Todo mundo já viu telhas no topo de uma casa aconchegante ou de uma grande indústria. Mas o que poucas pessoas conhecem é o processo que elas passam até chegarem lá, na parte mais alta da construção. Para acabar com essa curiosidade, a gente foi atrás de informações sobre como o transporte de telhas é feito e os principais cuidados envolvidos nesse processo. Bora entender?
Escolha do caminhão no transporte de telhas
Na hora de escolher o veículo para transportar as telhas, a regra é clara: sempre escolha os caminhões abertos. Sabe por quê? Muitos fabricantes e distribuidores usam pontes-rolantes para fazer o carregamento. Então, o processo fica muito mais simples em veículos sem a parte superior.
Mas não basta simplesmente escolher qualquer caminhão aberto, né? Ele deve ter as dimensões, proporções, capacidade de carga e amortecimento adequados ao pedido. Quando você decide levar carga acima do volume permitido, além da infração, você causa danos ao asfalto, ao caminhão, à carga e à sua própria segurança.
Geralmente, o transporte de telhas é realizado por carretas (até 25 toneladas) e também em caminhões Truck, de menor porte (até 12 toneladas). Tudo vai depender da demanda de cada frete.
Ponto de atenção
Se você estiver usando um caminhão aberto, é importante fazer o transporte de telhas em dias secos ou cobrir bem a carga para evitar que ela molhe. Alguns tipos de telhas, como as de cerâmica, são porosas e absorvem água, o que pode deixá-las mais pesadas.
Acomodação
Um erro comum no transporte de cargas pesadas, como as telhas, é não distribuir adequadamente o peso no caminhão. Isso pode prejudicar não só a carga, mas a estabilidade do veículo durante a viagem. É importante equilibrar bem a carga no espaço para evitar concentração de peso em um único eixo, beleza?
Ao transportar telhas de metal, recomendamos reforçar a segurança com cantoneiras para evitar que elas fiquem envergadas no caminhão. Fazendo isso, você consegue minimizar os pontos de atrito entre as telhas e as amarras usadas para prendê-las durante o transporte.
Apesar de as telhas não serem tão delicadas, é preciso tomar certos cuidados para garantir a integridade delas durante o transporte. A fixação adequada da carga é fundamental para evitar movimentos indesejados no percurso.
No caso de cargas pesadas, como as telhas, o peso combinado com alterações de velocidade pode causar danos tanto à carga quanto ao veículo e ao motorista. Então, tenha certeza de que as telhas estejam bem fixadas entre si e no veículo antes de dar a partida. Isso também evitará trincas, rachaduras e quebras na carga.
Por fim, é importante separar adequadamente os itens transportados. Utilize materiais absorventes entre os itens para evitar danos causados pelo contato direto entre eles.
Descarregamento
Na hora de descarregar, é importante ter cuidado, especialmente se for contar com a ajuda de uma empilhadeira. Nesse caso, o primeiro passo é avaliar o tamanho das telhas e o distanciamento entre os garfos do veículo para evitar acidentes. Se for viável, use uma chapa de proteção na base para dar mais suporte às telhas no descarregamento.
Agora, você já sabe como é o transporte de telhas, desde o momento que o material fica pronto até a chegada dele na construção. O ideal é usar caminhões abertos, distribuir bem a carga no espaço, fixar bem, usar cantoneiras para prevenir envergaduras e separar os itens com amortecedores de impacto. E não vá colocar tudo a perder no desembarque. Chegue a distância entre os garfos da empilhadeira, hein? Se curtiu o conteúdo, deixe seu e-mail para receber nossa newsletter e manter seu conhecimento atualizado!
Bacharel em jornalismo pela UFJF e mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela mesma instituição.
Especialista em SEO, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo. Experiência em redação para diversas mídias e campanhas com foco no setor logístico e de transporte rodoviário.