A versatilidade é um aspecto muito valorizado pelos clientes de transportadoras, visto que os volumes e tipos de carga mudam consideravelmente de um cliente para o outro.

Quanto melhores e mais otimizadas as opções de transporte, maior a possibilidade de sobressair em um mercado tão cheio de concorrentes, que faz com que o diferencial seja difícil de ser alcançado.

Sendo assim, conhecer todos os tipos de caminhões e capacidades é fundamental para poder oferecer o veículo mais adequado à solicitação de serviço de frete do cliente, e, ao mesmo tempo, para deixar a operação mais rentável, com menores custos e, consequentemente, mais competitiva.

Quer saber qual é o tipo de veículo mais adequado para cada operação? Então, continue lendo e descubra!

Quais os principais tipos de caminhões e capacidades?

Hoje, o mercado oferece diversas opções para que as transportadoras possam melhor atender aos seus clientes. A escolha do tipo de caminhão para cada tipo de carga deve ser feita de forma estratégica, buscando o máximo da otimização.

Separamos os principais modelos de veículo para ajudá-lo no momento de escolha do caminhão mais adequado. Veja!

VUC (Veículo Urbano de Carga) ou 3/4

O caminhão VUC ou 3/4 é o menor da categoria. É o veículo mais adequado para cargas pequenas e para rodar em localizações que não permitem ou não têm acesso para caminhões maiores.

É apropriado para áreas urbanas e, por ser pequeno, tem as vantagens de um consumo reduzido de combustível e de uma menor emissão de poluentes.

Sua capacidade é de, no máximo, 3 a 4 toneladas, dependendo do tamanho da carroceria. As medidas atingem, no máximo, 2.2 metros de largura e 6.3 metros de comprimento.

Seu rendimento tende a ser menor por causa do tamanho, por isso, é mais vantajoso para distâncias reduzidas.

Toco (caminhão semipesado)

É um veículo de porte médio que tem um eixo simples, o que o faz suportar a carroceria.

Esse tipo de caminhão é adequado para fretes de pequenas distâncias, mas sua capacidade é um pouco maior do que a oferecida pelo VUC, aguentando até 6 toneladas. Seu comprimento atinge até 14 metros, e o veículo é muito utilizado para mudanças e transporte de cargas secas e mercadorias com paletes.

Veja também – Quais são os tipos de carroceria de caminhão disponíveis?

Truck (caminhão pesado)

O Truck é o primeiro da categoria dos caminhões pesados, apresentando três eixos (um dianteiro e dois traseiros). Essa característica faz com que o veículo tenha ótimo rendimento, sendo o mais indicado para o transporte de cargas maiores e por maiores distâncias.

Sua capacidade varia entre 10 e 14 toneladas, e seu comprimento é de 14 metros. Por ser um veículo pesado, sua utilização nas áreas urbanas é reduzida, sendo mais adequado para as estradas, e seu consumo de combustível também é maior.

Carreta

As carretas são os caminhões mais indicados para grandes volumes.

A principal diferença entre a carreta e os demais tipos de caminhões é que ela é dividida em duas partes: a primeira, que é o cavalo mecânico, no qual se encontram a cabine, o motor e as rodas de tração; e a segunda, que é o módulo de carga.

O módulo de carga é o encaixe no qual será carregada a carga. Esse fator é o que determinará a capacidade do veículo, conforme as informações abaixo:

  • dois eixos: tem o comprimento de 18,15 metros, e a capacidade de até 33 toneladas;
  • três eixos: tem o comprimento de 18,15 metros, e a capacidade de até 41,5 toneladas.

As carrocerias de ambos os modelos podem ser fechadas, como os baús, os siders (com abertura lateral), os frigoríficos, os tanques e os silos (para carregamento de grãos), ou abertas, como as grades baixas, os cegonheiros (para o transporte de carros), as caçambas e as plataformas.

BAIXE AGORA: CALCULADORA DE FROTA PRÓPRIA

Bitrem

Os bitrens são veículos que utilizam o cavalo mecânico trucado, que tem o eixo duplo no conjunto da cabine e motor, permitindo que o caminhão aumente sua capacidade de peso para 57 toneladas. Seu comprimento é de 19,8 metros e ele pode ter até 7 eixos.

Rodotrem

Veículo de maior capacidade ofertado hoje, no mercado, o rodotrem é composto de 9 eixos, que comportam a capacidade de 74 toneladas. Esses veículos atingem o comprimento de 30 metros, diferenciando-se do bitrem pelo modo de encaixe das carrocerias.

Para os dois últimos tipos de caminhão citados, o custo tende a ser mais elevado, em razão do porte do caminhão. É muito utilizado para o transporte de altos volumes e de cargas com peso elevado.

São veículos que tendem a custar mais, e, muitas vezes, dependendo do volume da carga, a contratação de duas carretas tende a apresentar maior vantagem do que a de um bitrem.

Como nós, da Fretebras, podemos ajudar a flexibilizar sua operação?

Atender a um cliente nas mais diversas situações mostra que sua operação é flexível e garante que ele saiba que pode contar com sua empresa sempre que precisar, independentemente da carga que necessita transportar (ou do volume).

Nossa solução é ideal para que sua transportadora possa oferecer essa flexibilidade e estar presente em cada necessidade do seu cliente. Com a nossa plataforma, ao surgir uma demanda de frete, basta anunciá-lo para encontrar rapidamente o veículo mais adequado ao tipo e ao tamanho da carga.

Além disso, conosco, você ainda consegue expandir sua operação para as mais diversas regiões, pois a plataforma permite que o anúncio feito alcance a região da coleta, localizando motoristas autônomos, próximos à região, que estejam disponíveis para fazer o frete.

Assim, além de conseguir atender a qualquer demanda, os custos também se tornam menores, pois os veículos não rodam vazios, e os gastos provenientes de contratações com carteira assinada não se fazem necessários, deixando o cliente ainda mais satisfeito, e seu negócio, mais competitivo perante os concorrentes.

Buscar soluções como a nossa permite que a transportadora se mostre capaz de atender a qualquer demanda que o cliente solicitar, o que ajuda na fidelização. A utilização da plataforma, além de oferecer todos os tipos de caminhões e capacidades, em todas as localizações do Brasil, faz com que o preço praticado pela transportadora fique mais baixo, ajudando a atrair ainda mais os clientes.

Ficou interessado? Entre em contato conosco para saber como podemos ajudar a potencializar seu negócio!

Você já conhece a Fretebras e sabe como podemos ajudar a sua transportadora?

Aqui, você se conecta mais rápido com quem precisa de fretes e deixa sua operação mais ágil, eficiente e rentável. Preencha o formulário abaixo e fale com os nossos especialistas em logística:


Compartilhe: