O site Money Times, especializado em Economia e Negócios, divulgou uma matéria sobre o relatório feito pela Fretebras, que mostra que o volume de fretes de açúcar no Brasil cresceu 58,2% entre janeiro e outubro de 2022, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
A publicação ainda destaca que isso mostra que os produtores e transportadores do açúcar e demais produtos estão recorrendo mais a caminhoneiros autônomos em busca de redução de custos.
Fretes de açúcar no Brasil
Segundo o diretor de Operações da Fretebras, Bruno Hacad, o aumento no volume de fretes de açúcar se deve à tentativa de amenizar os altos custos com transporte, uma vez que a contratação de transportadores autônomos pode ser até 30% mais em conta que manter uma frota própria.
Ele afirma que em outubro o preço médio do diesel no país foi 30% maior que o registrado em outubro de 2021, mesmo após três reduções seguidas feitas pela Petrobras nas refinarias desde agosto e a isenção dos impostos federais.
“Os transportadores buscam por opções que tragam mais economia, como a contratação de caminhoneiros autônomos por meio dos aplicativos de frete, como o da Fretebras”, disse Hacad, em nota.
Crescimento no volume de fretes
Segundo a matéria, o maior crescimento no volume de fretes foi em Goiás (+182%), onde as condições climáticas foram mais favoráveis, apontando para um aumento da safra, apesar da queda na área de produção.
Em seguida, vieram Paraná (+47%), o maior produtor, São Paulo (40%) e Minas Gerais (36%), onde as boas chuvas registradas até fevereiro ajudaram na lavoura.
São Paulo registrou aumento no transporte da commodity a despeito do impacto negativo na produção causado por problemas climáticos decorrentes do fenômeno La Niña, somados à concorrência com o milho e a soja, que tiveram valores mais altos no mercado externo
Leia a notícia completa aqui e saiba mais detalhes sobre os fretes de açúcar no Brasil.
Bacharel em jornalismo pela UFJF e mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela mesma instituição.
Especialista em SEO, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo. Experiência em redação para diversas mídias e campanhas com foco no setor logístico e de transporte rodoviário.