Logística e Transportes

Negociação de fretes: como a Fretebras melhora a logística da sua empresa?

Sabemos que inúmeros desafios podem surgir ao longo da operação de uma empresa. Diante disso, gerenciar as cargas e entender profundamente sobre negociação de fretes não só evita que os problemas apareçam como também aumenta a produtividade, amplia o leque de fornecedores e possibilita a maior fidelização de clientes.

No conteúdo a seguir, apresentamos uma marca que vem revolucionando o mercado de transportes e fretes no Brasil: a FreteBras. Além disso, explicamos a respeito da importância da tecnologia para uma boa negociação de fretes e de que maneira a FreteBras pode ajudar tanto caminhoneiros quanto transportadoras.

Interessou-se pelo assunto e quer saber mais? Continue a leitura e confira o post que preparamos!

O que é a Fretebras?

Ao longo do tempo, a história da FreteBras vem se misturando com sua missão, visto que já são quase 20 anos fazendo com que motoristas autônomos, frotistas, transportadoras ou embarcadores economizem tempo e dinheiro por meio do uso de suas ferramentas de comunicação interativa.

A FreteBras tem um site gratuito de consulta de cargas que hoje é o mais bem posicionado em critérios como tamanho da base de caminhoneiros e velocidade de resposta a um frete publicado. Há muita seriedade na qualificação dos usuários cadastrados e uma oferta de serviços que agregam valor para sua operação.

Estamos falando da maior plataforma de fretes do Brasil, com mais de 330 mil caminhoneiros cadastrados (e validados). Ou seja: é uma solução pronta para garantir que o tempo de resposta ao seu frete publicado seja de fato muito rápido e eficiente.

Além disso, trata-se de uma organização que conta com uma área de operações para verificar e validar tanto as empresas quanto os caminhoneiros que se cadastram. Existe também um setor de ouvidoria para lidar com toda e qualquer reclamação dos usuários.

Como funciona a plataforma FreteBras?

Com o objetivo de atender à principal proposta de valor da FreteBras para a transportadora, ou seja, conseguir um caminhão qualificado o mais rápido possível para suprir a demanda, é possível receber ligações por parte dos motoristas interessados.

Quando o caminhoneiro está no aplicativo, tem a opção de fazer o check-in, indicando sua disponibilidade naquele momento. Com isso, assim que uma empresa cadastra sua carga, não consegue apenas receber ligações, mas pode, ativamente, pegar uma lista de motoristas recomendados e ligar para eles.

Da mesma maneira, existe uma forma de a própria transportadora entrar em contato com o motorista a fim de fazer uma prospecção ativa e aumentar ainda mais as chances de conseguir um caminhão adequado para a sua carga. Como resultado, é possível agilizar bastante o frete.

Qual é a importância da tecnologia para a negociação de fretes?

“Em um passado não muito distante, o mercado de transporte de cargas operava totalmente off-line, sendo que trazer este público para o ambiente on-line foi algo bastante desafiador”, explica Luiz Gustavo F. Felício, diretor de TI da FreteBras.

“No entanto, alguns aspectos fizeram com que os usuários ficassem mais adeptos à tecnologia, tais como a digitalização, a consolidação dos smartphones no Brasil e o uso de ferramentas como o WhatsApp, as redes sociais ou os aplicativos de roteirização. Hoje, as pessoas e as marcas estão bastante conectadas e procuram na tecnologia um modo para se tornarem cada vez mais competitivas ou eficientes“, cita Luiz Gustavo.

“De maneira geral, o setor de logística é muito carente de inovação”. Para a FreteBras, continua o diretor de TI, “isso representa uma oportunidade muito grande de conseguir transformar o mercado investindo em algumas soluções de tecnologia que proporcionam conectividade para o setor”. Ele menciona que fazem tudo isso utilizando soluções como geolocalização, identificação facial, machine learning e big data.

Isso significa principalmente que a negociação de fretes se torna muito mais ágil para as duas partes (transportadoras e caminhoneiros), além de reduzir os custos de forma substancial e fazer com que toda a operação ganhe mais em aspectos como segurança ou eficiência.

Como o aplicativo da FreteBras pode ser útil?

De acordo com Luiz Gustavo F. Felício, “a FreteBras conecta o caminhoneiro com as transportadoras e o ajuda a encontrar o próximo frete. Isso possibilita que ele não fique ocioso e nem rodando com o caminhão vazio. Sob a perspectiva das transportadoras, o site da FreteBras auxilia permitindo que a gestão de transporte de cargas consiga contratar um caminhoneiro qualificado rapidamente.”

“Recentemente, a FreteBras lançou a Rede VIP, uma funcionalidade que reúne as empresas mais bem avaliadas e os caminhoneiros devidamente regularizados. Por meio dela, o aplicativo ganha em segurança, eficiência e competitividade.” No próximo ano, complementa o diretor, “a empresa apresentará novas soluções que trarão ainda mais confiança para a negociação de fretes.”

Quais são as vantagens oferecidas pela FreteBras para a negociação de fretes?

Para as empresas, a FreteBras viabiliza que consigam encontrar um caminhoneiro qualificado com muito mais rapidez. Além disso, apenas aqueles que têm perfil adequado para a carga é que são disponibilizados.

Segundo Luiz Gustavo, outra vantagem é que “a FreteBras oferece ferramentas que ajudam a publicar fretes mais competitivos, dando apoio à precificação por meio de um panorama de histórico de preços em determinadas rotas”.

Por outro lado, a solução da FreteBras permite aumentar a eficiência das empresas que contam com uma frota própria de caminhões, visto que o site também disponibiliza cargas para os veículos que estão ociosos ou rodando vazios.

Por fim, para concluir uma boa negociação de fretes, é preciso também tomar uma decisão acertada a respeito do frete correto para cada tipo de carga. A FreteBras faz parcerias apenas com caminhões de carrocerias do tipo Cavalo, Baú, Baú Frigorífico, Boiadeiro, Bug Porta Container, Caçamba, Gaiola, Grade Baixa, Graneleiro, Munk, Passageiros, Prancha, Sider, Silo e Tanque.

Se você gostou de saber ainda mais sobre a negociação de fretes e as vantagens da FreteBras para que isso aconteça de uma maneira que seus resultados cresçam, entre em contato conosco agora mesmo. Será incrível poder formar uma parceria de sucesso com você!

Mais pessoas podem aprender. Compartilhe!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × quatro =