Gestores de excelência precisam conhecer sua equipe, ter uma comunicação efetiva e direta, saber lidar com divergências, além de estarem atentos as novidades do setor. Portanto, se você quer conhecer algumas habilidades um gestor de transportadora precisa ter para obter bons resultados, acompanhe o artigo!

Habilidades que um gestor de transportadora deve ter

Boa comunicação

O primeiro ponto é entender a importância da comunicação dentro das organizações e seus benefícios. Logo, uma boa comunicação faz com que os colaboradores fiquem a par do que está ocorrendo na transportadora, deixa clara a missão, visão e valores, bem como os planos estratégicos e ações táticas da empresa.

O gestor precisa trabalhar para que a comunicação na transportadora seja feita de maneira fluída e eficaz, sendo seu papel encontrar falhas e gargalos que possam atrapalhar a comunicação entre os funcionários.

Algumas dicas de como implementar uma comunicação eficiente na transportadora são:

  • entenda com quem você está falando, ou seja, conheça seus funcionários e saiba a melhor maneira de abordá-los e engajá-los;
  • seja claro, consistente e assertivo em seus comunicados;
  • mantenha a empatia e respeite as diferenças, pois isso é primordial para uma comunicação bem-sucedida;
  • esteja aberto aos funcionários: escute, pergunte, seja inclusivo, faça críticas construtivas e entenda seus limites.

Dessa forma, para uma comunicação empresarial realmente efetiva você precisa trabalhar com as quatro funções básicas:

  1. controle,
  2. motivação,
  3. expressão e
  4. informação passada.

Assim, você traz mais agilidade para os processos, integra os diversos setores da transportadora, engaja os funcionários e aumenta a transparência.

Ser um bom líder

A figura do chefe — aquela pessoa inacessível e temida por todos, está cada vez mais defasada.

Cabe então ao gestor aproximar-se de seu time a fim de entender suas reais necessidades, propondo melhorias e mudanças. Identificar o que é melhor para todos é fundamental para ser um bom líder, portanto procure desenvolver os talentos do seu grupo e atue em conjunto com eles para obter uma equipe de excelência.

Para trabalhar bem a liderança é preciso ter foco nos resultados, analisar o desempenho do setor e do negócio e, antecipar os problemas e necessidades da transportadora. Além disso, um bom gestor é fonte de inspiração para os funcionários e é capaz de estimular a todos a encontrar suas próprias soluções.

Ficar atento às novidades da área

A logística vem evoluindo bastante nos últimos anos e estar sempre atento às novas tecnologias e tendências do setor é fundamental para os gestores saírem na frente e conseguir vantagens competitivas sobre seus concorrentes.

Algo que pode ajudar o setor de logística são plataformas online e aplicativos que auxiliam na divulgação de fretes, veículos, produtos e serviços do setor de transporte rodoviário de cargas.

Algumas formas de se manter atualizado na área da logística, são:

Leia diariamente

É preciso desenvolver o hábito de ler notícias da área, seguir blogs que sejam referências e acompanhar as mudanças do mercado logístico e econômico.

Participe de eventos

Uma maneira eficaz de se atualizar com frequência são os congressos, eventos corporativos, seminários e workshops relacionados à área. Estes eventos são oportunidades de relacionamento com outros profissionais, troca de experiências, além de serem fontes de novas pesquisas, lançamentos de ferramentas e casos de sucesso.

Entre as diversas opções, queremos destacar os três maiores eventos do setor que não podem ficar de fora dos seus planos.

O primeiro deles é o ASPAS Show, a maior feira de alimentos, bebidas, higiene, limpeza, equipamentos e tecnologia para supermercados do mundo. São 4 dias de evento, reunindo fornecedores, empresas e compradores.

O segundo é o Intermodal, uma feira internacional voltada para a área da logística, transporte de cargas e comércio exterior. São mais de 20 países e 400 marcas interagindo e gerando novos negócios.

Por fim, a Fenatran, feira nacional de transportes rodoviários de cargas. Ela reúne empresas de todo o país por uma semana para abordar os assuntos e novidades do setor.

Como desenvolver essas habilidades

Algumas formas de desenvolver essas e outras habilidades são:

Treinamentos

Os treinamentos são excelentes oportunidades para conhecer novas técnicas, desenvolver mudanças de processos dentro da empresa e até mesmo trabalhar características comportamentais profissional.

Apostar em cursos de atualização ou especialização na área de gestão é uma boa pedida. Eles proporcionam relacionamento com outros profissionais, orientam os envolvidos sobre assuntos específicos e contribuem de maneira ágil para o desenvolvimento do gestor.

Autoconhecimento

O autoconhecimento é o ponto de partida para o aprimoramento, afinal é preciso saber mais sobre si antes de buscar melhorias. Ao ter uma compreensão maior sobre seus limites e dificuldades permite que você se desenvolva de forma assertiva — tanto profissional quanto pessoal.

Para isso, é possível procurar pelo auxílio de coaching, promover encontros e conversas com funcionários mais experientes, com mais anos de atuação no mercado e, recorrer a leitura de livros e artigos relacionados ao autoconhecimento.

Benchmarking

Por fim, o benchmarking é um processo muito eficaz para a inovação nas empresas. Ele consiste na busca e análise das melhores práticas do mercado. O intuito é avaliar os processos dentro da transportadora, identificar o que não tem sido eficiente e, a partir disso, validar aos métodos praticados pela concorrência.

Ou seja, a essência do benchmarking é a comparação entre os fluxos de trabalho e adotar as melhores práticas.

Algumas formas de aplicar o benchmarking de forma estratégica são:

  • avaliar de forma minuciosa os processos internos da transportadora;
  • identificar as empresas de excelência no mercado;
  • obter dados e informações através de parcerias e convênios com outras empresas;
  • definição e avaliação de metas;
  • implementar o plano.

Agora que você sabe algumas das maneiras de se desenvolver para ser um bom gestor de transportadora, o próximo passo é aplicar as dicas deste artigo e aprimorar sua capacidade de gestão.

Liste alguns cursos, visite as feiras do setor, aumente sua rede de contatos e em pouco tempo você verá a diferença que isso trará nos resultados da empresa.

Gostou deste conteúdo? Confira outros artigos semelhantes no blog Fretebras. Em caso de dúvida, conheça as nossas soluções.

Você já conhece a Fretebras e sabe como podemos ajudar a sua transportadora?

Aqui, você se conecta mais rápido com quem precisa de fretes e deixa sua operação mais ágil, eficiente e rentável. Preencha o formulário abaixo e fale com os nossos especialistas em logística:


Compartilhe: