O Brasil é o país que mais utiliza o transporte rodoviário, sendo que 58% de todas as entregas são feitas por essa via. Com tanta movimentação, há um fator, além do preço do frete, que influencia a decisão do cliente — o prazo de entrega.
A verdade é que uma única entrega envolve diversas empresas e acontecimentos. Essa cadeia afeta tanto o cálculo, quanto o cumprimento do prazo estipulado, além do volume das mercadorias e localidade do destino e da distribuição.
A seguir, entenda quais são os processos envolvidos no transporte rodoviário e o que considerar ao estipular os seus prazos de entrega. Vamos lá!
Diversos processos envolvem uma entrega no transporte rodoviário.
Tudo começa com a coleta dos materiais que, em grande parte das vezes, acontece nos centros de distribuição.
Depois, são executados os procedimentos de emissão de notas fiscais e demais documentos obrigatórios, a consolidação das cargas, o transporte e a desconsolidação, que é a descarga.
Diversas empresas estão envolvidas antes, durante e após o trajeto, como os postos de combustíveis, as oficinas, as seguradoras e os órgãos, como a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Secretaria da Fazenda, que faz o recolhimento dos tributos.
O prazo das entregas é de grande influência não somente na decisão dos consumidores e do seu cliente, mas também nos processos de gestão das transportadoras, considerando que tempo é dinheiro.
Quanto mais rápidas e ágeis forem as suas entregas, maior será o volume de fretes que você conseguirá absorver.
No final, isso interfere positivamente na lucratividade e na visão do mercado perante sua empresa.
Quando alguém compra algo ou solicita uma entrega, automaticamente, faz todo um planejamento que envolve o prazo. Quando esse período não é cumprido, prejudica tanto o seu lado financeiro quanto o relacionamento com o cliente.
Os cálculos para a definição dos prazos de entrega são feitos considerando estimativas e padrões, sendo necessário pensar que imprevistos podem acontecer, como roubos de carga, problemas com o veículo ou até mesmo engarrafamentos, por exemplo.
Para facilitar esse cálculo, existem empresas e transportadoras que utilizam o sistema dos Correios, que calcula automaticamente o prazo, conforme as características das mercadorias.
As particularidades da carga devem ser consideradas uma vez que interferem no período de preparação e nos cuidados, como:
O cumprimento do prazo de entrega é um fator decisivo para os seus clientes, principalmente porque, se você atrasa um transporte, todo o planejamento do consumidor também muda.
Nesses momentos, uma transportadora que tem uma gestão bem estruturada e investe em tecnologias para evitar imprevistos sai na frente da concorrência.
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Edu Ribeiro
Formação:
– Graduado em Comunicação Social – Jornalismo pela UNISA.
– Pós-graduado em Gestão de Projetos Digitais pelo SENAC SP.
Perfil Profissional:
Jornalista especializado em transporte e logística rodoviária.
Áreas de Interesse:
– Gestão de Frota
– Sustentabilidade no Transporte
– Inovação e Tecnologia
– Segurança Rodoviária
– Infraestrutura e Logística
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