Quer aumentar ou trocar algum veículo da sua frota de caminhões? Se você estava esperando os lançamentos de 2025 para se decidir, fique aqui porque separamos muitas novidades.
Temos vários lançamentos de caminhões, incluindo modelos especiais de tecnologia verde e veículos para testes. Então, bora conferir as tendências para o transporte rodoviário de cargas?
Podemos adiantar que o ano de 2025 vai ser um marco para uma das transformações mais importantes das próximas décadas: a sustentabilidade.
Pensando nisso, as fabricantes de caminhões estão focadas em reduzir a emissão de CO2, ampliar o uso de combustíveis sustentáveis e testar modelos elétricos aqui no Brasil.
O portal Estradão reuniu os principais lançamentos de 2025. No caso de veículos leves (como o VUC/VLC) e caminhões tradicionais, destacamos as novidades a seguir.
Deve estrear aqui até junho. Ela terá um painel de instrumentos 100% digital e uma nova central multimídia com tela ampliada.
Além disso, o motor é 2.0 turbodiesel de 165 cv de potência e 39,7 mkgf de torque, em opções com transmissão manual ou automática.
Depois de muitos anos, o design do novo Accelo foi renovado. E sua capacidade de carga agora é de até 1,2 toneladas.
O Actros Evolution, um veículo pesado, tem versão com banheiro a bordo. Para isso, pensando no conforto de quem for dirigir, o vaso tem um sistema que não permite retorno de cheiro para o veículo.
Além disso, o modelo tem uma ducha higiênica com bico anti respingo e espelho atrás do banco do passageiro.
A Volvo lançou algumas novidades para a linha F, mas nem tudo virá para o Brasil. Os veículos daqui terão apenas alguns aprimoramentos tecnológicos para aumentar a segurança, por exemplo, espelhos retrovisores com câmeras digitais.
A sustentabilidade no transporte rodoviário de cargas é um assunto cada vez mais em alta. As vantagens de incluir essa prática no dia a dia das transportadoras incluem a diminuição da poluição e economias operacionais.
Os caminhões HEV ou elétricos híbridos contam com dois repositórios de combustível, um elétrico e um para diesel. Mas eles não funcionam em conjunto. Na verdade, enquanto um é usado o outro fica desativado.
Isso permite controlar o uso e escolher entre o combustível fóssil e os de origem “verde”, como biodiesel e HVO (ou diesel verde).
Infelizmente, eles ainda não estão disponíveis para compra aqui no Brasil. Mas temos boas notícias!
A Volkswagen, por exemplo, vai fazer testes aqui neste ano com o Meteor Hybrid. Esse modelo consegue reduzir mais de 90% das emissões de CO2 quando combinado com o uso do diesel verde renovável.
Vale a pena acompanhar os testes que vão acontecer aqui. Isso porque, dependendo dos resultados, esses veículos podem estar no nosso mercado já em 2026.
Já no caso dos veículos elétricos, uma potente bateria entra no lugar do tanque de combustível. Ela é capaz de movimentar os veículos com eficiência e baixo ruído, tendo modelos com cerca de 200km de autonomia.
A desvantagem é o valor dos caminhões. Porém, a longo prazo, o custo para carregá-lo é bem menor que abastecer um veículo que roda com diesel.
A montadora XCMG lançou o primeiro caminhão elétrico de grande capacidade. O modelo recebeu o nome de XCMG E7-80 e é o mais potente e com maior capacidade de carga aqui no Brasil. Seu cavalo mecânico tem potência de 747 cv, torque de 285,7 mkgf e capacidade máxima de tração (CMT) de 80 toneladas.
Além disso, o pacote de baterias de 400 kWh proporciona autonomia de 150 km se estiver totalmente carregado. Mas se estiver atrelado a um equipamento com 49 t de carga, ele será capaz de rodar 250 km.
O gás natural está ganhando cada vez mais espaço por aqui. Os mais famosos são o Gás Natural Veicular (GNV), o Gás Natural Liquefeito (GNL) e o biometano.
A diferença deles para os veículos tradicionais está na injeção do motor, que é do tipo Ciclo Otto. Ele aproveita melhor a energia da queima do combustível em um esquema de quatro tempos.
Com isso, o GNV representa uma redução de até 15%, enquanto a taxa do biometano pode chegar a até 90%.
As novidades ficaram por conta da Iveco. O modelo Tector NG tem autonomia de até 300 km e é movido a GNV ou biometano. Além disso, ele tem seis cilindros de gás de 80 litros cada.
Já o S-Way NG é indicado para transporte de médias a longas distâncias e conta com até 550 km de autonomia.
O que achou dos lançamentos? Acompanhar o que está acontecendo ajuda a entender a direção que o mercado dos caminhões está tomando. Com isso, dá para planejar e fazer os investimentos necessários para a sua transportadora continuar crescendo e se destacando.
Quer se inspirar mais? Confira o podcast Rota do Sucesso, que foi produzido pela Fretebras, e saiba mais sobre o frete brasileiro.
Formada em letras e atua na área de redação e revisão de textos de diversos formatos, como blogs, sites, mídias sociais e manuais.
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