Este será o primeiro tema que vamos abordar na Semana da Logística Fretebras. A contratação de motoristas autônomos e a opção de contar com frota própria. Quais são as vantagens e as desvantagens? Veja no artigo à seguir!
Podemos afirmar que, depois de algumas contas, contar com motoristas autônomos gera uma economia considerável nos custos.
Colocando no papel cada linha de gastos, chegamos no custo total por viagem com uma economia de 23% nesse tipo de contratação. Essa “conta” levou em consideração preço do combustível, manutenção, IPVA, pneus e outros custos de rodagem.
Ou seja, atuar com terceiros, mesmo que de uma maneira híbrida (ou seja, aproveitando os dois modelos), permite a sua transportadora não apenas escalar a sua capacidade de viagens e rotas, mas isso efetivamente otimiza os custos da jornada do frete.
Além deste dado, é importante ressaltar que existem outras vantagens nesse tipo de contratação. Confira os principais deles.
O fato de o caminhoneiro autônomo ter a liberdade de definir seus próprios valores de transporte abre uma possibilidade maior de negociação direto com ele. Além disso, a empresa não assume responsabilidade de custos com combustível e eventuais manutenções do veículo.
Com os recursos que existem atualmente, a empresa consegue localizar bons profissionais com facilidade, o que acelera o ritmo dos transportes. Além disso, permite aos demais colaboradores investir mais tempo em outras atividades de caráter estratégico, também muito importantes para a companhia.
Com uma ferramenta que concentra toda a jornada do frete dentro do mesmo ambiente, é possível concentrar esforços nas principais metas do negócio.
O processo de contratação e também de relacionamento com o caminhoneiro é totalmente facilitado pela plataforma da Fretebras.
Transportadora e caminhoneiro conseguem trabalhar com autonomia, com foco apenas no planejamento das rotas, contato com caminhoneiros e a execução de um bom fluxo logístico, essencial para o sucesso no setor de transporte rodoviário de cargas.
Num mercado em constante mutação e que é tão importante para a economia do Brasil, as empresas do setor precisam estar atentas com relação às possibilidades da tecnologia.
O setor de transporte rodoviário está passando por uma digitalização do processo logístico e as empresas precisam estar preparadas para atender as demandas desse novo momento.
Os caminhoneiros autônomos, até pela concorrência, estão melhorando a qualidade das entregas. Afinal, ao oferecerem seus serviços, as avaliações geram uma reputação que não é difícil de ser espalhada por sites especializados ou mesmo grupos de redes sociais. Além disso, um perfil confiável garante maior segurança para a entregada da carga.
Hoje a qualidade é, mais do que nunca, o interesse e o objetivo principal de todos os envolvidos na entrega.
Para acessar outros conteúdos sobre o universo da logística e transporte rodoviário de cargas, basta acessar o Blog Fretebras. Em caso de dúvida, consulte nosso website e veja como a nossa plataforma pode ajudar você!
Bacharel em jornalismo pela UFJF e mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela mesma instituição.
Especialista em SEO, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo. Experiência em redação para diversas mídias e campanhas com foco no setor logístico e de transporte rodoviário.
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