Você é caminhoneiro autônomo? Se sim, já sabe que ter experiência na direção não é o único requisito, não é mesmo? Uma habilidade importante para se manter no ramo é saber negociar fretes.
Se quiser gerar mais valor para o seu negócio, trabalhar com fretes melhores e receber mais, este artigo é para você! Então, aperte os cintos e confira as sugestões para aprender ou melhorar a negociação dos fretes.
1. Mostre interesse nos fretes
Para começar, pesquise as cargas disponíveis perto da sua localização no momento. A plataforma da Fretebras é ideal para isso.
Quando sair alguma viagem do seu interesse, entre em contato com a empresa para conseguir mais detalhes.
Nesse primeiro contato, peça mais informações da carga e fale a sua disponibilidade. Em seguida, explique a situação no momento: se o veículo está vazio, se está carregado ou se já vai descarregar.
Enfim, deixe tudo claro para a transportadora. Com isso, você passará mais profissionalismo e confiança.
2. Pergunte tudo que puder sobre o frete
Ao negociar, não deixe passar nenhum detalhe ou informação que achar importante saber. Por isso, separamos algumas perguntas importantes sobre a carga. Veja abaixo o que não pode faltar em uma negociação segura:
Como é a carga?
Pergunte detalhes sobre ela: pode ser uma máquina, qual é o material, se é caixaria etc.
Onde vai carregar o caminhão?
Confira a distância de onde você está para a cidade que vai carregar o caminhão. Além disso, veja qual é a melhor rota até lá. Esses detalhes podem interferir no valor do seu custo e, se não forem repassados, podem prejudicar a saúde financeira do seu negócio.
Qual é o prazo de entrega?
Alinhe as datas e expectativas para evitar atrasos e dores de cabeça.
Onde é o local da entrega?
Em vez de saber apenas a cidade de destino, verifique se a entrega é em parte central ou não. Existem locais que caminhões pesados não podem circular ou só podem passar em alguns horários.
Essas perguntas são importantes para demonstrar que você está interessado na carga. Depois de saber essas informações, analise tudo o que foi passado e pense no preço do frete. Mas antes de envolver o preço na conversa, chegou o momento de “vender o seu peixe”.
3. Deixe claro que você é o melhor motorista
Após mostrar que tem interesse na transportadora e na carga, é importante que a empresa te veja como o profissional mais qualificado para o frete.
Assim, conforme vai tirando suas dúvidas sobre a carga, ou após se informar sobre ela, mostre seus pontos fortes. Deixe claro que está preparado para carregar o que a empresa precisa e fale que tem os materiais necessários para transportar a carga com segurança.
Por exemplo, diga os materiais que você tem, como lona, cinta, catraca ou corda. Além disso, explique a condição deles: a lona está inteira? Como está o assoalho? E o caminhão, está rodando bem?
Tudo isso causa segurança e deixa a empresa mais interessada para negociar com você.
Dica bônus: tenha um perfil de destaque na Fretebras vai ajudar as empresas a te conhecerem melhor, combinado?
4. Negocie da maneira correta
Tudo o que já falamos vai te dar uma boa noção do valor que você pretende cobrar. Sabendo isso, não dê seu preço antes de a transportadora falar, certo?
Assim que a empresa oferecer o valor, se ele for menos do que você imaginava propor, é hora de argumentar. Quanto mais conhecimento tiver de todo o processo do transporte, mais fácil será para você conseguir convencer.
Se for o caso do frete em negociação, você pode mencionar detalhes que tornam a viagem mais cara, como:
- Uma região ruim de carga ou de retorno;
- Cidade distante da capital. Com isso, o custo é maior para retornar e arrumar uma carga em cidades maiores;
- Pedágios caros na rota;
- Estrada em condições ruins.
Enfim, procure razões válidas para justificar o preço que está cobrando.
Dica: cobre a mais do que você cobraria para ter uma margem de negociação, já que é bem comum pedirem descontos.
E se oferecerem um valor maior do que era esperado? Melhor ainda! Se quiser, você pode treinar e tentar negociar para ganhar mais um pouco.
5. Saiba técnicas de vendas
Para melhorar seu trabalho como caminhoneiro autônomo, nunca se esqueça de que o caminhão deve ser encarado como sua empresa e o frete como seu negócio. Com isso, faça toda negociação pensando em gerar valor do seu trabalho para a empresa. Nesse caso, tudo o que está envolvido é venda, é negociação.
Lembre-se de que você e seu caminhão trabalham juntos para resolver o problema da empresa, que é levar a carga de um lugar para o outro.
Desse modo, ao fazer perguntas e mostrar interesse em saber detalhes do frete, você mostra para a transportadora que é o melhor motorista e quer encontrar as melhores formas de resolver e atender o que ela espera.
Negociar é preciso!
A vida na estrada envolve mais do que “apenas” dirigir. É necessário estabelecer conversas com as transportadoras. Esse é o começo de um relacionamento. Uma vez que ele for criado, a chance é maior de a empresa guardar seu contato e te acionar em próximos fretes, ou até mesmo te recomendar para outros clientes.
Além disso, não se preocupe se ainda não tem muita habilidade na negociação. Você pode ir melhorando com o tempo, conforme vai fechando mais viagens.
E para conseguir mais propostas de fretes, conte com a Fretebras, a plataforma de transporte rodoviário de cargas preferida dos caminhoneiros autônomos. Faça seu cadastro gratuito no sistema e já comece a aplicar as dicas que viu aqui!
Formada em letras e atua na área de redação e revisão de textos de diversos formatos, como blogs, sites, mídias sociais e manuais.