Para aproveitar uma oportunidade no segmento logístico, especificamente dentro do universo das transportadoras, é preciso lidar com os desafios de colocá-la em prática.

Nos últimos dois anos, o transporte terrestre de cargas estava de frente para um cenário que, com a pandemia, parecia não guardar boas notícias.

Porém, o que vimos foi um estouro de movimentação no varejo online e, por consequência, o aumento de fretes e veículos de transporte urbano de cargas por aí.

Vamos conhecer alguns modelos de VLC (Veículos de Carga Leve) e VUC (Veículos de Carga Urbana) que rodam por aí?

  • Fiat Fiorino (com 86% de market share)
  • Renault Master
  • Fiat Ducato
  • Mercedes-Benz Sprinter
  • Mercedes-Benz Accelo
  • Iveco Daily
  • Ford Cargo 816

O melhor, é que aqui na Fretebras você pode encontrar estes veículos para contratação pontual ou recorrente e despachar suas cargas leves de forma rápida e segura. Se já quiser experimentar por 7 dias grátis e anunciar seu frete agora, acesse e saiba mais.

E assim, nasceu uma oportunidade – que está aí até hoje – para muitos do ramo, incluindo as transportadoras. Mas, com ela, o desafio dos impactos da mobilidade urbana nas cidades.

 

Mobilidade Urbana no Transporte de Cargas

Em uma pesquisa realizada pela empresa de logística, Pathfind, o volume de transporte urbano de cargas no Brasil aumentou em 20% durante a pandemia e tudo isso, somado ao já delicado cenário de mobilidade urbana no país, tem acarretado atenção em dobro para o planejamento das transportadoras.

 

Principais barreiras da mobilidade urbana para o transporte de cargas

Lentidão do trânsito

O Brasil tem a sexta maior frota de veículos do mundo, totalizando cerca de 46,2 milhões de unidades. Só de ser este número já dá para imaginar a lentidão no trânsito que as transportadoras encontram por aí, não é?!

 

Infraestrutura

Não é preciso andar muito pelas principais metrópoles do país para se ver diversos problemas de infraestrutura, como a falta de ofertas de locais para carga e descarga, sinalização, qualidade do asfalto e tudo isso interfere no trabalho de transporte urbano de cargas.

 

Falta de segurança

Da mesma forma que as transportadoras encontram situações de falta de segurança nas estradas, é possível encontrar nos centros urbanos. O prejuízo pode ser tanto em relação à própria carga, quanto ao veículos e o condutor dela.

 

Restrições e regras

Há diversas regras e restrições de circulação nas vias urbanas do país, que mudam de município para município e se tornam um ponto delicado no planejamento das transportadoras, ao considerarem a fuga do trânsito e atendimento às condições de entrega ao cliente.

 

Falta de planejamento

A falta de planejamento em uma situação como esta, onde muitos obstáculos aparecem no caminho, pode ruir a expectativa de retorno das transportadoras. É preciso se antecipar aos principais imprevistos do dia a dia da rodagem e encontrar “planos B”, para que os prejuízos sejam controlados.

 

Anotou tudo? Agora é partir para o planejamento com mais informações nas mãos e sem se esquecer de contar com a tecnologia, viu?!

Procure sempre por parceiros que ofereçam soluções que, combinadas, podem te ajudar a ter um planejamento muito mais consistente e seguro. Entre elas, estão ferramentas para segurança de cargas, planejamento de rotas, TMS (Transportation Management System), entre outras.

 

A importância da frota virtual ou digitalização de fretes

As plataformas que viabilizam frotas virtuais (ou autônomas) e a digitalização de fretes, assim como a Fretebras, oferecem vantagens estratétigas.

Pensando, especificamente, na alta demanda e fluxo intenso de engarrafamentos, você pode contar com a nossa plataforma para:

  • Economizar o que gastaria para ter uma frota própria
  • Flexibilizar o volume de veículos que precisa para cada momento da sua operação
  • E, pela localização descentralizada dos motoristas contratados, driblar melhor o trânsito e otimizar suas rotas.

Bora começar esse planejamento com a ajuda da nossa ferramenta? Fale com um dos nossos especialistas e veja qual plano se encaixa melhor à sua transportadora. Para consultar outros conteúdos sobre o universo de transportes e logística, consulte o Blog Fretebras.

Você já conhece a Fretebras e sabe como podemos ajudar a sua transportadora?

Aqui, você se conecta mais rápido com quem precisa de fretes e deixa sua operação mais ágil, eficiente e rentável. Preencha o formulário abaixo e fale com os nossos especialistas em logística:


Compartilhe: