As cargas e os produtos que mais circulam pelas estradas do Brasil exigem cuidados e carrocerias adequadas para o transporte.
Panorama de cargas
Grande parte do que os brasileiros consomem, sejam alimentos, tecnologia, máquinas ou vestuário chega pelas estradas do Brasil.
Com o avanço do e-commerce, esse movimento vem aumentando consideravelmente, estimulando a circulação de ainda mais tipos de cargas pelo país, através dos caminhões que distribuem grande parte da produção.
As cargas do agronegócio se destacam, mesmo em crises econômicas, e são sempre protagonistas da recuperação. Por isso mesmo, dar uma boa olhada em todo esse panorama de cargas transportadas pode ser considerada uma ação essencial a quem está no ramo dos transportes.
Dessa forma é possível acompanhar as características ideais dos veículos, a documentação e demais questões da lei. Isso ajuda a ter uma ideia clara dos riscos e dos problemas que podem surgir com fiscalização e deixa o transportador melhor preparado para fazer os fretes.
Além disso, é certo que os tipos de carga a serem transportadas influenciam a rotina dos caminhoneiros. Afinal, ao saber o que será transportado, é possível oferecer o caminhão adequado, ficar atento ao volume de carga e distribuição deste volume, dentro do veículo.
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Quais são as cargas que rodam com mais frequência pelas estradas do Brasil?
1 – Cargas Secas
São formadas por itens industrializados e não perecíveis, muitos deles importantes na alimentação do brasileiro. Merecem destaque:
- Milho
- Macarrão
- Cereais
- Farinha
- Feijão
- Soja
- Fubá
- Polvilho
- Óleo
- Café
- Leite em pó
- Biscoitos
- Achocolatado
- Açúcar
- Encanamentos
- Madeiras
- Móveis
- Materiais de construção
Esse tipo de transporte pode ser feito em qualquer estação do ano ou clima da região. Para ele é indicado a carroceria Baú, mais adequada para o transporte de caixas, sacos e fardos.
Veja também – Safra de grãos: a força do transporte de milho
2 – Cargas frigoríficas
Esse tipo de carga faz parte do dia a dia das transportadoras e demanda cuidados extras. Em geral, é subdividida em cargas perecíveis e congeladas:
As cargas perecíveis
Esse tipo de carga requer maior planejamento na logística de transporte, pois correm o risco de estragar. Como exemplo, é possível citar frutas como:
- Uva
- Manga
- Banana
No caso dos legumes, os mais comuns são:
- Tomate
- Pimentão
- Berinjela
Essa carga perecível precisa de cuidados e deve ser transportada em caminhão equipado para a redução de temperatura sem a formação de gelo.
Nesses casos, a transportadora precisa investir em câmaras fria e equipamentos de refrigeração. As distâncias percorridas não podem ser longas e deve ser feita uma higienização constante no caminhão para evitar contaminação.
Cargas congeladas
As cargas congeladas já passaram por um processo de resfriamento intenso até a formação de gelo para preservar suas propriedades.
A temperatura precisa ser mantida do início ao fim do processo e elas devem ser transportadas em veículos refrigerados, como o Baú Frigorífico, que mantém a temperatura entre -15ºC e -20ºC.
Veja também – 5 dicas para o transporte de cargas refrigeradas
3 – Cargas a granel
Outra carga que roda muito pelas estradas do Brasil é a carga a granel.
Ela é transportada solta, sem embalagens, sacos ou caixas. Entre os exemplos de cargas a granel do tipo sólido, podemos citar os grãos, como:
- Arroz
- Feijão
- Milho
- Soja
Vale destacar que o transporte não é restrito ao nicho de grãos. Para ilustrar isso é possível dar outro exemplo bastante importante, que é minério de ferro, a matéria prima do aço. O Brasil é um país que transporta bastante matéria prima também.
Já entre as do tipo granel líquido, estão:
- Água potável
- Sucos
- Leite
Geralmente esse tipo de carga pega estradas que vêm de fazendas e mineradoras. Seguem viagem em Caminhões-pipa, Caminhões-tanque e, muitas vezes, refrigerados.
4 – Cargas vivas
São as cargas mais transportadas pelas estradas. Por serem mais delicadas, exigem certo preparo dos motoristas, com especialização e treinamento.
Esse tipo de transporte é muito fiscalizado e requer atenção constante à legislação. Os animais mais transportados são:
- Vacas
- Galinhas
- Porcos
A carga viva deve ser transportada em carroceria fechada, com saídas para ventilação e espaço individual adequado para evitar o estresse dos animais durante a viagem.
5 – Cargas perigosas
O transporte de cargas perigosas é o que mais exige atenção e cuidado, pois pode causar acidentes de grandes proporções, envolvendo o veículo, o motorista e outras pessoas.
Entre os componentes dessas cargas estão, principalmente: gases e líquidos inflamáveis, explosivos e contaminantes.
As carrocerias devem ter proteção especial, com tanques herméticos e controle de temperatura. O motorista precisa ter autorização especial e ser capacitado para esse transporte. Além disso, o caminhão deve apresentar símbolos externos que avisem do perigo do transporte.
6 – Cargas de medicamentos
Há um intenso movimento de medicamentos de todos os tipos. Esse carga tem muitas exigências legais, mas pouca concorrência. Entre os cuidados a serem observados, destaca-se a necessidade de acondicionar os medicamentos em ambiente adequado de temperatura e umidade.
A carroceria do tipo Baú é a preferencial, já que garante proteção. O transporte é regulamentado pela Anvisa e requer um controle especial, para evitar desvios. Com isso, é comum utilizar aplicativos de cargas para prevenir baixas.
7 – Cargas de veículos
As cargas de veículos também são comuns pelas estradas do Brasil. Elas envolvem o transporte de vários automóveis e motos ao mesmo tempo.
Por esse motivo, o caminhão precisa ter uma estrutura com dois andares, como a do Caminhão-cegonha, por exemplo. A maior preocupação nesse tipo de transporte é com as dimensões, pois o veículo pode ultrapassar alturas máximas de pontes e viadutos, dependendo do modelo.
Como pode ser visto nesse artigo, os tipos de cargas que mais circulam nas estradas têm características distintas e requerem atenção e estratégias eficientes para que o transporte seja feito de forma adequada, simplificando os processos operacionais.
O uso de plataformas de publicação de fretes como a Fretebras agiliza esse trabalho pois torna possível a escolha adequada de caminhão e motorista experiente, de forma rápida e prática, mediante informações detalhadas sobre a carga na própria publicação.
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Edu Ribeiro
Formação:
– Graduado em Comunicação Social – Jornalismo pela UNISA.
– Pós-graduado em Gestão de Projetos Digitais pelo SENAC SP.
Perfil Profissional:
Jornalista especializado em transporte e logística rodoviária.
Áreas de Interesse:
– Gestão de Frota
– Sustentabilidade no Transporte
– Inovação e Tecnologia
– Segurança Rodoviária
– Infraestrutura e Logística