Quando a carga é grande, o caminhão precisa ser forte para dar conta do recado. E hoje o papo é sobre os gigantes das estradas. A gente separou 5 tipos de caminhões pesados que não economizam toneladas na capacidade de carga.
Bora conhecer quais são esses veículos? Você vai saber tudo sobre: bitrem, carreta, carreta LS, rodotrem e vanderleia. Descubra as características, capacidade, pontos fortes e fracos, além do tipo de carga ideal para cada um. Use as informações para ter maior controle da gestão de transportes da sua empresa.
De pesado são só os caminhões, porque o conteúdo está leve e gostoso de ler!
O bitrem consiste em dois semirreboques conectados por um dolly (peça que conecta partes do veículo). Esta configuração possibilita grande capacidade de carga e é popular para transportar mercadorias volumosas.
O caminhão também é chamado de “bitrenzão” em algumas regiões devido ao seu tamanho. Ele pode chegar a 19,8 metros de comprimento e transportar até 57 toneladas.
A flexibilidade do bitrem é uma de suas principais características. Isso facilita a manobra em espaços mais apertados em comparação com outros caminhões de grande porte.
O bitrem geralmente consome entre 1,8 e 2,3 km/L, dependendo do peso da carga e das condições da estrada.
A carreta é um caminhão com um único semirreboque. É uma configuração comum e eficiente, usada para uma ampla variedade de cargas.
As carretas podem ter até 18,6 metros de comprimento e transportar até 40 toneladas. O veículo é fácil de manobrar e tem bom equilíbrio entre capacidade de carga e operação.
Uma curiosidade é que a carreta é uma das configurações mais antigas e populares no transporte rodoviário de cargas. Sua simplicidade facilita a manutenção e reparos.
Entre as cargas para carreta, destacamos:
O consumo varia entre 2,5 e 3,5 km/L, influenciado pelo peso da carga e condições de rodagem.
A Carreta LS (linha de semi-reboque) possui um chassis mais longo, o que facilita o transporte de mais carga sem comprometer a estabilidade. Esse veículo possui uma articulação adicional que melhora a manobra e possibilita o transporte de cargas maiores, como bens de consumo duráveis.
Ela pode atingir até 19,8 metros de comprimento e transportar até 45 toneladas. O design ajuda na melhor distribuição de peso. A carreta LS é otimizada para estradas pavimentadas e rotas longas.
Cargas volumosas e pesadas, como:
O consumo fica entre 2,0 e 2,8 km/L, dependendo das condições de carga e estrada.
O rodotrem é composto por dois semirreboques conectados a um cavalo mecânico. Ele é semelhante ao bitrem, mas com maior capacidade de carga. Geralmente é usado em rotas que conectam grandes centros logísticos e portos, ele demanda motoristas altamente qualificados devido ao tamanho e peso.
O veículo pode atingir até 30 metros de comprimento e transportar até 74 toneladas. É um dos modelos mais robustos para transporte pesado.
Sua enorme capacidade de carga e comprimento permitem transportar grandes volumes de mercadorias em uma única viagem.
O consumo varia entre 1,5 e 2,0 km/L, dependendo do peso total e das condições das estradas.
A carreta apelidada de vanderleia tem três eixos espaçados na traseira do semirreboque. Essa estrutura oferece maior estabilidade no transporte de cargas longas e volumosas. Porém, é importante avaliar se o trecho tem boa infraestrutura rodoviária antes de iniciar a viagem com esse grande veículo.
Pode ter até 19,8 metros de comprimento e transportar até 53 toneladas. Os eixos espaçados ajudam na distribuição de peso e diminuem o desgaste dos pneus e do asfalto.
Relativamente eficiente, variando entre 2,0 e 3,0 km/L.
A principal diferença é que a Carreta LS tem um chassis mais longo, com maior capacidade de carga e melhor distribuição de peso.
Depende das necessidades. O bitrem é mais manobrável e ideal para cargas médias. Já o rodotrem tem capacidade de carga maior, ideal para grandes volumes e longas distâncias.
Melhor distribuição de peso e menor desgaste dos pneus devido aos eixos espaçados. O veículo é ideal para cargas longas e volumosas.
O consumo de combustível varia principalmente com o peso da carga e as condições das estradas. Então, o bitrem e o rodotrem geralmente consomem mais por conta da capacidade de carga.
Cada tipo de caminhão pesado tem suas características específicas que o tornam adequado para diferentes tipos de transporte.Todos têm pontos fortes e fraquezas. A escolha vai depender das suas necessidades específicas.
E seja qual for a sua escolha, aproveite mais de 1 milhão de oportunidades de fretes por mês, negociação rápida, pagamento seguro e suporte que entende você. Vem para a Fretebras!
Bacharel em jornalismo pela UFJF e mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela mesma instituição.
Especialista em SEO, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo. Experiência em redação para diversas mídias e campanhas com foco no setor logístico e de transporte rodoviário.
Já teve problemas como atrasos nas entregas ou cancelamentos por não encontrar caminhões com a…
Como o pessoal da sua transportadora encontra carroceria munck para os fretes? Essa etapa de…
Conseguir carroceria silo para frete é um desafio para a sua transportadora? Sabemos que encontrar…
Quais são as regiões mais importantes do agronegócio? O que elas produzem? Se você trabalha…
Vai um arroz aí? Sabia que a safrinha de arroz pode ser bastante lucrativa para…
Trabalha com transporte de grãos e quer saber como aproveitar o melhor de cada época?…
This website uses cookies.