A safra e a safrinha de 2025 vêm aí! E agora? Algumas colheitas já devem acontecer no começo do ano, e, por isso, o planejamento já deve estar acontecendo, não é mesmo?

Assim, separamos os principais produtos e as expectativas das colheitas. Veja os detalhes para organizar bem o transporte rodoviário de cargas. Bora, então, conferir o que você pode esperar das safras?

Relembrando o ano de 2024

Se fizermos uma retrospectiva de 2024, vamos ver que o agronegócio foi impactado pelas mudanças climáticas. Com isso, o transporte acabou sendo prejudicado devido às perdas nas produções.

Apesar dessa situação, existe muita margem para crescimento agora em 2025. Quem diz isso são os números das expectativas da safra de grãos. Os dados que vamos te apresentar agora são do boletim da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).

Algodão

Em relação ao algodão, o plantio da primeira safra aconteceu entre novembro de 2024 e janeiro de 2025. Deve acontecer um crescimento de 3% na área a ser semeada. Isso representa um total de 2 milhões de hectares.

Embora a área plantada cresça e o clima esteja favorável, a produtividade do algodão deverá cair 3,1%. Com isso, espera-se uma produção de pluma em 3,69 milhões de toneladas.

Arroz

Por aqui, as notícias são boas! O aumento esperado é de cerca de 9,8,% na área de plantio de arroz. Com isso, a produção deve ser de 12,06 milhões de toneladas.

O destaque do plantio fica por conta do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Nessas áreas, mais de 90% das áreas já foram semeadas. Além desses estados, em Tocantins e Goiás, a semeadura ultrapassa 60% do total previsto.

Esse crescimento deve acontecer, principalmente, por causa da expansão da área plantada de arroz e por um possível comportamento moderado da La Niña.

Feijão

O relatório da Conab fez uma previsão da produção de feijão para o começo do ano. Ela é de 1.534 mil toneladas em uma área de 1.507 mil hectares.

Já para a colheita a partir de maio, os números são menores. Dessa maneira, a produção de feijão deve ficar em torno de 778,9 mil toneladas para uma área de 492,8 mil hectares.

Milho

Já sobre o milho, a Conab projeta que a produção total chegue a 119,63 milhões de toneladas. Isso representa um crescimento de 3,4% em relação à safra passada.

Esse aumento acontece por causa da recuperação na produtividade e da expansão da área cultivada com milho de segunda safra.

Soja

A produção do ano anterior fechou bem por causa das condições climáticas. Com isso, a próxima safra de soja deve “pegar carona” nesse resultado . Ela está estimada em 73 mil toneladas para 2025.

Transporte dos grãos

Para fazer uma boa gestão do transporte rodoviário dos grãos, é importante acompanhar e adaptar. Ou seja, monitore a produção da safra e da safrinha das regiões que sua transportadora atende. Feito isso, altere o que for preciso.

Desse modo, se as colheitas do agronegócio seguirem as previsões, basta utilizar a frota planejada para o período, combinado?

Agora, caso o desafio seja lidar com as produções menores, uma boa saída é transportá-las como cargas fracionadas.

Se informe sempre!

O segredo para não levar sustos é procurar se informar sobre as tendências e os resultados das safras. Com esses dados em mãos, as decisões para a sua transportadora serão melhores e mais assertivas.

Falando ainda sobre o seu negócio, precisa otimizar os custos da sua operação? Então, dê uma olhada no Kit de Gerenciamento da Transportadora. Ele conta com 3 modelos de planilhas editáveis com fórmulas e cálculos completos.