Gestão de transportadora de cargas
Transportadora

Saiba quais as habilidades um gestor de transportadora precisa

Gestores de excelência precisam conhecer sua equipe, ter uma comunicação efetiva e direta, saber lidar com divergências, além de estarem atentos as novidades do setor.

Portanto, se você quer conhecer algumas habilidades que gestores de transportadora precisam ter para obter bons resultados, acompanhe este artigo até o final!

Habilidades que um gestor de transportadora eficaz deve ter

Boa comunicação

O primeiro ponto é entender a importância da comunicação dentro das organizações e seus benefícios. Logo, uma boa comunicação faz com que os colaboradores fiquem a par do que está ocorrendo na transportadora, deixa clara a missão, visão e valores, bem como os planos estratégicos e ações táticas da empresa.

O gestor precisa trabalhar para que a comunicação na transportadora seja feita de maneira fluída e eficaz, sendo seu papel encontrar falhas e gargalos que possam atrapalhar a comunicação entre os funcionários.

Algumas dicas de como implementar uma comunicação eficiente na transportadora são:

  • entenda com quem você está falando, ou seja, conheça seus funcionários e saiba a melhor maneira de abordá-los e engajá-los;
  • seja claro, consistente e assertivo em seus comunicados;
  • mantenha a empatia e respeite as diferenças, pois isso é primordial para uma comunicação bem-sucedida;
  • esteja aberto aos funcionários: escute, pergunte, seja inclusivo, faça críticas construtivas e entenda seus limites.

Dessa forma, para uma comunicação empresarial realmente efetiva você precisa trabalhar com as quatro funções básicas:

  1. controle,
  2. motivação,
  3. expressão e
  4. informação passada.

Assim, você traz mais agilidade para os processos, integra os diversos setores da transportadora, engaja os funcionários e aumenta a transparência.

Ser um bom líder

A figura do chefe — aquela pessoa inacessível e temida por todos, está cada vez mais defasada.

Cabe então ao gestor aproximar-se de seu time a fim de entender suas reais necessidades, propondo melhorias e mudanças. Identificar o que é melhor para todos é fundamental para ser um bom líder, portanto procure desenvolver os talentos do seu grupo e atue em conjunto com eles para obter uma equipe de excelência.

Para trabalhar bem a liderança é preciso ter foco nos resultados, analisar o desempenho do setor e do negócio e, antecipar os problemas e necessidades da transportadora. Além disso, um bom gestor é fonte de inspiração para os funcionários e é capaz de estimular a todos a encontrar suas próprias soluções.

Ficar atento às novidades da área

A logística vem evoluindo bastante nos últimos anos e estar sempre atento às novas tecnologias e tendências do setor é fundamental para os gestores saírem na frente e conseguir vantagens competitivas sobre seus concorrentes.

Algo que pode ajudar o setor de logística são plataformas online e aplicativos que auxiliam na divulgação de fretes, veículos, produtos e serviços do setor de transporte rodoviário de cargas.

Algumas formas de se manter atualizado na área da logística, são:

Leia diariamente

É preciso desenvolver o hábito de ler notícias da área, seguir blogs que sejam referências e acompanhar as mudanças do mercado logístico e econômico.

Participe de eventos

Uma maneira eficaz de se atualizar com frequência são os congressos, eventos corporativos, seminários e workshops relacionados à área. Estes eventos são oportunidades de relacionamento com outros profissionais, troca de experiências, além de serem fontes de novas pesquisas, lançamentos de ferramentas e casos de sucesso.

Entre as diversas opções, queremos destacar os três maiores eventos do setor que não podem ficar de fora dos seus planos.

O primeiro deles é o ASPAS Show, a maior feira de alimentos, bebidas, higiene, limpeza, equipamentos e tecnologia para supermercados do mundo. São 4 dias de evento, reunindo fornecedores, empresas e compradores.

O segundo é o Intermodal, uma feira internacional voltada para a área da logística, transporte de cargas e comércio exterior. São mais de 20 países e 400 marcas interagindo e gerando novos negócios.

Por fim, a Fenatran, feira nacional de transportes rodoviários de cargas. Ela reúne empresas de todo o país por uma semana para abordar os assuntos e novidades do setor.

Como desenvolver essas habilidades

Algumas formas de desenvolver essas e outras habilidades são:

Treinamentos

Os treinamentos são excelentes oportunidades para conhecer novas técnicas, desenvolver mudanças de processos dentro da empresa e até mesmo trabalhar características comportamentais profissional.

Apostar em cursos de atualização ou especialização na área de gestão é uma boa pedida. Eles proporcionam relacionamento com outros profissionais, orientam os envolvidos sobre assuntos específicos e contribuem de maneira ágil para o desenvolvimento do gestor.

Autoconhecimento

O autoconhecimento é o ponto de partida para o aprimoramento, afinal é preciso saber mais sobre si antes de buscar melhorias. Ao ter uma compreensão maior sobre seus limites e dificuldades permite que você se desenvolva de forma assertiva — tanto profissional quanto pessoal.

Para isso, é possível procurar pelo auxílio de coaching, promover encontros e conversas com funcionários mais experientes, com mais anos de atuação no mercado e, recorrer a leitura de livros e artigos relacionados ao autoconhecimento.

Benchmarking

Por fim, o benchmarking é um processo muito eficaz para a inovação nas empresas. Ele consiste na busca e análise das melhores práticas do mercado. O intuito é avaliar os processos dentro da transportadora, identificar o que não tem sido eficiente e, a partir disso, validar aos métodos praticados pela concorrência.

Ou seja, a essência do benchmarking é a comparação entre os fluxos de trabalho e adotar as melhores práticas.

Algumas formas de aplicar o benchmarking de forma estratégica são:

  • avaliar de forma minuciosa os processos internos da transportadora;
  • identificar as empresas de excelência no mercado;
  • obter dados e informações através de parcerias e convênios com outras empresas;
  • definição e avaliação de metas;
  • implementar o plano.

Agora que você sabe algumas das maneiras de se desenvolver para ser um bom gestor de transportadora, o próximo passo é aplicar as dicas deste artigo e aprimorar sua capacidade de gestão.

Liste alguns cursos, visite as feiras do setor, aumente sua rede de contatos e em pouco tempo você verá a diferença que isso trará nos resultados da empresa.

Gostou deste conteúdo? Então, compartilhe este post em suas redes sociais e ajude mais pessoas com as mesmas dúvidas!

Mais pessoas podem aprender. Compartilhe!

Posts relacionados

2 Comments

  1. carlos says:

    esta cada vez mais claro que precisamos de profissionais educados no nosso ramo, por anos todo tipo de profissional entrou no ramo ou sendo motorista ou sendo dono de caminhao, assim muitas pessoas que nunca tiveram a verdadeira identidade de transportador acabou sobrecarregando o setor de transporte com excesso de caminhao no mercado o valor do frete diminuiu, a verdadeira lei da oferta e da procura, juros muito baixos trouxeram contadores, dentintas, vendedores, construtores enfim varias pessoas que nao sao do ramo ao nosso setor, aos poucos estas pessoas voltarao aos seus negocios de origem e deixarao o ramo do transportes para os verdadeiramente apaixonados pelo setor, grande abraco a todos e DEUS nos proteja.

    1. Fretebras says:

      Vamos torcer para que as empresas fechem cada vez mais negócios e aumente a quantidade de fretes à todos. 🤞

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *