Logística e Transportes

Como aplicar o Just In Time no setor logístico da empresa?

Você conhece a metodologia Just in Time (JIT) e sabe como ela pode ser aplicada no setor de logística? Esse sistema surgiu no Japão em meados de 1950, logo após a Segunda Guerra Mundial, e foi desenvolvido pela Toyota Motor Company. A empresa buscava um método de gestão mais eficiente, que possibilitasse coordenar a produção de veículos com o mínimo de atraso e menos desperdícios de recursos.

A metodologia JIT significa produzir bens e serviços exatamente no momento em que são necessários. Assim, no caso da Toyota, ao utilizar o Just in Time a fábrica não ficaria com veículos parados nos pátios, ocupando espaços e desperdiçando recursos.

Caso você tenha se interessado pelo tema e queira entender como aplicar o método na logística, continue lento este artigo.

O que é e como o Just in Time (JIT) funciona nas organizações?

De maneira sucinta, o Just in Time pode ser definido como um processo de produção e entrega de produtos baseado nas demandas e quantidades exatas para a redução de estocagem. Portanto, ele diminui custos e otimiza a produção e entrega. Vem daí o nome Just in Time, que em português significa “bem a tempo”.

Quando a metodologia começou a ser implementada no Japão, os fabricantes perceberam que era preciso atender à demanda quase instantaneamente, com uma qualidade perfeita e sem desperdícios. Essa transição foi complexa, mas aos poucos trouxe mais dinamismo e competitividade aos setores de produção.

A ideia central do processo é diminuir desperdícios, portanto são reduzidos os estoques, o transporte e o movimento interno de execução de atividades. Assim, o administrador deve controlar cada setor de maneira individualizada e pormenorizada, organizando processos e verificando o momento de abastecer os estoques, quantos produtos precisam ser produzidos ou quando as entregas devem ser feitas.

Como essa metodologia auxilia o setor de logística?

Um sistema bem desenvolvido e baseado no Just in Time consegue auxiliar tanto a cadeia de produção quanto a logística de um negócio. Inicialmente, a metologia reduz desperdícios e, como consequência, os custos nos processos de produção.

Com o JIT, é possível aumentar a produtividade, melhorar o ambiente e transformar os processos executados de maneira eficiente. Veja outros benefícios que impactam diretamente o setor de logística.

Previsibilidade de pedidos

Uma empresa precisa utilizar métodos que facilitem a previsibilidade de pedidos — e o Just in Time auxilia em tal questão. Ao mapear períodos anteriores e conhecer melhor os fornecedores, é possível deixar uma quantidade limitada de estoque de insumos. Isso agiliza a modificação no modo de produção ou leva até mesmo à retirada de produtos de linha (caso seja necessário).

A previsibilidade também ajuda na divisão do transporte. Organizar tal processo é importante para que cargas não fiquem muito tempo em transporte ou caminhoneiros façam entregas com o caminhão pouco cheio.

Redução de falhas

O JIT ajuda a identificar e reduzir falhas. Ao encontrar um erro, o processo precisa ser parado e reestruturado para evitar que ocorra novamente, pois equívocos não são tolerados nessa metodologia.

A vantagem é que, ao produzir e vender em menor escala ou lotes diferenciados, fica mais fácil identificar falhas e evitar grandes perdas. Se um lote for produzido e o defeito for verificado, por exemplo, ainda é possível eliminar as peças defeituosas sem impactar toda a entrega.

Melhores resultados

De maneira geral, essa metodologia ajuda todo o sistema de gestão, uma vez que previne a contratação de mão de obra desnecessária e diminui o uso de equipamentos ou materiais. Com uma mudança de mentalidade na organização, cada colaborador se sente responsável por sua atuação, melhorando a entrega no serviço.

Concluímos que o processo de Just in Time otimiza a produção e a logística de uma empresa, pois favorece o planejamento de cada área e dá mais responsabilidade aos colaboradores. Além disso, é preciso entender a importância do método na entrega das mercadorias.

Ter um parceiro como a FreteBras pode ser o diferencial para produzir e realizar a entrega na hora certa. A marca conecta organizações e caminhoneiros em todo o país, otimizando o tempo de entrega de maneira segura e eficiente.

Gostou do nosso conteúdo sobre o método Just in Time (JIT)? Continue acompanhando nossos conteúdos e, se quiser saber mais sobre os benefícios da Fretebras, entre em contato conosco.

Mais pessoas podem aprender. Compartilhe!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *