quer adicionar essa camada extra de proteção, chegou a hora de garantir esses benefícios! Agora, se você for motorista autônomo, faça já seu cadastro gratuito e aproveite as vantagens da Fretebras para viajar com segurança!

Formada em letras e pós-graduada em copywriting e escrita criativa.
Atua na área de redação e revisão de textos de diversos formatos, como blogs, sites, mídias sociais e manuais.