O serviço de entrega está diretamente ligado à satisfação do cliente, tornando-se fundamental para receber avaliações positivas e fidelizar o consumidor.
Portanto, é importante que a empresa invista sempre em melhorias no setor, se deseja manter uma boa reputação no mercado.
Pensando nisso, preparamos um conteúdo especial com 5 práticas que podem ser adotadas para aprimorar esse processo, impactando positivamente na relação do cliente com a empresa.
Antes do produto sair para entrega, é necessário que todos os processos que o antecedem estejam corretos e em completa sinergia. Portanto, a comunicação entre os setores precisa ser aplicada de maneira correta e clara.
A equipe de venda precisa estar alinhada com a de estoque — para evitar conflitos de produtos indisponíveis, por exemplo — e com a de logística, para não fornecer aos clientes prazos de entrega que não poderão ser cumpridos, gerando frustração no comprador.
O ideal é realizar reuniões de alinhamento para manter todos informados sobre o andamento dos processos, eliminando gargalos que possam atrapalhar o resultado das operações.
Apenas as reuniões não são suficientes para manter um bom desempenho da equipe e uma entrega de qualidade.
Todos os colaboradores devem ser devidamente treinados e conscientizados sobre a forma mais adequada de executar cada processo.
Com funcionários capacitados, as entregas serão realizadas dentro dos prazos e a empresa garantirá a satisfação do consumidor.
Muitas vezes, a baixa qualidade no serviço de entrega está relacionada à negligência das empresas com o setor de transporte, seja devido a um trabalho mal efetuado por funcionários despreparados, seja por falta de estrutura e máquinas ultrapassadas.
Para garantirem melhores índices de satisfação, os gestores têm apostado na terceirização e, consequentemente, no aumento da frota.
Essa medida tem conciliado a redução de custos com um aumento significativo da capacidade de operação — pois o setor passa a contar com uma equipe especializada e com os conhecimentos e as ferramentas necessárias para realizar a tarefa.
Uma grande aliada dos gestores é a ferramenta relacionada aos indicadores de desempenho.
Com elas, é possível avaliar o desempenho e os resultados das operações e quais recursos devem ser destinados para aplicar melhorias e alcançar os objetivos traçados.
É, também, por meio desse recurso, que são descobertas falhas nas atividades da empresa, quais as causas desses problemas e as medidas que devem ser adotadas para solucioná-las.
Quando associamos os indicadores de desempenho ao setor de transporte, é possível ter acesso a informações, como:
Os recursos tecnológicos facilitam todos os processos dos setores, na maioria das empresas.
No que diz respeito às entregas, elas são utilizadas para acompanhar os produtos que são enviados para os clientes, criando uma integração com a equipe de logística.
Há, ainda, a possibilidade de realizar o monitoramento da carga, obtendo informações detalhadas da rota que está sendo seguida, permitindo ao gestor uma rápida tomada de decisão, caso haja algum imprevisto.
Como você pôde ver, realizar um serviço de entrega de qualidade é essencial para manter a satisfação do cliente e tomar as medidas citadas, impactando positivamente em todos os processos da empresa e trazendo mais benefícios e poder de mercado.
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Edu Ribeiro
Formação:
– Graduado em Comunicação Social – Jornalismo pela UNISA.
– Pós-graduado em Gestão de Projetos Digitais pelo SENAC SP.
Perfil Profissional:
Jornalista especializado em transporte e logística rodoviária.
Áreas de Interesse:
– Gestão de Frota
– Sustentabilidade no Transporte
– Inovação e Tecnologia
– Segurança Rodoviária
– Infraestrutura e Logística
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