Com a chegada do calor, uma cerveja ou refrigerante cai bem, não é mesmo? Por isso, nessa época o mercado de bebidas no Brasil cresce ainda mais. Para se ter uma ideia, segundo a ABIA (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos), o segmento de bebidas tem 20% de participação no faturamento no mercado de alimentos. O segmento movimenta também o mercado de caminhões, pela busca por modelos com maior capacidade de carga e motor mais potente.

Quer estar preparado para o transporte de bebidas? Continue lendo este artigo.

Sem tempo para fazer a leitura? Que tal aperta play no áudio?!

 

Abastecimento de bebidas

O abastecimento de bebidas deve ser frequente para atender a grande demanda. Mas para chegar até a mesa dos brasileiros, as bebidas passam por várias etapas. Cada bebida tem um processo de fermentação, depois de embalada, é transportada e pode ser distribuída direto da fábrica, em revendas, como mercados e bares ou em centros de distribuição.

 

Dicas para fazer o transporte de bebidas com eficiência

As cargas de bebidas são frágeis e para manter a sua integridade é importante alguns cuidados do início ao fim. Veja as 5 dicas que separamos pra você:

 

Armazenamento de bebidas para transporte

Cada tipo de bebida pode ser armazenada em mais de um material diferente. As embalagens mais utilizadas são:

 

Vidros

A garrafa de vidro é a embalagem mais antiga e a que exige mais cuidado para não se quebrar durante o armazenamento e transporte.

 

Plástico

A garrafa de plástico ou garrafa PET surgiu para substituir as garrafas de vidro devido ao seu baixo custo e praticidade no manuseio durante a carga e descarga.

 

Alumínio

Uma das principais vantagens da lata de alumínio é ser feita de material atóxico, reciclável
e resistente à temperatura.

 

Integridade da carga

Durante o carregamento é importante verificar se a carga está embalada corretamente, protegida do calor e acomodada em pallets com as embalagens isoladas para evitar que elas quebrem ou estourem. As caixas devem ser empilhadas da mais pesada para a mais leve e identificadas com avisos de mercadoria frágil.

 

Planejamento para traçar rotas

O planejamento de rota é essencial, principalmente se você tem vários pontos de entrega. Com a rota mais adequada, você evita trajetos com ruas esburacadas, carroceria com peso mal distribuído, garrafas quebradas e muitos outros contratempos. E o que a sua transportadora menos deseja são prejuízos e atrasos na entrega, certo?

 

Qual é o tipo de veículo e carroceria ideal para o transporte de bebidas?

Esse tipo de carga pode ser transportada por um caminhão carroceria de bebidas ou um caminhão sider. A melhor opção é o caminhão sider que tem capacidade de transportar mais cargas por viagem. Esse modelo de caminhão permite o transporte de diversos tipos e alturas de embalagens como latas de alumínio, garrafa de vidro, long neck e garrafas pet. Conta também com fechamento por lonas, o que garante a proteção da carga.

 

Utilizar o tipo carroceria correto para o transporte de bebidas

Como falamos antes, o transporte de bebidas exige carroceria fechada para proteger as embalagens da iluminação, umidade, poeira, etc. As carrocerias podem ser do tipo plana ou rebaixada, que aumentam a capacidade de transporte e facilitam a carga e a descarga pelas laterais. O peso deve ser bem distribuído entre os pallets para não sobrecarregar um lado do veículo e garantir a segurança.

 

Transporte de bebidas refrigeradas

Cervejas, refrigerantes, sucos têm processos de transporte em comum, mas algumas bebidas demandam transporte com temperatura controlada. Com a preferência do consumidor por produtos mais frescos, a procura por veículos refrigerados aumentou.

O baú refrigerado utiliza temperatura entre 0 e -10 °C e possibilita o transporte de bebidas refrigeradas conforme a demanda.

Este post te ajudou? Na Fretebras, temos caminhoneiros autônomos com diversos tipos de veículos e carrocerias para o transporte de bebidas. Aproveite e assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo sobre transporte rodoviário de cargas diretamente no seu e-mail.

Você já conhece a Fretebras e sabe como podemos ajudar a sua transportadora?

Aqui, você se conecta mais rápido com quem precisa de fretes e deixa sua operação mais ágil, eficiente e rentável.
Preencha o formulário abaixo e fale com os nossos especialistas em logística:


Compartilhe: