2020 está começando e, neste artigo, você conhecerá algumas tendências para o transporte de cargas brasileiro.
Para garantir um negócio próspero no próximo ano, fique de olho nas despesas, provisionamentos orçamentários e demais planejamentos indispensáveis.
Premissas para atuar com qualidade no transporte de cargas
Antes de começarmos a trazer as tendências do mercado de transporte de cargas, vale levantarmos algumas premissas básicas para qualificar qualquer tipo de negócio. A primeira delas é o autoconhecimento. Esse detalhe é tão óbvio que chega a passar despercebido por muitos gestores.
Quando falamos em autoconhecimento corporativo, estamos sugerindo o entendimento minucioso de tudo sobre a empresa: da sua filosofia, da sua cultura, dos processos, dos profissionais que estão na empresa (de seus perfis, de suas respectivas capacidades e qualificações), de procedimentos de rotina, dos tipos de serviços oferecidos e solicitados, das necessidades reais aplicadas a cada tipo de demanda, entre outros.
Em resumo, conhecer profundamente cada mínimo detalhe da sua empresa. Essa é a base para todo o resto. Afinal, é a partir desse conhecimento que será possível avaliar e aplicar, se possível, cada nova tendência do mercado de transporte de cargas.
Feito esse autoconhecimento, vamos à outra obviedade corporativa que também passa despercebida por muitos gestores: criação de metas conscientes e estruturadas e provisionamento orçamentário com limites de custos.
Com todo esse estudo na mão, torna-se mais fácil realizar os investimentos necessários para alcançar as metas pretendidas e limitar os gastos excedentes para manter a saúde financeira da empresa. Veja que aqui usamos 2 palavras muito importantes para a criação das metas: “consciência”, que significa com base, sem metas fictícias, ilusórias ou irreais e “estruturadas”, que quer dizer escalonadas, com começo, meio e fim. Nesse sentido, nada deve acontecer sem muito estudo, sem a análise detalhada de muitos dados e sem coerência financeira.
Tendências para se destacar no mercado de transporte de cargas
Partindo para as tendências, começamos por uma que não uma tendência, mas sim uma obrigação de qualquer empresa: informatizar todo o seu processo logístico. Atualmente, não há espaço para empresas analógicas, seja ela de qualquer área de atuação. Aqui vale fazer um grande alerta: as empresas que em 2019 não iniciaram, pelo menos, a informatização de seus processos, produtos ou serviços, perderão espaço em um curto espaço de tempo. Hoje, tecnologia é instinto de sobrevivência para qualquer negócio.
Ao considerar a aplicação desta “tendência” no mercado de transporte de cargas, temos uma qualificação sobre as informações relativas a processo, bem como à velocidade na visualização de possíveis gargalos. Desse modo, torna-se possível realizar ajustes para melhorar produtos ou serviços e reduzir custos operacionais, aumentando as margens de lucro.
Big Data nos processos logísticos
Quando o assunto é tecnologia, é possível enxergar um mundo de possibilidades. Hoje, por exemplo, apesar de ser obrigatório ser o ponto de partida de qualquer empresa, a tecnologia é tida como uma ciência jovem, com muito espaço e muitas frentes a evoluir. Por isso, a primeira tendência que vamos considerar nesse artigo é a Big Data para transporte de cargas. Ela, inclusive, é base para a atuação da Fretebras no mercado.
Para contextualizar, Big Data é a coleta, analise e geração de informações a partir de conjuntos de dados muito grandes. Esses conjuntos, aliás, já não podem ser analisados por métodos tradicionais, cabendo assim o desenvolvimento de novos técnicas e recursos.
O uso da Big Data no transporte de cargas ajuda, por exemplo, os profissionais desse mercado a analisar dados de custos logísticos, de rotas, de valores de negociações, de sazonalidade, de tendência e muito mais. Em resumo, o cruzamento de inúmeros dados atuais leva a geração de novas informações, que acabam servindo para encurtar caminhos e facilitar as tomadas de decisão.
Plataformas para publicação de fretes
Outra tendência fundamental, que já tem ajudado a transformar o mercado de transporte de cargas brasileiro é o uso de plataformas de publicação de fretes. Por meio dessa tecnologia, as empresas conseguem fazer o meio de campo, permitindo que empresas encontrem os caminhoneiros ideais para suas necessidades específicas. Além disso, as transportadoras com frotas ociosas conseguem disponibilizar seus caminhões para coletas de outras transportadoras, empresas ou embarcadoras. Para saber mais sobre o assunto, acesse a página da Fretebras.
Ferramentas de tecnologia para transporte de cargas
A última tendência, também voltada à tecnologia e não menos importante, é olhar para todos os seus clientes e clientes potenciais, aos seus comportamentos, aos seus interesses e às tendências do mercado em que eles fazem parte. Quando entramos no dia a dia, olhar com qualidade para os pontos citados acima é desconsiderado por muitas empresas. Afinal, elas acabam operando em looping.
Com a evolução tecnológica, ficou muito mais fácil encontrar ferramentas que monitoram comportamentos de consumo, necessidades dos seus clientes e dos ditos “lookalikes” (que significa públicos com características muito similares às dos seus clientes), além de ferramentas de CRM e outras, que auxiliam na captação de leads. Lembre-se: aplicar recursos em tecnologias que te ajudam a encontrar clientes potenciais e a entender as necessidades do seu mercado de atuação é investimento e não despesa. Você certamente verá surgir oportunidades para a criação ou desenvolvimento de produtos e serviços.
E aí, o que você achou dos temas que abordamos nesse artigo? Vamos enriquecer juntos esse assunto. Afinal, o ano de 2020 chegou e queremos continuar evoluindo no mercado de transporte de cargas brasileiro.
A Fretebras, empresa conecta transportadoras e caminhoneiros e investe em soluções inovadoras para tornar o transporte rodoviário cada vez mais eficiente. Se quiser conhecer nossa plataforma para empresas, clique aqui.
Edu Ribeiro
Formação:
– Graduado em Comunicação Social – Jornalismo pela UNISA.
– Pós-graduado em Gestão de Projetos Digitais pelo SENAC SP.
Perfil Profissional:
Jornalista especializado em transporte e logística rodoviária.
Áreas de Interesse:
– Gestão de Frota
– Sustentabilidade no Transporte
– Inovação e Tecnologia
– Segurança Rodoviária
– Infraestrutura e Logística
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