Todo caminhoneiro autônomo que sai para realizar uma entrega, preocupa-se com a possibilidade de voltar com o caminhão vazio.
Essa situação ocorre porque o entregador consegue fechar uma viagem de ida, mas, por vezes, não conhece nenhuma empresa na região de entrega e acaba voltando com a carroceria vazia.
Foi pensando em contratempos do tipo que a Fretebras lançou sua plataforma de cargas. Esse recurso de divulgação é uma excelente alternativa para os dois envolvidos no processo: motoristas autônomos e empresas. Afinal de contas, de forma simples e rápida, ambos podem encontrar o que precisam ao alcance de um clique. Tudo na palma da mão.
Quer saber mais sobre essa funcionalidade? Confira mais detalhes no artigo!
Devido às facilidades oferecidas pela internet e pelos meios tecnológicos, as formas de consumo e relacionamento se transformaram completamente. Além de melhorarem a vida dos usuários, as funcionalidades trouxeram benefícios às empresas e facilitaram o meio de compra ou entrega dos serviços.
Na logística, por exemplo, há sempre a busca por qualidade e eficiência, sendo que essas características só continuam sendo otimizadas graças à tecnologia. Assim, são indiscutíveis os impactos positivos dos meios tecnológicos na rotina das empresas que precisam do transporte rodoviário para realizar suas vendas.
Dessa forma, podemos concluir que há uma rede enorme de companhias que não têm frota própria e necessitam de caminhoneiros autônomos para a realização das entregas. Do outro lado, também existem motoristas autônomos que precisam encontrar seus clientes e garantir viagens com a carroceria cheia, sempre com foco em reduzir custos logísticos.
Pensando nisso, em 2006 a Fretebras desenvolveu um projeto que visava integrar e conectar empresas a caminhoneiros. Com o passar dos anos, o serviço foi sendo otimizado e atualmente há mais de sete mil companhias cadastradas na plataforma, que podem se conectar a cerca de 300 mil profissionais que realizam entregas em toda a América do Sul.
A Fretebras é uma marca que foi criada com foco no desenvolvimento de soluções voltadas ao setor de transporte para cargas e fretes. Em 1998, os idealizadores inovaram e tiveram a ideia de desenvolver uma plataforma online para divulgar fretes, produtos ou serviços relacionados ao transporte rodoviário de cargas. Assim, nasceu o Fretenet nos anos 2000.
Contudo, como a internet ainda não era acessível a todos, o projeto foi interrompido. Em 2006, a ideia foi retomada já com o nome de Fretebras e, graças à popularização das mídias sociais, da tecnologia e dos smartphones, se tornou possível difundir os serviços.
O site de cargas e fretes foi lançado no ano de 2008, ao passo que o aplicativo Fretebras Checkin foi desenvolvido em 2013. Já em 2015, criou-se a primeira página do segmento voltada para celulares. A seguir, confira a missão e visão da marca.
Fazer com que motoristas, caminhoneiros, frotistas, transportadoras e embarcadores economizem tempo e dinheiro por meio do uso dos serviços da Fretebras.
A visão da marca é conseguir integrar todos os segmentos do setor de transporte rodoviário de cargas – do Brasil e da América do Sul – via internet. Além disso, a empresa se preocupa com o meio ambiente, otimizando o uso da frota existente no Brasil, minimizando o tráfego de veículos vazios e, consequentemente, reduzindo a emissão de gases poluentes.
A plataforma de fretes é voltada para o acesso das empresas e tem como foco principal a divulgação de fretes. O aplicativo é feito para que os caminhoneiros encontrarem os melhores fretes por tipo de veículo e tipo de carroceria.
O acesso funciona da seguinte maneira: ele informa a localização do veículo e visualiza as cargas disponíveis no entorno, sendo possível entrar em contato direto com a empresa responsável pela publicação. Também é possível receber uma oferta de carga ao realizar o checkin no Aplicativo. O embarcador e transportador negociam diretamente o valor do frete. Depois de tudo acertado, o transportador faz o carregamento e realiza a entrega.
O sistema é um pouco diferente: o embarcador anuncia o frete na plataforma. Nessa etapa, ele consegue verificar os veículos compatíveis com a necessidade da carga e que estão próximos ao carregamento e entra em contato com o caminhoneiro. Tal detalhe é importante, pois há cargas com especificações de peso, periculosidade, temperatura e tamanho, sendo preciso encontrar um caminhão de acordo com essa necessidade.
Depois, o transportador visualiza o frete e entra em contato com o embarcador caso surja interesse. Empresa e caminhoneiro negociam diretamente a entrega e, se estiver tudo certo, o transportador realiza o carregamento e sai para seu destino final.
Esse sistema é inovador, uma vez que possibilita ao caminhoneiro sempre fazer viagens com a carroceria cheia. Além disso, o aplicativo conecta motoristas a empresas distantes e que tinham mais dificuldade em encontrar transportes disponíveis.
Pensando na qualidade do serviço e em aprimorar as experiências, a Fretebras lançou sua rede VIP.
Essa possibilidade foi criada para proporcionar uma experiência diferenciada às empresas e aos caminhoneiros que se adequarem às exigências para se tornarem VIPs.
Dessa forma, será possível realizar negociações mais seguras e dentro das boas práticas sugeridas pela Fretebras.
No caso das empresas, para que sejam consideradas VIPs, precisam ter uma avaliação acima de 7. A pontuação é obtida por meio do balanceamento das avaliações anônimas positivas e negativas dos fretes realizados pelos motoristas contratados.
Veja algumas dicas que influenciam em uma boa avaliação:
No caso do caminhoneiro autônomo, é mais simples se tornar VIP: basta enviar a foto da Carteira Nacional de Habilitação e uma imagem do rosto que comprove sua identidade. A manutenção da atualização desses cadastros garante a inclusão de uma lista mais selecionada de fretes disponíveis.
Depois do nosso conteúdo, você pôde perceber a importância dos aplicativos e da tecnologia no setor de transporte, certo? Foi por meio desse desenvolvimento tecnológico que a Fretebras criou sua plataforma de cargas e desenvolveu um sistema que atende às necessidades das empresas e dos motoristas.
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Edu Ribeiro
Formação:
– Graduado em Comunicação Social – Jornalismo pela UNISA.
– Pós-graduado em Gestão de Projetos Digitais pelo SENAC SP.
Perfil Profissional:
Jornalista especializado em transporte e logística rodoviária.
Áreas de Interesse:
– Gestão de Frota
– Sustentabilidade no Transporte
– Inovação e Tecnologia
– Segurança Rodoviária
– Infraestrutura e Logística
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