As rotinas administrativas são um conjunto de processos desenvolvidos sistematicamente que necessitam de conhecimento teórico e técnico para a sua realização. Elas se baseiam em regulamentos internos e em documentos como relatórios, circulares e ofícios e nas empresas de transporte e logística isso não é diferente.
Quanto maior a empresa, maior é o número de funcionários e a divisão de tarefas por departamentos. Embora, segundo o Sebrae, isso não aconteça em 85% das micro e pequenas empresas, elas controlam bem os gastos, pagamentos e todas as rotinas administrativas com a contratação de funcionários competentes para o desempenho das atividades.
Enfrentar a rotina administrativa é certamente um dos grandes desafios contábeis para empresas de transporte e logística, pois existem muitos cálculos a fazer, como entradas e saídas, fluxo de caixa, receitas, faturamento, contas a pagar, contas a receber, tributação, e tudo precisa ser feito com rapidez, considerando que os veículos não param de circular.
O trânsito de informações é intenso no ramo de transporte e logística e os trabalhadores precisam de qualificação para entender o serviço e atender bem as expectativas.
Os prazos de entrega geralmente têm questões a resolver e é bastante complexo ajustar o prazo ideal com o prazo possível e real.
As rotinas administrativas dos serviços de transporte e logística, de acordo com o curso online do Sest/Senat, englobam algumas atividades que dão suporte à qualquer empresa.
1 – Abertura de contas bancárias, para organizar as finanças da empresa;
2 – Acompanhamento do fluxo de caixa, essencial na área de transporte e logística, para checar se o planejamento está sendo seguido e as entradas e saídas estão acontecendo como o esperado;
3 – Contas a pagar, atividade focada nos vencimentos e pagamentos de contas de consumo, como luz, água, telefone, internet, bem como de fornecedores, impostos, entre outras, evitando juros, encargos ou cortes.
4 – Contas a receber, acompanha os pagamentos dos serviços prestados de transporte e logística, em datas predeterminadas.
O volume de contas a receber pode ser grande, dependendo da empresa, e o número de funcionários que cuidam dessa área pode ser maior.
5 – Emissão de notas fiscais, atividade obrigatória não apenas no setor de transporte e logística, serve para o acompanhamento realizado pelo governo, bem como para a cobrança de impostos e para que o cliente tenha seus direitos assegurados, no caso de problemas com a prestação de serviços.
6 – Controle de ponto dos funcionários, acompanha faltas e atrasos para que todos tenham seus proventos assegurados, considerando fatores como horas extras e compensação de faltas.
Vale ressaltar que a contabilidade, seja interna ou externa, requer a emissão de diferentes documentos, certificações digitais e trâmites em órgão públicos.
Além disso, é necessário uma atualização periódica da documentação.
A folha de pagamento é um capítulo à parte e requer atenção redobrada para evitar ônus para a empresa de transporte e logística. Ela comporta salários, encargos trabalhistas e indenizações.
Como essas empresas trabalham 24 horas para garantir as entregas, os adicionais noturnos e as horas extras precisam ser bem calculados.
Gostou do artigo? Conheça a Fretebras, plataforma de publicação de fretes que pode auxiliar nas rotinas de transporte e logística, facilitando a contratação de motoristas autônomos, a busca pelo frete de retorno, a cotação de fretes a partir informações sobre preço médio de mercado.
Para saber mais sobre a Fretebras, clique aqui e conheça nossas soluções.
Para acessar outros conteúdos como esse, assine a newsletter do Blog Fretebras.
Aqui, você se conecta mais rápido com quem precisa de fretes e deixa sua operação mais ágil, eficiente e rentável. Preencha o formulário abaixo e fale com os nossos especialistas em logística:
Bacharel em jornalismo pela UFJF e mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela mesma instituição.
Especialista em SEO, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo. Experiência em redação para diversas mídias e campanhas com foco no setor logístico e de transporte rodoviário.
Já teve problemas como atrasos nas entregas ou cancelamentos por não encontrar caminhões com a…
Como o pessoal da sua transportadora encontra carroceria munck para os fretes? Essa etapa de…
Conseguir carroceria silo para frete é um desafio para a sua transportadora? Sabemos que encontrar…
Quais são as regiões mais importantes do agronegócio? O que elas produzem? Se você trabalha…
Vai um arroz aí? Sabia que a safrinha de arroz pode ser bastante lucrativa para…
Trabalha com transporte de grãos e quer saber como aproveitar o melhor de cada época?…
This website uses cookies.